Questões de Design Gráfico - Cor em Design Gráfico para Concurso

Foram encontradas 452 questões

Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056771 Design Gráfico

São  elementos  fundamentais  do  design  o  ponto,  a  linha,  a  forma, os símbolos, as texturas e as cores. A respeito dessas  estruturas visuais, julgue o item.


Os desenhos assimétricos são iguais ou semelhantes nos  dois lados de um eixo e se equilibram porque cada lado  pode ser idêntico.  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056770 Design Gráfico

São  elementos  fundamentais  do  design  o  ponto,  a  linha,  a  forma, os símbolos, as texturas e as cores. A respeito dessas  estruturas visuais, julgue o item.


As  formas  são  importantes  para  comunicar  ideias  visualmente  porque  lhes  dão  peso  e  as  tornam  reconhecíveis.  Graças  a  elas,  os  sinais  de  trânsito,  os  símbolos e, em grande medida, a arte abstrata podem  ser compreendidos.  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056769 Design Gráfico

São  elementos  fundamentais  do  design  o  ponto,  a  linha,  a  forma, os símbolos, as texturas e as cores. A respeito dessas  estruturas visuais, julgue o item.


A  textura  acrescenta  profundidade  e  tato  às  imagens  planas,  mas  muita  textura  pode  facilmente  sobrecarregar um design.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056768 Design Gráfico

São  elementos  fundamentais  do  design  o  ponto,  a  linha,  a  forma, os símbolos, as texturas e as cores. A respeito dessas  estruturas visuais, julgue o item.


As  linhas estão  presentes  no design,  por exemplo, em  desenhos, ilustrações e elementos gráficos. Também é  comum  encontrá‐las  em  composições  textuais,  pois  permitem  enfatizar,  dividir  ou  organizar  o  conteúdo  e  direcionam o olhar do espectador. 

Alternativas
Q3039450 Design Gráfico
A cor é um dos elementos estéticos mais poderosos no design, desempenhando um papel crucial na criação de atmosferas, na transmissão de emoções e na definição da identidade visual de uma marca. O uso eficaz da cor pode influenciar a percepção do usuário e a eficácia da comunicação visual. Compreender a teoria das cores e suas aplicações práticas é fundamental para criar designs visualmente coerentes e impactantes. No contexto da teoria das cores e sua aplicação no design, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3014038 Design Gráfico
Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: o das cores-luz e o das cores-pigmento. Considerando os conceitos técnicos associados ao assunto, tais como o processo de formação das cores e suas formas de categorização, assinale a opção correta
Alternativas
Q3014036 Design Gráfico
A cor é um dos aspectos mais desafiadores dos projetos de design, sendo uma área de estudos para cientistas, artistas e designers. A respeito das propriedades que impactam o aspecto das cores e que definem sua aparência final, julgue os itens seguintes.

 I A saturação, também denominada croma, representa a pureza ou intensidade de uma cor particular: cores pastel são de croma baixa, enquanto tons intensos são de croma alta.
II Matiz é o que define as tonalidades das cores; todas as cores são matizes, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias.
III Brilho é a quantidade de energia luminosa absorvida pela cor, de modo que os tons pertencem a uma escala acromática entre o branco (luminosidade máxima) e o preto (luminosidade mínima).


Assinale a opção correta.
Alternativas
Q3013887 Design Gráfico
Assinale a opção que corresponde à propriedade CSS utilizada para alterar a cor de fundo de um elemento.
Alternativas
Q3013079 Design Gráfico
O lançamento de um produto será veiculado em diversos meios, como sites, aplicativos, revistas, outdoors, entre outros. Para isso, serão desenvolvidas fotografias desse produto, que serão tratadas por meio de softwares próprios para essa finalidade. Considerando que uma dessas imagens será impressa em uma revista de grande circulação, é necessário que essa imagem tenha alguns atributos. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os atributos da imagem em questão em relação ao modo de cor e à resolução.
Alternativas
Q3013062 Design Gráfico
Cabe ao designer, quando do desenvolvimento de materiais impressos ou digitais, ter conhecimento de elementos essenciais ao projeto, tais como a devida compreensão da __________ que se deseja transmitir e a seleção adequada de imagens, símbolos e ___________ que serão empregados. Além disso, a __________ selecionada deve ser apropriada ao texto no que diz respeito à finalidade e ao suporte em que será visualizado.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3013060 Design Gráfico
Para o designer, é essencial compreender as diferenças entre os diversos tipos de cor, mas sobretudo da cor-pigmento e da cor-luz. Em relação a esses dois tipos de cores, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2909944 Design Gráfico

O modelo abstrato matemático para formalizar a descrição de cores através de uma sequência ordenada de números é chamado de

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Designer Gráfico |
Q2908831 Design Gráfico

Sobre o termo rendering, analise as afirmações a seguir.


l Técnica utilizada para elaborar ilustrações. ll Palavra americana muito utilizada para denominar a conversão vetorial em mapa de bits.


lll É sinônimo para Desenho de Apresentação de alta qualidade.


lV O aerógrafo não faz parte das ferramentas utilizadas para elaborar um “rendering”.


V Faz uso de diversos materiais, tais como: marcadores, giz pastel, lápis de cor, etc.


Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Programador Visual |
Q2896439 Design Gráfico

O padrão RGB tem seu uso limitado apenas ao meio impresso, enquanto o padrão CMYK é indicado tanto para meio impresso quanto para meio virtual.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Programador Visual |
Q2896434 Design Gráfico

Dos grupos de cores abaixo, qual representa, na sequência, as cores primárias e as cores secundárias?

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Programador Visual |
Q2896424 Design Gráfico

A que se referem os aspectos semânticos em uma composição gráfica?

Alternativas
Q2882444 Design Gráfico

Existem diferentes tipos de provas gráficas contratuais, todas com finalidades específicas. Uma prova que seja utilizada como referência de conteúdo de um trabalho, podendo ser produzida em cores ou mesmo em preto e branco, sobre a qual não haja requisição de controle de fidelidade de cor, é denominada

Alternativas
Q2705456 Design Gráfico
A síntese de cores é um elemento crucial no design, pois influencia diretamente a percepção visual e a comunicação de uma mensagem. As cores podem ser sintetizadas de diferentes maneiras, seja através de processos aditivos ou subtrativos. Sobre a síntese de cores aditivas e subtrativas no design, assinale a alternativa que melhor descreve suas características e aplicações práticas.
Alternativas
Q2575998 Design Gráfico
A construção de personagens para animação é um processo complexo que envolve diversos aspectos técnicos e criativos. Qual metodologia de design de personagens considera a psicologia das cores, teoria da forma e estudo de movimento para criar personagens que ressoem emocionalmente com o público e se destaquem visualmente?
Alternativas
Q2575811 Design Gráfico
Leia o texto a seguir.

A Teoria das Cores de Goethe, desenvolvida no início do século XIX, oferece uma abordagem subjetiva e emocional ao estudo das cores, diferenciando-se das teorias físicas propostas por Newton. Goethe explorou como as cores afetam as emoções humanas e suas interações, criando uma base importante para o design gráfico contemporâneo. A aplicação dessa teoria no design gráfico não apenas ajuda na criação de composições visuais harmoniosas, mas também evoca respostas emocionais específicas no público-alvo. Compreender e aplicar essas nuances é fundamental para o desenvolvimento de projetos de design gráfico avançados.

laborado pelo(a) autor(a).


Uma prática específica aplicada à Teoria das Cores de Gothe é
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: C
6: A
7: C
8: D
9: C
10: C
11: E
12: A
13: C
14: A
15: C
16: E
17: C
18: D
19: C
20: D