Questões de Concurso
Sobre vestígios não biológicos em criminalística
Foram encontradas 29 questões
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A carta, após a análise e a conclusão sobre a sua real finalidade, será classificada como um vestígio material proposital.
Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça — SENASP. Procedimento Operacional Padrão: perícia criminal. Brasília: Ministério da Justiça, 2013 (com adaptações).
Considerando o previsto nessa afirmativa, assinale a opção correta, acerca dos procedimentos de levantamento de local de crime.
Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.
Vestígio coletado em local de crime será qualificado como
uma evidência após a competente análise pericial e a
constatação de sua relação com o fato delituoso.
Vestígio é o elemento que, de forma clara ou latente, configura o corpo de delito, a existência de um crime.
De acordo com o exposto na apostila quanto aos vestígios, assinale a alternativa correta.
Informações para responder a questão.
A fotografia apresentada retrata o local de um acidente de trânsito com vítima fatal em que o automóvel cinza (seta) saiu da pista e colidiu contra um poste de energia, produzido em concreto, assumindo a respectiva posição de repouso final alguns metros além do poste. Essa pista de interesse é asfaltada, de mão dupla de direção, composta por uma faixa de trânsito para cada sentido, separadas por linha simples seccionada de cor amarela e delimitada por acostamento seguido de margem, em ambos os bordos. Considerando o sentido norte-sul, havia uma ciclovia na margem esquerda. A velocidade máxima permitida para a via é de 60 km/h, estabelecida por placas de sinalização. No momento dos exames, a pista e as respectivas imediações estavam secas. Verificou-se a presença de marcas pneumáticas recentes na pista, com extensão de 15 m, no asfalto. Havia continuidade das marcas na pista com as marcas deixadas na margem (grama e pavimento da ciclovia), que tinham um comprimento total de 18 m. O perito criminal que assumiu os exames no local verificou que a velocidade de dano no veículo foi de 30 km/h e a velocidade de dano no poste também foi de 30 km/h.
Considere, para esse caso, a tabela fictícia de coeficientes de arraste/atrito específicos para o local examinado, a seguir.