Questões de Concurso
Comentadas sobre antropologia forense em medicina legal
Foram encontradas 339 questões
Os desenhos digitais são características importantíssimas para a identificação humana. Esses desenhos são originados a partir de papilas da:
No que se refere à estimativa de idade por meio do estudo dos dentes, julgue o item a seguir.
Imagens de raios X guardadas pelo dentista ou pelo próprio
paciente podem ser usadas para revelar detalhes
fundamentais na identificação do cadáver.
A respeito da estimativa de sexo a partir da craniometria, julgue o item que se segue.
A espessura crânio caudal do arco zigomático no sexo
masculino é maior em relação à medida na face feminina.
A respeito da estimativa de sexo a partir da craniometria, julgue o item que se segue.
O ápice do processo mastoide orientado ligeiramente para
a lateral representa aspectos masculinos.
O processo de putrefação desenvolve-se em quatro fases, havendo na última, denominada de esqueletização, a exposição de ossos e dentes. Nesse sentido, julgue o próximo item, no que diz respeito aos ossos humanos.
A diáfise corresponde à extremidade de um osso longo.
A respeito da definição do perfil biológico de um indivíduo para a identificação antropológica, julgue o item subsequente.
A análise do osso da bacia é considerado o método que fornece, de forma mais fidedigna, a estimativa da faixa etária, por meio da observação do desgaste da sínfise púbica.
Acerca do conceito, da importância e das divisões da medicina legal, julgue o item a seguir.
Do ponto de vista didático, antropologia forense,
traumatologia forense e asfixiologia forense são
consideradas ramos da medicina legal geral.
“Entre os séculos XVIII e XX, os antropólogos utilizavam a palavra ‘raça’. Já no início do século XXI a expressão proposta para quebrar com as ideias raciais associadas a esta estimativa foi a ‘ancestralidade’. Porém, a semântica deste tema ainda continua em debate constante, e atualmente são propostos os termos ‘afinidades populacionais’ ou ‘origem biogeográfica’, que melhor refletem a estimativa feita pela Antropologia Forense num caso de rotina.”
(COELHO et al. Avaliação das afinidades populacionais em Antropologia Forense. In: Machado et al. Tratado de Antropologia Forense – fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial, Campinas: Millenium Editora, 2022)
Acerca deste pilar da Antropologia Forense, analise as afirmativas a seguir.
I. O crânio, especialmente a face, configura-se como o melhor marcador biológico para análise da afinidade populacional. Contudo, outros marcadores do esqueleto pós-craniano também podem ser utilizados.
II. Em Antropologia Forense existem basicamente duas grandes metodologias de estudo: a métrica, também denominada Antropometria, e a morfológica, denominada Antroposcopia. O cruzamento dos resultados das duas abordagens é a melhor opção para análise antropológica.
III. A Antroposcopia engloba o estudo dos caracteres subjetivos e que não são passíveis de mensuração. A Antropometria é mais objetiva e baseia-se na tomada de medidas, ângulos e projeções das diferentes partes do corpo ou dos seus caracteres mensuráveis.
Está correto o que afirma em
Ainda no que se refere ao processo de identificação, julgue os próximos itens.
I Quando os despojos humanos apresentam-se muito deteriorados, carbonizados, esquartejados ou reduzidos a pequenos fragmentos ósseos, cabe realizar a análise do material genético para sua identificação.
II A identificação feia mediante a arcada dentária é relevante, principalmente em caso de carbonizados ou esqueletizados, prescindindo-se, nesses casos, de ficha dentária anterior.
III A identificação judiciária ou policial independe de conhecimentos médicos, visto que se fundamenta no uso de dados antropométricos e antropológicos para a identificação civil e a caracterização dos criminosos primários ou reincidentes.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção que indica apenas os que decorrem de fundamentos biológicos.
( ) A melhor estrutura para fazer diagnóstico diferencial do sexo é o crânio.
( ) Na inspeção do crânio e da mandíbula pode-se, em 97% dos casos, determinar o sexo e estimar a espécie animal.
( ) Podem determinar se é da espécie humana ou não e estimar a estatura, biótipo, sexo e idade.
( ) Os pontos craniométricos dividem-se, pela sua posição anatômica, em pontos medianos e pontos pares.
As afirmativas são, respectivamente,