Questões de Concurso Sobre genética forense em medicina legal

Foram encontradas 160 questões

Q2978449 Medicina Legal

Acerca da genética forense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: PC-RO Prova: FUNCAB - 2009 - PC-RO - Odontólogo Legal - v |
Q2936870 Medicina Legal

Quanto ao DNAmitocondrial, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q2752821 Medicina Legal

Quando os despojos humanos se encontram muito deteriorados, como em corpos carbonizados, esquartejados ou esqueletizados, a análise do material genético torna-se imperiosa para a sua identificação. A molécula do ADN, ácido desoxirribonucleico, é constituída por um açúcar, a desoxirribose, por um grupo fosfato e por quatro tipos de bases nitrogenadas, duas purinas e duas pirimidinas, com pareamento obrigatório entre si. Marque a assertiva que contém somente bases purinas.

Alternativas
Q2645896 Medicina Legal

Sobre a Genética Forense, ramo da Medicina Legal que, através do estudo do material genético, traz informações valiosas tanto para os processos cíveis como os criminais, marque a opção correta.

Alternativas
Q2591069 Medicina Legal

Suponha que, em local de roubo em residência, a equipe pericial tenha encontrado uma maçã mordida. Após coletar material biológico na região da mordida para exame de DNA, o perito criminal

Alternativas
Q2568330 Medicina Legal
É possível encontrar nas células humanas nucleadas dois tipos de DNA, o DNA mitocondrial (DNAmt) e o DNA nuclear (DNAnu). Podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2568329 Medicina Legal
Com relação ao estudo do DNA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2566363 Medicina Legal
Dentre a diversa aplicabilidade de exames de DNA nas ciências forenses, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2565290 Medicina Legal
É a técnica genética forense que mostra-se mais precisa e ágil, proporcionando a análise de quantidades ínfimas de DNA: 
Alternativas
Q2565289 Medicina Legal
Considerando a coleta de DNA para confronto de material genético, o examinador dever ser informado sobre: 
Alternativas
Q2565288 Medicina Legal
Quanto à investigação para inclusão/exclusão de paternidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2565287 Medicina Legal
Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que apresenta apenas crimes passiveis de inclusão no Banco Nacional de Perfis Genéticos de criminosos.
Alternativas
Q2565286 Medicina Legal
Assinale a alternativa que apresenta a situação em que o uso do exame de DNA é de extrema importância.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535653 Medicina Legal
PCR, qPCR, RT-qPCR… Sopa de letrinhas científica? Siglas como PCR, qPCR, RT-PCR e similares estão presentes na mídia, mas é importante saber o que elas significam. Essas técnicas permitem a identificação de qualquer fragmento de material genético escolhido, a partir da produção de grandes volumes desse fragmento. A técnica de PCR (do inglês Polimerase Chain Reaction) foi criada em 1983 e rendeu um prêmio Nobel em 1993. A RT-qPCR (do inglês Reverse Transcriptase Quantitative PCR), é um método molecular para diagnosticar um paciente de COVID-19. 

Texto: https://ilhadoconhecimento.com.br/pcr-qpcr-rt-qpcr-sopa-deletrinhas-cientifica/ (com adaptações)


Sabendo-se que qPCR é a reação de PCR em Tempo Real, marque a alternativa correta, que contém uma aplicação da qPCR nos casos de amostras forenses coletadas em local de crime e processadas em laboratório de Genética Forense.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535652 Medicina Legal
No local de crime ou no Instituto de Medicina Legal, durante o processo de coleta e acondicionamento dos vestígios é necessário buscar a manutenção de sua integridade, evitando assim a contaminação por contato, por mistura ou por material biológico do coletor. Já dentro do Laboratório de Genética Forense é importante buscar um ambiente adequado e adotar protocolos de limpeza e desinfecção que evitem, ao máximo, qualquer tipo de contaminante nas amostras analisadas. Sobre a coleta, armazenamento e transporte dos vestígios biológicos, assinale a alternativa correta que contém o tipo de amostra, procedimento de coleta mais adequado e a justificativa para embasar os procedimentos realizados. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535651 Medicina Legal
No Brasil, o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, criou um protocolo de padronização de exames na perícia criminal no ano de 2006, onde utiliza o CODIS (Combined DNA System Index) de pelo menos 13 loci de STRs, requeridos à elaboração dos perfis de DNA: CSF1PO, FGA, TH01, TPOX, vWA, D3S1358, D5S818, D7S820, D8S1179, D13S317, D16S539, D18S51 e D21S11. Esse protocolo é de uso obrigatório na análise forense no Brasil, porém fica na responsabilidade do laboratório, estabelecer sua própria regulamentação, podendo utilizar mais marcadores além dos 13 supracitados. Identifique o tipo de amostra que não pode ter seu perfil genético inserido no CODIS no Brasil. 
Alternativas
Q2079099 Medicina Legal
No âmbito das pesquisas científicas para a identificação humana, a análise forense de fenotipagem de DNA, que usa DNA de amostras biológicas deixadas em cenas de crime para prever traços fenotípicos individuais para fornecer pistas sobre a autoria de práticas criminosas, pode esbarrar em legislações específicas no sentido de que os direitos da pessoa investigada sejam preservados ou que seja erroneamente apontado um acusado por este apresentar as mesmas características morfológicas do real autor do crime. Considerando o conteúdo da Lei nº 12.654/12 (que prevê a coleta de perfil genético como forma de identificação criminal) e os avanços na análise forense de fenotipagem de DNA para a identificação humana, analise as afirmativas a seguir:
I. Dentre os vários parâmetros possíveis de predição pela análise do DNA, a cor dos olhos e a cor do cabelo são dois exemplos de características que podem ser determinadas com boa precisão, como nos resultados obtidos pelo sistema HIrisPlex-S®. II. Em consonância com os resultados das pesquisas mundiais, a Lei brasileira nº 12.654/12, no ano em que foi aprovada, já permitia que as informações genéticas contidas nos bancos de dados de perfis genéticos poderiam revelar traços somáticos das pessoas, como a determinação genética de gênero e a cor da pele. III. Tanto a identificação da cor da pele quanto da morfologia facial a partir do DNA são parâmetros que estão apresentando resultados promissores, assim como a determinação da idade aparente. IV. Como há muito mais genes ligados à forma do rosto do que o número de genes ligados à ancestralidade/cor da pele, a ciência está mais próxima de desvendar o formato facial das pessoas a partir do DNA do que a real cor da pele.
É correto o que se afirma: 
Alternativas
Q2079088 Medicina Legal
Desastre em massa do tipo desmoronamento de grandes edificações como o ocorrido nas Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, pode ocasionar uma enorme compressão dos músculos estriados dos corpos sobrepostos. Na coleta de músculo liso dos fragmentos de cadáver para exame de DNA, o resultado pode ser de uma mistura de materiais genéticos. Sobre a interpretação deste tipo de resultado laboratorial assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2065026 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


O DNA mitocondrial é mais utilizado nos exames de paternidade que o DNA nuclear; por meio dele, pode-se traçar toda linhagem paterna, já que descendentes recebem esse DNA apenas do pai.

Alternativas
Q2065025 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


Um dos princípios a serem observados na realização do exame forense do DNA consiste na análise das regiões polimórficas para possível distinção e individualização.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: C
6: A
7: C
8: D
9: D
10: A
11: E
12: C
13: B
14: B
15: A
16: E
17: D
18: E
19: E
20: C