Questões de Medicina Legal - Odontologia Legal para Concurso

Foram encontradas 222 questões

Q2502318 Medicina Legal
Considere a seguinte situação abaixo:
Um odontólogo é chamado a testemunhar em um caso de identificação humana através da análise odontolegal de restos mortais encontrados em uma área de desastre. Durante o processo, o profissional utiliza registros odontológicos anteriores, radiografias e outras técnicas forenses para estabelecer a identidade da vítima. Considerando a situação descrita, a alternativa CORRETA é:
Alternativas
Q2502312 Medicina Legal
Considere a seguinte situação: Durante uma perícia odontolegal, um odontólogo é chamado para identificar um corpo através da análise de registros dentários. No entanto, os registros disponíveis são parciais e apresentam algumas inconsistências com os achados. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2079110 Medicina Legal
A identificação odontológica postmortem necessita de acesso adequado aos arcos dentários e a literatura odontológica apresenta diversas técnicas para remoção ou enucleação das maxilas e/ou da mandíbula, que devem ser do conhecimento do perito odonto-legal. Um parâmetro decisivo para a escolha da técnica de remoção dos arcos dentários é a necessidade de preservar (ou não) os tecidos moles da face do cadáver, pois há técnicas que executam incisões indicadas para corpos em decomposição ou carbonizados que não são indicadas para corpos com a face íntegra. No contexto da necrópsia bucal para subsidiar uma identificação odontológica forense, assinale a alternativa correta e que contém um exemplo de técnica que é adequada para o exame odontológico em cadáver com a face íntegra. 
Alternativas
Q2079106 Medicina Legal
No âmbito da odontologia legal e antropologia forense há a necessidade de que os peritos odontolegistas conheçam não só a anatomia dental humana, mas também as características da dentição de animais domésticos, uma vez que corpos de animais em decomposição ou fragmentados podem ser confundidos inicialmente com restos humanos de pessoas desaparecidas. No contexto da diferenciação de espécies animais pelos dentes, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2079096 Medicina Legal
Com o aumento dos exames médicos e odontológicos por imagem produzidos com finalidade de tratamento clínico, também aumentou a possibilidade de identificação humana por exames radiográficos, especialmente quando são evidenciadas características morfológicas da região bucomaxilofacial. Dentre estas estruturas, os seios frontais são cavidades pneumáticas presentes no interior do osso frontal e que possuem um padrão de surgimento, desenvolvimento e importância para a identificação humana. Sobre os aspectos anatômicos, de desenvolvimento, radiográficos e periciais dos seios frontais, analise as afirmativas a seguir.
I. Os seios frontais estão presentes no ser humano desde o nascimento e se expandem no interior do osso frontal por toda a infância. II. O desenvolvimento dos seios frontais acontece a partir do 6º mês de vida intrauterina, originando-se das células etmoidais anteriores. III. A unicidade dos seios frontais dar-se-á em toda a vida adulta de um indivíduo. IV. Dentre as diversas técnicas radiológicas para análise do seio frontal, a que mais permite a identificação de sua morfologia radiográfica é a técnica lateral de crânio ou mentonaso.
É correto o que se afirma:  
Alternativas
Q2079092 Medicina Legal
No ano de 2018, um dentista fez a seguinte postagem em sua rede social: Dr. Fulano de tal, dentista (CRO-UF XXXX) é especialista em cirurgia bucomaxilofacial e harmonização orofacial, com experiência na área de bichectomia, alectomia, rinomodelação e aplicação de toxina botulínica para bruxismo e correção de rugas faciais. Ao lado deste texto havia: uma fotografia do profissional junto de um paciente que se dizia muito satisfeito com o tratamento realizado; e duas imagens do tipo “antes e depois”, que exibiam a face desse mesmo paciente, que foi submetido a uma rinomodelação. Todas as imagens do paciente foram cedidas ao profissional mediante autorização de uso de imagem para fins comerciais. Por essa postagem, o profissional foi processado eticamente por ter infringido o código de ética odontológica (CEO). Sobre os aspectos éticos envolvidos nesta publicidade na época em que a postagem foi realizada, analise as afirmativas a seguir.  
I. Em relação às especialidades anunciadas, ambas estavam em consonância com o CEO, não havendo infração ética. II. Em relação ao sigilo profissional, não houve infração ética, pois as imagens do paciente estavam devidamente autorizadas. III. Em relação aos procedimentos, há evidência de infração ética pelo anúncio de um procedimento que está fora do âmbito da odontologia, violando o art. 11, inciso XIV do CEO. IV. Em relação ao sigilo profissional, houve infração ética, pois o uso das imagens do paciente, mesmo devidamente autorizadas, viola o CEO no art. 14, inciso III.
É correto o que se afirma  
Alternativas
Q2079090 Medicina Legal
Uma paciente foi submetida à instalação de um implante osseointegrado na região do elemento dentário 26 e passados cerca de 30 dias houve queixa de dor no terço médio da face, febre e presença de secreção nasal de cor esverdeada. Em relação ao implante dentário, a paciente alegava que a gengiva estava meio dolorida e que tinha a sensação de que o implante estava “mole”. O profissional, que executou este serviço foi procurado e solicitou dois exames por imagem para averiguar o caso. Considerando as indicações bem como o custo x benefício dos exames radiográficos no âmbito da análise de falhas nos tratamentos odontológicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2079075 Medicina Legal
Banhistas encontram esqueleto humano em praia do Rio Negro, no AM. 
 www.g1.globo.com”.
Notícias como estas estão cada vez mais frequentes no nosso noticiário e identificar um esqueleto é tarefa muitas vezes complexa. No âmbito pericial, a análise de ossadas humanas com o objetivo de se reconstruir um perfil biológico do indivíduo é realizada, em especial, na interface das áreas de antropologia forense e odontologia legal e, neste processo, os dentes podem fornecer informações que contribuem para a estimativa de idade. Em ossadas adultas, há a possibilidade de se aplicar técnicas invasivas e destrutivas, ao contrário do que se preconiza no vivo. No contexto da estimativa da idade pelos dentes, assinale a alternativa que aponta e descreve corretamente um exemplo de técnica destrutiva para a estimativa de idade do adulto:  
Alternativas
Q2079074 Medicina Legal
Nos desastres em massa, a identificação correta das vítimas constitui etapa crucial para que os familiares das vítimas possam transpor o luto decorrente de suas perdas e a investigações possam ser subsidiadas no sentido de apurar eventuais responsabilidades. No âmbito da identificação de vítimas de desastre, a INTERPOL, em 2018, publicou a última versão de seu DVI Guide que classificou vários métodos de identificação humana em primários e secundários. Entretanto, um parâmetro para a identificação humana, que foi considerado pela INTERPOL “confiável em termos de comprovação de identidade”, não figura na representação clássica dos métodos primários. Neste contexto, assinale a alternativa correta e que contém este parâmetro considerado confiável pela INTERPOL.  
Alternativas
Q2066612 Medicina Legal
A determinação da idade de um indivíduo ajuda em casos de acidentes fatais com envolvimento de uma população limitada onde exista uma variação de idade das vítimas. O estudo do material ósseo e dos dentes podem ser avaliados clínica, radiográfica e biomecanicamente para determinar a idade de um cadáver.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Alternativas
Q2065031 Medicina Legal

