Questões de Concurso Sobre comunicação e programação visual em design gráfico

Foram encontradas 100 questões

Q3014022 Design Gráfico
Os sistemas de comunicação digital e suas tecnologias se diferenciam dos sistemas analógicos principalmente
Alternativas
Q3014018 Design Gráfico
O briefing é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos de comunicação. Assinale a opção que apresenta elemento(s) essencial(is) para que o briefing seja realizado com qualidade.
Alternativas
Q3014012 Design Gráfico
Para ser considerada abrangente, uma estratégia de comunicação visual necessita de
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Programador Visual |
Q2896440 Design Gráfico

Assinale a alternativa que contém o conjunto de formas geométricas consideradas básicas no que se refere à teoria da forma.

Alternativas
Q2587742 Design Gráfico

No que diz respeito às técnicas de comunicação visual, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O conteúdo é o caráter da informação.

( ) A composição é o meio indutivo de manipular a interpretação de uma mensagem visual.

( ) A mensagem e o significado não se encontram na substância física, mas sim na composição.

( ) A forma expressa o conteúdo.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2497361 Design Gráfico
O uso de textos e imagens em exposições de divulgação científica/popularização da ciência implica que:
Alternativas
Q2389154 Design Gráfico
Leia o caso a seguir.

No processo de design gráfico, a síntese é uma técnica importante para a comunicação eficaz. Considere a criação de um banner que deve combinar elementos de tipografia, paleta de cores restrita e iconografia minimalista para transmitir uma mensagem sobre conservação ambiental.

Neste caso, a síntese é aplicada para
Alternativas
Q2389148 Design Gráfico
Em uma galeria de arte moderna, cada obra transmite significados por meio de símbolos e signos. De maneira semelhante, a semiótica no design desempenha um papel crucial. Qual é a principal função da semiótica no campo do design gráfico e da comunicação visual?
Alternativas
Q2389138 Design Gráfico
No design gráfico, a aplicação eficaz de princípios artísticos fundamentais é crucial para a criação de trabalhos visuais impactantes. Considerando aspectos como a teoria das cores, a importância da proporção e escala, a aplicação de padrões rítmicos e a relevância da hierarquia visual na disposição dos elementos. Quais destes princípios é essencial para assegurar que um design gráfico seja não apenas visualmente atraente, mas também eficaz na comunicação de sua mensagem?
Alternativas
Q2383892 Design Gráfico
No contexto do projeto gráfico, qual dos seguintes elementos é essencial para a eficácia da comunicação visual em um design gráfico?
Alternativas
Q2353066 Design Gráfico
Sobre a produção gráfica de materiais de sinalização e ambientação, observe as imagens a seguir e faça a correspondência com seus respectivos nomes. 
Imagem associada para resolução da questão

( ) Banner ( ) Placa direcional ( ) Totem ( ) Backdrop ( ) Cavalete
Alternativas
Q2353062 Design Gráfico
Um dos conceitos mais importantes do design gráfico chama-se hierarquia de informações ou hierarquia visual. Ele é aplicado em livros, cartazes, folhetos e até em sites. Assinale a opção que que melhor o define.
Alternativas
Q2281574 Design Gráfico
Para realizar uma produção audiovisual, torna-se preciso prever os enquadramentos que serão necessários durante as filmagens, possibilitando escolher os equipamentos devidos para a correta produção da cena. Para isso, existe a necessidade de se definir os planos que serão utilizados em um set de filmagens. Podemos destacar para uma cena o plano de se aproximar dos personagens, cortando-os na altura da cintura. Assim, cria-se um equilíbrio da presença dos personagens e do espaço em que estão inseridos. 

Sobre o nome do plano apresentado no enunciado, a alternativa correta é:
Alternativas
Q2281557 Design Gráfico
A produção audiovisual permite o uso de diversas técnicas para alterar características como cores, áudio, forma dos objetos, etc.. Uma técnica muito utilizada na área audiovisual é a chamada Chroma Key.  
A respeito dessa técnica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sua característica:
Alternativas
Q2112643 Design Gráfico
O campo da política cultural é traduzido como uma ciência que organiza as estruturas culturais e entendido como “programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas”.
(COELHO, 1997, p. 292.)
De acordo com o sistema da política cultural, relacione adequadamente as colunas a seguir. 


