Questões de Concurso Sobre impressão em artes gráficas

Foram encontradas 52 questões

Q2547812 Artes Gráficas
Processos de acabamento e encadernação são essenciais na produção gráfica, pois desempenham um papel fundamental na qualidade e no impacto visual dos materiais impressos. Desde a seleção dos materiais até a aplicação de técnicas específicas, cada etapa do acabamento contribui para a estética final do produto e sua capacidade de transmitir a mensagem desejada de forma clara e impactante. Nesse sentido, é essencial compreender os diferentes métodos disponíveis e sua aplicação adequada para atender às necessidades específicas de cada projeto gráfico. Ao explorar os diversos processos de acabamento, pode-se ampliar nossas opções criativas e garantir resultados visualmente impressionantes. Sobre os processos de acabamento e encadernação em trabalhos gráficos, assinale, a seguir, o processo de acabamento mais adequado para adicionar textura e destacar elementos impressos em um projeto.
Alternativas
Q2547807 Artes Gráficas
A rotogravura, uma técnica de impressão desenvolvida em 1875, é um sistema rotativo alimentado por bobina amplamente utilizado para altas tiragens de impressão em diversos tipos de mídia. Esse processo envolve a preparação de uma matriz de impressão em cilindro com pontos em baixo relevo, que determinam as variações de tonalidade na imagem. Apesar de suas vantagens, a rotogravura enfrenta desafios relacionados aos custos de produção e tamanho das máquinas. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve uma particularidade desse processo?
Alternativas
Q2547803 Artes Gráficas
A história da impressão offset remonta ao século XVIII, quando técnicas precursoras começaram a ser exploradas, mas foi somente no século XX que esse processo ganhou sua forma moderna e se tornou uma das principais técnicas de impressão utilizada em larga escala, pois, neste período, houve uma série de desenvolvimentos tecnológicos que aprimoraram este processo de impressão, tornando-o mais eficiente e versátil. Isso incluiu melhorias nos materiais de impressão, avanços na tecnologia de máquinas de impressão e a introdução de tintas e substratos de alta qualidade. Tendo em vista o desenvolvimento histórico da impressão offset, desde sua origem com Aloys Senefelder até os avanços tecnológicos contemporâneos, trata-se de uma característica específica desse processo:
Alternativas
Q2353056 Artes Gráficas

Os processos de impressão podem ser diretos, quando a matriz imprime diretamente no papel ou outro suporte, ou indiretos, quando o projeto é transferido da matriz para um suporte intermediário e depois impresso no papel.


Assinale a opção que representa um processo de impressão indireto.

Alternativas
Q2353054 Artes Gráficas
A pré-impressão é uma fase importante do processo de produção gráfica. É o conjunto de procedimentos e cuidados que são adotados depois de finalizada a arte a ser impressa e antes do processo de impressão. Relacione os possíveis problemas enfrentados nessa etapa, listados abaixo, com suas possíveis soluções:
A. Baixa Resolução de Imagem B. Margem ou linha branca em imagens sangradas C. Falta de Incorporação de Fontes D. Problemas de paginação E. Falhas na Prova de Cor
( ) Conferir as cores utilizadas no arquivo original e fazer o ajuste com base em catálogos de cores CMYK ou escala pantone.
( ) Conferir com atenção a boneca (ou boneco) montado e apontar caso a montagem esteja errada.
( ) Conferir na prova se há alguma incompatibilidade de fontes. Caso houver, transformá-las em curvas.
( ) Conferir se todas as imagens estão com sangria correta.
( ) Substituir imagens por versões de alta qualidade que tenham 300dpi no formato final.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2353051 Artes Gráficas

Quando um projeto de design precisa ser impresso em gráfica OFFSET há certos cuidados que devem ser levados em consideração para que o resultado seja exatamente como foi projetado. Avalie se as seguintes afirmativas acerca de conceitos relativos à configuração de arquivos para impressão estão corretas.


