Questões de Concurso
Sobre genética forense em medicina legal
Foram encontradas 160 questões
Acerca da genética forense, assinale a alternativa correta.
Quanto ao DNAmitocondrial, pode-se afirmar que:
Quando os despojos humanos se encontram muito deteriorados, como em corpos carbonizados, esquartejados ou esqueletizados, a análise do material genético torna-se imperiosa para a sua identificação. A molécula do ADN, ácido desoxirribonucleico, é constituída por um açúcar, a desoxirribose, por um grupo fosfato e por quatro tipos de bases nitrogenadas, duas purinas e duas pirimidinas, com pareamento obrigatório entre si. Marque a assertiva que contém somente bases purinas.
Sobre a Genética Forense, ramo da Medicina Legal que, através do estudo do material genético, traz informações valiosas tanto para os processos cíveis como os criminais, marque a opção correta.
Suponha que, em local de roubo em residência, a equipe pericial tenha encontrado uma maçã mordida. Após coletar material biológico na região da mordida para exame de DNA, o perito criminal
Texto: https://ilhadoconhecimento.com.br/pcr-qpcr-rt-qpcr-sopa-deletrinhas-cientifica/ (com adaptações)
Sabendo-se que qPCR é a reação de PCR em Tempo Real, marque a alternativa correta, que contém uma aplicação da qPCR nos casos de amostras forenses coletadas em local de crime e processadas em laboratório de Genética Forense.
I. Dentre os vários parâmetros possíveis de predição pela análise do DNA, a cor dos olhos e a cor do cabelo são dois exemplos de características que podem ser determinadas com boa precisão, como nos resultados obtidos pelo sistema HIrisPlex-S®. II. Em consonância com os resultados das pesquisas mundiais, a Lei brasileira nº 12.654/12, no ano em que foi aprovada, já permitia que as informações genéticas contidas nos bancos de dados de perfis genéticos poderiam revelar traços somáticos das pessoas, como a determinação genética de gênero e a cor da pele. III. Tanto a identificação da cor da pele quanto da morfologia facial a partir do DNA são parâmetros que estão apresentando resultados promissores, assim como a determinação da idade aparente. IV. Como há muito mais genes ligados à forma do rosto do que o número de genes ligados à ancestralidade/cor da pele, a ciência está mais próxima de desvendar o formato facial das pessoas a partir do DNA do que a real cor da pele.
É correto o que se afirma:
Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir.
O DNA mitocondrial é mais utilizado nos exames de
paternidade que o DNA nuclear; por meio dele, pode-se
traçar toda linhagem paterna, já que descendentes recebem
esse DNA apenas do pai.
Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir.
Um dos princípios a serem observados na realização do
exame forense do DNA consiste na análise das regiões
polimórficas para possível distinção e individualização.