1. Agente cultural. 2. Capital cultural. 3. Curador.
( ) Conjunto dos elementos de apropriação dos bens simbólicos. Entendido, também, como a soma de todos os instrumentos que permitem o concurso e a produção de bens simbólicos. ( ) Tem a tarefa de determinar o tema inspirador de uma exposição e de selecionar artistas e obras de acordo com essa escolha. ( ) Está envolvido com a administração das artes e da cultura. Elabora condições para que outros criem ou inventem seus próprios fins culturais. ( ) Organiza o processo de composição e montagem de uma exposição pública, assim como o conjunto das obras de um ou mais artistas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2112641 Design Gráfico
A linguagem não é neutra. No campo mercadológico, nem sempre uma propaganda diz diretamente o que está por trás da venda de um determinado produto. No campo educacional, os sentidos de analisar peças publicitárias serão, EXCETO:
Alternativas
Q2079660 Design Gráfico
Uma boa combinação de texto e imagem tem a capacidade de contar uma história atraente, ultrapassando, em larga escala, o que qualquer uma das duas linguagens atingiria sozinha. De forma bem simples, o efeito é reforçar a mensagem, pois o elemento verbal e intelectual está unido ao visual e emocional. Considerando que o emissor, portanto, tirará proveito de semelhanças e diferenças, das forças e fraquezas, de ambas as linguagens, analise as afirmativas a seguir.
I. A harmonia entre texto e imagem é mais conveniente quando transmitida no momento em que o receptor está motivado a receber a mensagem.
II. Harmonia é quando texto e imagem se ancoram um no outro, dizem e mostram o mesmo; e, por isso, não expandem o significado.
III. Quando texto e imagem dizem coisas diferentes, faz com que o significado da mensagem se expanda, criando uma mensagem forte. A este recurso damos o nome de desarmonia.
IV. Na harmonia, o importante não é dizer o máximo possível, mas tão pouco quanto possível. Quanto mais o receptor subtrai, mais o receptor acrescenta.
V. Na desarmonia, texto e imagem devem trabalhar de forma contraditória e dizer a mesma coisa para se criar uma mensagem dinâmica.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2076403 Design Gráfico

O software Photoshop organiza-se a partir de camadas (layers), que são usadas para realizar tarefas como a composição de várias imagens, adição de textos em uma imagem ou adição de formas de vetores gráficos.


Qual atividade só é possível quando apenas uma camada está selecionada (ativa)?

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994638 Design Gráfico
Segundo Lapolli e Vanzin (2016), “o ato de elaborar e desenvolver infografias não pode ser descrito como uma receita de bolo. Cada instituição que trabalha com este recurso compõe sua equipe com profissionais provenientes de diversas áreas, buscando […] obter resultados cada vez mais efetivos”. Nesse sentido, Moraes (2013) afirma que é preciso ter sempre em mente que a função do infográfico é acima de tudo esclarecer um assunto complexo, explicando de forma clara”. No seu processo de criação, por mais diversas que sejam, algumas coisas são comuns.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. As principais etapas de elaboração de um infográfico são: Coleta de dados/informações; Planejamento; e Execução.
2. Um infográfico explanatório ou explicativo visa exemplificar o funcionamento de alguma coisa ou a relação entre certos elementos.
3. Em sua estrutura, um infográfico é constituído por: Tílulo; Texto explicativo; Corpo ou imagem; Fonte da informação; e Autoria.
4. Por ser um campo distinto, a Infografia, mesmo aliando imagem ao texto, não guarda qualquer relação com o campo do Jornalismo.
5. A Infografia se dá pela interseção de três campos distintos – Design, Informação e Ilustração –, constituindo um novo campo de conhecimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994637 Design Gráfico
Uma imagem digital pode ser basicamente de dois tipos: bitmap (mapa de bits) ou vetorial. Segundo Capelasso, Nicodemo e Menezes (2018), “as imagens vetoriais, que são formadas por vetores, ou seja, descrições matemáticas de objetos”, são em geral usadas para criação de determinados tipos de imagem, como logotipos, desenhos técnicos e ilustrações. Os autores apontam ainda que “os gráficos vetoriais utilizam combinações de comando de computador e fórmulas matemáticas para descrever os objetos”, o que lhes confere algumas características interessantes se comparados com as imagens bitmap, que são formadas por pixels (picture elements).
Analise as afirmativas abaixo sobre desenhos artísticos, ilustrativos e técnicos digitais.

1. DPI é a resolução de uma quantidade de pixels contidos em um centímetro.
2. É possível redimensionar um arquivo vetorial sem que ele perca sua qualidade visual.
3. Cada pixel de uma imagem bitmap possui uma informação de cor indexada a ele.
4. CDR, AI, EPS e WMF são tipos de arquivos que podem conter desenhos vetoriais.
5. Quanto mais distante estiver o impresso do leitor, maior é a resolução necessária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: D
6: C
7: B
8: D
9: A
10: B
11: B
12: D
13: A
14: A
15: C
16: C
17: A
18: E
19: C
20: C