I. Devemos sempre trabalhar com o modelo de cor CMYK e quando houver alguma cor especial, devemos utilizar uma Spot Color como a escala Pantone.


II. Não é necessário se preocupar com a resolução de fotografias, porque isso não prejudica a impressão.


III. A sangria é a técnica de adicionar filtros às imagens para escurecer fotografias.


IV. Os arquivos devem sempre ser feitos no formato final de impressão.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2353046 Artes Gráficas
Com relação aos sistemas de cor, os mais usuais no design gráfico são o RGB, o CMYK e o Pantone.
Assinale a opção que relaciona o(s) sistema(s) que não é (são) utilizado(s) para impressão de materiais gráficos em gráfica offset.
Alternativas
Q2353045 Artes Gráficas

Relacione o tipo de peça gráfica com o conceito que melhor a define:


1. Cartão-postal

2. Cartaz

3. Folder

4. Banner

5. Panfleto


( ) Anúncio ou aviso de dimensões variadas, ilustrado com desenhos ou fotografias, apropriado para ser afixado em lugares públicos.


( ) Impressos em grandes quantidades com design e mensagem simples e objetiva. Geralmente são no formato A5 ou A6.


( ) Impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário.


( ) Cartão que tem uma fotografia ou um desenho em uma das faces, ficando a outra face reservada à correspondência, normalmente é remetido sem envelope.


( ) Peça gráfica que pode ser impressa ou digital. Tem o objetivo de ser exposto temporariamente pode servir para a divulgação da marca, promoção de produtos, ofertas e serviços, pode ser utilizado em eventos e como material informativo.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Q2214787 Artes Gráficas
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os tipos de impressos e suas classificações. 

 COLUNA I 
1. Impressos para correspondência
2. Impressos editoriais
3. Impressos promocionais e institucionais

COLUNA II
( ) Revistas, manuais, jornais, apostilas, anuários, agendas, livros
( ) Ofícios, malas diretas, cartões postais, circulares
( ) Catálogos, filipetas, folders, folhetos, calendários, diplomas, cartazes 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Q2214785 Artes Gráficas
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de encadernação de produtos editoriais impressos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) São processos que utilizam pontos de costura, cola, arame ou outro material para juntar páginas de livros, revistas, brochura ou outro formato editorial.
( ) Os métodos de encadernação fazem parte do acabamento gráfico de impressos editoriais e de peças gráficas publicitárias.
( ) Na encadernação wire-o, a publicação é fixada por uma espiral com uma sobrecapa e uma lombada oculta ou exposta.
( ) Na encadernação em lombada canoa ou grampo a cavalo, os cadernos são alceados e fixados com grampos através da lombada ao longo da página central.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA
Alternativas
Q2214784 Artes Gráficas
Interprete as Informações do site de um fornecedor de impressão.
Trabalhamos com todos os softwares profissionais como Photoshop, Free Hand, Ilustrator, InDesign e Corel Draw entre outros. Gravar o trabalho sempre em TIFF, EPS, JPEG ou PDF, tomando-se o cuidado de manter todas as fotos e ilustrações em CMYK e converter as fontes em CURVAS. Lembrando que cores especiais como metalizadas, fluorescentes e fosforescentes não são impressas em nossos maquinários. Resolução de arquivo – entrada e saída: - Qualidade fotográfica -150 DPI em 1:1 (tamanho final). Mínimo = 100 DPIs – ideal para painéis fotográficos ou reproduções que serão vistos de perto. - Alta Resolução - 100 DPIs em 1:1 (tamanho final). Mínimo = 65 DPIs – ideal para banners, médios e grandes painéis internos ou externos, fundo de palco ou cenários que serão vistos a média distância. - Resolução Padrão - 35 a 65 DPIs em 1:1 (tamanho final). Mínimo = 25 DPIs – ideal para megapainéis, empena cega, outdoors, banners de rua, backlights, frontlights que serão vistos de média e longa distâncias.
Com relação às informações técnicas para o envio de arquivos dadas pelo fornecedor, analise os itens a seguir.
I. A relação impresso X resolução é diretamente ligada à distância de visualização do produto.
II. A resolução de impressos de grandes formatos devem ser acima de 300Dpi, independentemente do local em que será aplicado o produto.
III. Impressos de grandes formatos que podem ser vistos de longa distância podem ter resolução menor do que a de impressos que serão vistos de perto.
IV. A empresa em questão trabalha com o processo de impressão serigráfico.
V. A empresa somente trabalha com arquivos abertos.
A análise permite concluir que estão INCORRETOS
Alternativas
Q2214783 Artes Gráficas
Um designer gráfico, ao imprimir o serviço, foi avisado de que em seu arquivo faltava fonte.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
I. A ausência desse elemento é irrelevante ao resultado do impresso final.
II. Os softwares gráficos substituem as fontes não anexadas por fontes similares, não comprometendo, assim, a impressão final da peça gráfica.
III. O profissional poderia ter convertido a fonte em curva se o software utilizado permitisse tal função.
IV. Fonte é um produto, um elemento à parte e deve ser anexado juntamente com o arquivo de impressão.
V. A utilização de arquivos abertos solucionaria esse problema.
A análise permite concluir que estão CORRETOS
Alternativas
Q2214505 Artes Gráficas
Considerando as aplicações dos processos de impressão, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q2214504 Artes Gráficas
Considerando os tipos de impressão, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I 
1. Flexografia 2. Rotogravura 3. Off set 4. Tipografia
COLUNA II