O prontuário odontológico é fundamental para qualquer relação entre o profissional e o paciente, envolvendo aspectos éticos e jurídicos. A respeito dos documentos produzidos pelo cirurgião-dentista, julgue o item a seguir.


O prontuário odontológico pertence ao paciente, sendo o cirurgião-dentista responsável por sua guarda.

Alternativas
Q2065030 Medicina Legal

O prontuário odontológico é fundamental para qualquer relação entre o profissional e o paciente, envolvendo aspectos éticos e jurídicos. A respeito dos documentos produzidos pelo cirurgião-dentista, julgue o item a seguir.


O atestado odontológico deve ser fornecido apenas ao paciente, cabendo ao seu acompanhante, se for o caso, declaração de comparecimento.

Alternativas
Q2065022 Medicina Legal

Em relação às perícias de lesões no sistema estomatognático, julgue o item a seguir. 


Na avaliação de dano estético, deve-se considerar até mesmo o tempo de vida útil na necessidade da substituição protética.  

Alternativas
Q2065021 Medicina Legal

Em relação às perícias de lesões no sistema estomatognático, julgue o item a seguir. 


A presença da incontinência salivar por falta de coaptação labial é avaliada na função mastigatória. 

Alternativas
Q2065019 Medicina Legal

Em relação às perícias de lesões no sistema estomatognático, julgue o item a seguir. 


Os segundos e os terceiros molares não possuem importância na avaliação dos danos fonéticos. 

Alternativas
Q2065017 Medicina Legal

As marcas de mordida são objeto de estudo da criminalística, por serem consideradas verdadeiras evidências físicas e biológicas. A respeito dos cuidados para manuseio das marcas de mordida, julgue o item seguinte. 


Em defuntos, o protocolo é a ressecção da pele em bloco, com fixação em ácido acético glacial 10% e álcool 70%.

Alternativas
Q2065014 Medicina Legal

Desastres em massa são eventos súbitos e inesperados que, pelo alto número de vítimas ou pela condição de conservação dos corpos, ultrapassam a capacidade de demanda funcional e estrutural habitual da localidade. Considerando o papel da odontologia legal no processo de identificação de vítimas em grandes acidentes, julgue o item subsequente.


O processo de identificação de vítimas é realizado em três etapas, havendo a comparação entre as duas primeiras e a etapa final do processo.  

Alternativas
Q2065013 Medicina Legal

Desastres em massa são eventos súbitos e inesperados que, pelo alto número de vítimas ou pela condição de conservação dos corpos, ultrapassam a capacidade de demanda funcional e estrutural habitual da localidade. Considerando o papel da odontologia legal no processo de identificação de vítimas em grandes acidentes, julgue o item subsequente.


A identificação odontológica atende aos requisitos técnicos e biológicos de unicidade, imutabilidade, perenidade, classificabilidade e praticabilidade.

Alternativas
Q2065012 Medicina Legal

No que se refere à estimativa de idade por meio do estudo dos dentes, julgue o item a seguir.


Imagens de raios X guardadas pelo dentista ou pelo próprio paciente podem ser usadas para revelar detalhes fundamentais na identificação do cadáver.

Alternativas
Q2065010 Medicina Legal

No que se refere à estimativa de idade por meio do estudo dos dentes, julgue o item a seguir.


As mudanças nas dimensões da cavidade pulpar, decorrentes do depósito de dentina secundária, representam o melhor parâmetro morfométrico para estimativa da idade em adultos mediante imagem radiográfica. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: C
6: D
7: B
8: B
9: D
10: E
11: C
12: C
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: C
20: C