Questões de Concurso Sobre logotipo e símbolo gráfico em design gráfico

Foram encontradas 51 questões

Q3014013 Design Gráfico
A marca de uma empresa, produto ou serviço é formada principalmente por 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Programador Visual |
Q2896453 Design Gráfico

Sobre as características das imagens vetoriais, é correto afirmar:

Alternativas
Q2875544 Design Gráfico

A forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica, denomina-se

Alternativas
Q2497347 Design Gráfico
Os autores Ambrose e Harris (2012) no livro Layout, trazem diversos apontamentos sobre características que podem ser encontradas em produtos gráficos. Com isso em mente, analise as três afirmações a seguir:

I - Catálogos oferecem aos designers a chance de testar formatos, formas e tamanhos, assim como usar diferentes materiais e técnicas de impressão.
II - Esse produto gráfico precisa manter algum grau de conformidade com publicações mais comuns, tais como revistas voltadas para o público em geral.
III - Existem somente três (3) formatos padrão para a produção de catálogos de exposição, mas, caso o designer opte por quaisquer mudanças nesses formatos, não haverá mudança no aproveitamento de papel ou mesmo do custo.

Das afirmativas acima:
Alternativas
Q2389150 Design Gráfico
No desafio de desenvolver uma logomarca para uma startup de tecnologia inovadora, os designers gráficos devem empregar técnicas avançadas para criar um símbolo que encapsule a essência da marca. Considerando aspectos como a psicologia das cores, a teoria da Gestalt em relação à percepção visual, e a tipografia como expressão da identidade da marca, qual abordagem garante que a logomarca seja esteticamente atraente, também funcional e representativa da filosofia e valores da empresa?
Alternativas
Q2389148 Design Gráfico
Em uma galeria de arte moderna, cada obra transmite significados por meio de símbolos e signos. De maneira semelhante, a semiótica no design desempenha um papel crucial. Qual é a principal função da semiótica no campo do design gráfico e da comunicação visual?
Alternativas
Q2389137 Design Gráfico
Ao desenvolver materiais visuais para uma conferência sobre diversidade e inclusão, enfrenta-se o desafio de atender a um público variado em idade, origem cultural e habilidades físicas e cognitivas. A aplicação de princípios de acessibilidade no design gráfico é crucial. Como a integração de símbolos universais, legendas para inclusão auditiva, contraste adequado de cores e tipografia clara podem criar materiais que sejam informativos, universalmente acessíveis e inclusivos?
Alternativas
Q2353063 Design Gráfico
Quando projetamos uma logomarca é uma boa prática apresentar algumas versões para que ela possa se adaptar de forma íntegra às diversas mídias, formatos e necessidades. Dessa forma, as logomarcas devem prever algumas versões. Avalie se as seguintes versões podem ser usadas em caso de impressão pelo método de silkscreen tradicional (serigrafia) que utiliza telas na sua produção.
I. Versão da logomarca rasterizada colorida em RGB. II. Versão traço em vetor, em uma cor. III. Versão em vetor em escala pantone.

Está correto o que se indica em
Alternativas
Q2281569 Design Gráfico
Os marcadores do After Effects são pontos de anotação na linha do tempo que podem ser usados para marcar pontos importantes no projeto. Eles podem ser usados para marcar o início e o fim de cenas, para anotar momentos específicos no vídeo ou para marcar pontos de referência para o trabalho futuro. Para adicionar um marcador:

( ) Selecione a posição na linha do tempo onde você deseja que o marcador apareça e clique no botão “Adicionar marcador” na barra de ferramentas.
( ) Digite * no teclado na posição desejada.
( ) Selecione a posição na linha do tempo onde você deseja que o marcador apareça e clique com o botão direito do mouse. No menu de contexto, selecione “Adicionar marcador”. 

Considerando V, se for verdadeiro, ou F, se falso, a ordem correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2079658 Design Gráfico
Uma identidade visual fácil de lembrar e de reconhecer viabiliza a consciência e o reconhecimento de marca. A identidade visual provoca percepções e desencadeia associações a respeito da marca. A visão, mais do que qualquer outro sentido, fornece informações sobre o mundo. Por meio da exposição repetida, eles se tornam tão fáceis de reconhecer, que empresas como Apple e Nike eliminaram o logotipo, mantendo somente este elemento em suas assinaturas corporativas nas campanhas de circulação internacional. Tais elementos se referem a:
Alternativas
Q2076393 Design Gráfico
Branding pode ser definido como: 
Alternativas
Q2075762 Design Gráfico