( ) método de impressão direto em alto relevo que utiliza como matriz tipos ou clichês.
( ) processo de impressão direto que emprega uma matriz cilíndrica em baixo relevo.
( ) método de impressão rotativo direto que utiliza chapas de borracha ou fotopolímero com a imagem em alto relevo.
( ) processo de impressão planográfico no qual as áreas de imagem e de não imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2214498 Artes Gráficas
Com relação aos tipos de papel mais utilizados na impressão gráfica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214497 Artes Gráficas

A tabela abaixo refere-se aos formatos de papel, considerados econômicos. Assinale a alternativa INCORRETA


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2214212 Artes Gráficas
A grande maioria das impressoras digitais permite a inserção, na peça gráfica, de dados variáveis.
Isto é possível 
Alternativas
Q2214211 Artes Gráficas
A impressão híbrida (mais de um processo de impressão na mesma peça gráfica) tem sido usada como recurso para conferir determinadas características ao impresso, e a serigrafia ocupa papel importante nessa realidade.
De acordo com Antônio Celso Collaro, o grande mérito do processo de impressão serigráfico é  
Alternativas
Q1903099 Artes Gráficas
A montagem editorial pressupõe o uso de cadernos para a formação da publicação. Uma publicação no formato 210 × 280 mm, com 4 cadernos, em uma folha de impressão no formato BB, irá gerar uma publicação com 
Alternativas
Q1868553 Artes Gráficas
    Nas artes gráficas, a utilização das cores deve ser planejada com muito cuidado, pois o excesso de elementos em uma composição deixa o impresso desagradável, sem expressão.

Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, acerca das cores e respectivo uso nas artes gráficas.

I Para combinar cores que proporcionem boas sensações, deve-se utilizar composições policrômicas tranquilas e agradáveis, pois, assim, diz-se que há harmonia de cores, visto que cada uma delas tem uma parte de cor comum a todas as demais — são cores análogas.
II Caso se deseje tornar um impresso mais legível a distância, convém utilizar as cores amarelo e ciam; a distância se vê primeiro o contraste entre amarelo e preto.
III Uma característica quantitativa de uma cor chama-se saturação; é mais saturada a cor que tiver menos branco ou preto ou quanto mais pura ela for.
IV A capacidade de reflexão da luz independe da quantidade de gris que uma cor contém, pois a luminosidade é um fenômeno óptico.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: D
6: E
7: B
8: D
9: B
10: C
11: D
12: D
13: D
14: C
15: B
16: D
17: C
18: B
19: B
20: D