Questões de Concurso
Sobre designer em design gráfico
Foram encontradas 81 questões
O HTML é uma linguagem para a publicação de conteúdo para a web, por exemplo, textos, imagens, vídeos e áudios.
O software de webdesign Adobe Dreamweaver limita‑se ao desenvolvimento de websites estáticos.
A criação de diretrizes de acessibilidade para conteúdo web é uma das atribuições do W3C.
O Alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem, sendo considerado uma importante ferramenta de acessibilidade no design de um site.
WDR, ou Web Design Responsivo, é uma abordagem ao design da web, no qual o layout é adaptado ao ambiente de visualização.
I - Ao utilizar apenas uma família tipográfica é possível gerar diversas alternativas simples para um mesmo conteúdo sinalizando a hierarquia desejada.
II - Designers podem se utilizar de escala, posicionamento, alinhamento e outros indicativos para dar ordem visual a um conteúdo.
III - Ao se trabalhar com design responsivo, uma hierarquia visual diversa pode ser utilizada sem renunciar ao objetivo de impor uma ordem significativa.
Das afirmativas acima:
Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de imagem corporativa.
O dia do designer gráfico é comemorado no Brasil em cinco de novembro, em homenagem ao aniversário de Aloísio Magalhães (1927 – 1982).
Sobre Aloísio Magalhães, é correto afirmar que:
Analise a frase abaixo:
“(…) um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a “Vitória de Samotrácia” (MARINETTI, 1909).
Essa frase é uma estrofe do Manifesto Futurista, publicado em 1909 e assinado pelo italiano F. T. Marinetti. O movimento Futurista foi considerado um dos primeiros movimentos da vanguarda artística europeia.
O Futurismo cultuava:
Sobre a teoria da Gestalt e sua aplicação em processos de design, é CORRETO afirmar:
Design é toda atividade projetual efetiva de criação e produção de objetos, sistema de objetos e ambientes organizados, realizada por meio de processos racionalizados, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida humana.
AN, Tai Hsuan. Design: conceitos e métodos. Editora Blucher, 2017. p. 45
Sobre design, leia os trechos a seguir:
I. O design, para ser efetivo e satisfatório, depende da atividade inteligente, pensada, racional, mesmo altamente influenciada pela intuição, sentimentos, percepção estética e sensibilidade artística. O projeto constitui um processo essencialmente de racionalização não só do processamento, da avaliação e da aplicação dos dados úteis, mas também da sequência das operações, experimentações, análises e métodos de criação. Atividades são, assim, projetuais, isto é, baseadas em processo, métodos e técnicas de projeto. II. O design é capaz de contribuir, por meio de atuações inovadoras, para atender às necessidades comuns da humanidade, tais como a acessibilidade e a sustentabilidade. III. A intervenção do designer realiza-se por meio de atividades projetuais, com objetivos claramente definidos, dados suficientemente coletados e processados (organizados e avaliados), em função do desenvolvimento de todo um processo de criação e produção do objeto, a fim de oferecer uma solução a determinado problema previamente definido.
É CORRETO o que se afirma em:
I. No design centrado no usuário, o design deve tornar fácil determinar ações possíveis em um produto a qualquer momento. II. O design deve seguir os mapeamentos naturais entre as intenções e as ações exigidas; entre as ações e o efeito resultante; e entre as informações visíveis e a interpretação do estado do sistema. III. O design deve tornar o que é visível, invisível, inclusive o modelo conceitual do sistema, as ações opcionais e os resultados das ações.
É CORRETO o que se afirma em:
O processo de elaboração do briefing de design garante a participação de todas as pessoas chaves, registrando-se todas as informações importantes e atualizadas. Garantindo-se uma unanimidade sobre os pontos essenciais, logo no início, mudanças posteriores no projeto tornam-se mínimas.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2010. p. 28
Sobre os elementos do briefing em um projeto de design, é CORRETO afirmar:
O código é o conjunto de signos que compõem a mensagem, perceptíveis ao receptor. O substrato, o meio pelo qual a mensagem é enviada se chama canal. O Gerador é responsável pela escolha das estratégias - código, mensagem e canal para se comunicar, mas o repertório do Interpretador será o fator determinante para que os objetivos do processo comunicadonal sejam atingidos. Portanto, é necessário que o Gerador elabore a sua mensagem de modo que os elementos ao passarem por um processo perceptivo do Interpretador tenham repercussão consistente com aquela visada pelo Gerador. Quanto mais o Gerador tem conhecimentos do repertório do Interpretador (e os aplica) maior será a possibilidade de êxito de seu propósito comunicadonal.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2006. p. 29.
Sobre a aplicação da Semiótica ao processo de design mencionado no trecho acima, leia os itens a seguir.
I. Para projetar ou produzir algo, o Gerador vai lançar mão de um conhecimento que pode acessar dos âmbitos tecnológico e/ou cultural. II. O Interpretador de um produto não é só o indivíduo único. Ele é multiplicável em vários sujeitos, usuários, consumidores ou não, meros espectadores de uma ocorrência. III. A Mensagem tem como objetivos, em primeiro lugar, fazer crer e, em segundo lugar, levar o Interpretador a fazer algo (ou seja: tomar uma decisão).
É CORRETO o que se afirma em: