Questões de Concurso
Sobre história, tendências do design em desenho industrial
Foram encontradas 18 questões
O desenho industrial pode ser definido como a forma exclusivamente ornamental dada a um objeto que pode ser reproduzido e industrializado.
O desenho industrial será considerado novo se produzir um resultado visual inédito.
A legislação brasileira permite o registro de desenho industrial que reproduza um objeto em sua forma comum.
A necessidade de um design econômico, com rigidez formal e simplicidade construtiva, durante a Segunda Guerra, deve-se ao fato dessa época ter sido marcada pelo racionalismo alemão imposto pelo nazismo.
A escola de Ulm antecedeu a Bauhaus e teve como professor Max Bill, que mais tarde desenvolveu trabalhos no Brasil junto com o designer Gui Bonsiepe.
A escola de Ulm, que também ficou conhecida como HFG (Hochschule für Gestaltung), foi fundada na década de 30 do século passado, na Alemanha.
A Bauhaus encerrou as suas atividades em 1962, ano em que foi fundada a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) no Rio de Janeiro.
A cadeira apresentada exibe linhas que mostram concordância entre curvas e retas, tendo sido utilizada a técnica de composição feita com folhas de madeira que ganhavam maleabilidade por meio de aquecimento.
No Art and Crafts, dois pontos fundamentais caracterizavam o movimento. O primeiro era a proposta de divisão da arte por meio de duas denominações distintas, a arte pura e a arte aplicada, e o segundo era a oposição ao modelo de atuação da própria indústria e dos produtos derivados desse sistema.
O segundo movimento importante no processo de industrialização foi o Art Nouveau, que nasceu em Paris, desenvolveu-se na Bélgica, e seguiu em direção à Escócia, Viena, Moscou, Berlim e diversas cidades italianas, pregando a necessidade de libertar-se dos estilos do passado, como o clássico greco-romano.
O primeiro movimento opositor, chamado Werkbund, ocorreu na Inglaterra, mais precisamente em Londres, e seguiu com sua influência para a Alemanha.
Os métodos de design tiveram um desenvolvimento muito importante após a 2.ª Revolução Industrial, pois, devido à racionalização do projeto, da construção e da produção pelas empresas, não cabia mais ao design praticar métodos de configuração subjetivos e emocionais originários da manufatura.
Novos materiais, especialmente aqueles que prometiam fazer “mais
com menos”, fascinaram Charles Ray Eames, por toda a sua
carreira. Essa fascinação resultou em uma mobília moderna e
criativa, como as cadeiras apresentadas nas figuras I e II acima. A
respeito de novos materiais, julgue os itens a seguir.
A cama patente e a espreguiçadeira de balanço, ilustradas nas
figuras acima, são produtos que fazem parte de experiências
pioneiras de modernização do móvel brasileiro. Com relação às
figuras apresentadas e à história do móvel brasileiro, julgue os itens
seguintes.
Considerando o candeeiro apresentado na figura acima, julgue os
itens a seguir, relativos à história da Escola Bauhaus e da Escola
de Ulm.
Considerando o candeeiro apresentado na figura acima, julgue os
itens a seguir, relativos à história da Escola Bauhaus e da Escola
de Ulm.
Considerando o candeeiro apresentado na figura acima, julgue os
itens a seguir, relativos à história da Escola Bauhaus e da Escola
de Ulm.