Quando falamos em “Branding”, é fácil remetermos à apresentação do termo feita por Cameira (2020), que o descreve como sendo um conjunto de ações executado por empresas que acabam por compor um sistema de gerenciamento de suas marcas e como estas são percebidas, orientado pela significância e pela influência que as marcas podem ter nas vidas das pessoas, objetivando a geração de valor para os seus públicos de interesse.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca. São Paulo: Editora Senac, 2020


Sobre Branding, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994627 Design Gráfico
Analise o texto abaixo:
“O .............................. coloca-se como uma tendência em ............................, decorrente da evolução do ............................. e dos sistemas de identidade visuais corporativos.
A ................................... passa a ser encarada como um ente vivo, que nasce, cresce, se desenvolve e amadurece, podendo se renovar e perdurar por gerações. Assim como as pessoas, as marcas têm um passado, um presente e um futuro; constroem relacionamentos; e possuem uma ................................ própria. Nesse cenário, o designer tornou-se um agente estratégico na construção desta identidade, em alinhamento com os profissionais de marketing.” (CAMEIRA, 2013)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994623 Design Gráfico
“O significado de marca inserida no contexto cultural vai além de um simples nome ou algumas amostras de sua comunicação. É resultado de pesquisas em profundidade das versões de realidade no contexto cultural. Em um paradigma que investe cada vez mais no simbólico como moeda mercantil, a marca revela facetas diferenciais nos produtos. Ultrapassou-se a funcionalidade, a pura experimentação. Ao consumir marca vivenciamos trocas simbólicas através da cultura material, onde consumir torna-se cada vez mais etéreo.” (CAMPOS; DIAS; PERASSI, 2018)
Analise as afirmativas abaixo com relação às funções da marca gráfica.

1. A função da marca também se transformou, não bastando mais apenas a função de diferenciar a origem de um produto do seu concorrente.
2. A marca vai além de ser um sinal de identidade de um produto, pois deve significar algo a mais de uma empresa ou organização.
3. A marca deve comunicar de modo eficaz uma mensagem que represente com clareza e fidelidade os valores, a visão e a missão da companhia.
4. Servir como guia para todas as ações de marketing e publicidade é a única razão pela qual uma organização deve adotar uma marca.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1925298 Design Gráfico
Nome que é dado à marca gráfica de uma empresa, instituição ou grupo. É a combinação do logotipo com o símbolo: 
Alternativas
Q1925295 Design Gráfico
Nome que é dado ao um conjunto formado por elementos tipográficos fundidos em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço): 
Alternativas
Q1923708 Design Gráfico
O manual de identidade visual é um documento de caráter informativo muito importante para a correta aplicação da identidade visual. Nele, é discriminada uma série de informações visando à consulta por terceiros.
Observe as informações a seguir concernentes a este manual.

I - Um elemento que deve fazer sempre parte de um manual de identidade visual é a grade de construção, que é basicamente o desenho técnico da marca.
II - Deve-se especificar todos os sistemas de cores necessários para aquela identidade visual, tais como para vinil ou pintura de automóveis.
III - Um manual deve sempre conter informações como tamanho mínimo de cada uma das versões da identidade visual.
IV - Na prancha de tipografias, nunca se deve transformar as fontes dos arquivos digitais em curvas, justamente para facilitar o uso mais prático do usuário do manual.

Está correto SOMENTE o que se afirma em
Alternativas
Q1903068 Design Gráfico
Assinale a opção que corresponde a um logotipo que aplique o princípio da simetria. 
Alternativas
Q1808335 Design Gráfico
Sobre a aplicação das fontes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todas as fontes são legíveis a qualquer distância. ( ) As fontes UNIVERS e HELVÉTICA são consideradas de estilo suíço. ( ) A fonte utilizada na tipografia deImagem associada para resolução da questãoé a American Typewriter. ( ) A CALSON e a TIMES NEW ROMAN são fontes contemporâneas. Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MCTI
Q1228011 Design Gráfico
A respeito do processo gráfico, da tipologia e da diagramação, julgue o item seguinte.
As marcas de finalização de matéria são constituídas por pequenos logotipos ou marcas que caracterizam os veículos, geralmente marcados por iniciais dos house organs, por símbolos ou figuras geométricas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: B
6: D
7: C
8: C
9: D
10: C
11: D
12: C
13: A
14: D
15: E
16: B
17: C
18: B
19: B
20: C