Questões de Concurso Sobre produção gráfica em design gráfico

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Q3196352 Design Gráfico
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.
Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-derevistas-seer/apresentacao . Acesso em 8 dez. 2024.

Enumere o fluxo do processo editorial no SEER.
( ) Editor atribui itens editados a um exemplar e organiza as suas seções.
( ) Equipe editorial promove a leitura preliminar, a avaliação por pares e a avaliação do editor.
( ) Autores respondem as perguntas sobre a revisão do texto e galés de impressão.
( ) Autores submetem itens juntamente com metadados.
( ) Equipe editorial trabalha com texto, layout e galés, avaliação, revisão de provas.


A sequência correta é
Alternativas
Q3196350 Design Gráfico
As publicações podem ter identificadores únicos. O ISSN (International Standard Serial Number) é o identificador de publicações seriadas aceito internacionalmente, seu uso é definido pela norma técnica ISO 3297. O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas, definido pela norma ISO 2108. O DOI (Digital Object Identifier) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, especialmente publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais, e é operado sob o padro definido pela norma ISO 26324.
Disponível em: https://letras.biblioteca.ufrj.br/servicos/issn-isbn-e-doi/ . Acesso em: 8 dez. 2024. Adaptado.

Considerando os processos de editoração científica, atribuem-se os identificadores
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Q3196349 Design Gráfico
O apetite mundial não só pelas revistas, mas também por sua criação, parece ser insaciável e em nenhum lugar isso é mais aparente do que no aumento dos zines (“fanzines” de baixa tiragem para público minoritário) publicados de forma independente e publicações de interesse especial, que atendam nichos de público no mundo inteiro. Essas publicações esperam oferecer aos leitores algo que os títulos tradicionais, com sua busca por um grande volume de circulação, não oferecem.

CALDEWEEL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial. Trad. Edson Furmankiewicz. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. p. 30.

Diferentemente do zine, NÃO se trata de uma publicação artesanal independente o
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Q3196348 Design Gráfico
Estou usando o termo “design do livro” para me referir ao que acontece dentro do livro e não na sua capa. Embora muitos presumam que um designer de livro faz apenas a sobrecapa, geralmente acontece o contrário. Os designers de livro frequentemente não desenham capas de seus livros. O projeto de capa é um problema tão diferente do design de miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo.
HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5.

Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são:
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Q3196343 Design Gráfico
No processo de impressão, é essencial selecionar o equipamento adequado para cada tipo de trabalho, evitando desperdícios econômicos, como utilizar uma impressora de grande porte para produzir uma pequena quantidade de blocos de anotação.
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. ed. rev. e atual. trad. Aline Grodt. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 84. Adaptado.

O processo de impressão mais indicado para trabalhos de pequena tiragem em preto e branco é a(o)
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Q3196337 Design Gráfico
A arte-finalização é a etapa de encerramento de um arquivo. Nesse estágio de produção, não vamos, então, mais editar o texto, nem editar ou criar as imagens, nem diagramar o conteúdo. Vamos apenas organizar e finalizar a arte para que ela fique de forma segura, pronta para ser enviada à gráfica nas especificações necessárias.
PERUYERA, Matias Sebastião. Processos de diagramação e editoração. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. p.262. Adaptado.

Sobre a arte-final e o fechamento de arquivo para impressão, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As marcas de corte não devem fazer parte da arte, elas direcionam o refile (corte) e devem ter uma distância, de no mínimo, 3mm, entre si.

( ) A resolução de um arquivo de imagem para uma impressão de qualidade é de, no máximo, 150 dpi.

( ) As fontes de texto de uma arte-final, para que saiam exatamente como enviadas, devem ser convertidas em curvas antes do fechamento do arquivo.

( ) A configuração de cor do documento deve ser ajustada conforme o sistema de impressão utilizado, caso as cores do documento estejam em RGB, essa alteração não será necessária.

( ) O arquivo final de livros impressos devem conter um número total de páginas que seja múltiplo de três.


A sequência correta é
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Q3196335 Design Gráfico
Existe um recurso que pode ser usado pela gráfica para melhorar a qualidade dos impressos e, ao mesmo tempo, para aumentar a resistência do suporte. Várias são as suas opções de aplicação que proporcionam a melhoria do aspecto visual do impresso. A mais comum é a aplicação em todo o material, com a secagem por meio de luz ultravioleta. Esse tipo de aplicação se faz com máquinas acopladas ao sistema offset ou outro que permita tal recurso.

COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p.168. Adaptado.

O recurso mencionado acima é o(a) 
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Q3147552 Design Gráfico
Associe os sistemas de impressão listados na Coluna 1 com as suas respectivas características descritas na Coluna 2. 

Coluna 1 – Sistemas de Impressão:

1 - Impressão Tipográfica 2 - Impressão Offset 3 - Impressão Serigráfica 4 - Impressão Digital 5 - Impressão Rotográfica 6 - Impressão Flexográfica

Coluna 2 – Características:

A. Sistema de impressão direta, onde a tinta passa pelos furos abertos da matriz para o suporte; utilizado em suportes rígidos como madeira e vidro.
B. Sistema de impressão indireta, utilizando três cilindros, sendo ideal para grandes tiragens em papel com alta precisão de detalhes e cores.
C. Utiliza um cilindro revestido por cobre em baixo relevo, atingindo altas velocidades para grandes tiragens, como em revistas de grande circulação.
D. Não utiliza matriz, o arquivo digital é enviado diretamente para a impressora, sendo ideal para pequenas quantidades e formatos limitados.
E. Utiliza tipos móveis ou lingotes fundidos, imprimindo diretamente sobre o papel; pode ser usada para acabamentos especiais como cortes e relevos.
F. Sistema que combina alta velocidade e diversidade de suportes, utilizado na impressão de embalagens, com tinta à base de anilina.
Alternativas
Q3147551 Design Gráfico
Em relação aos Pontos de Visualização da Página em um layout gráfico, analise as afirmações a seguir:

I. A zona primária é a área onde o olhar se dirige primeiro em uma leitura ocidental.
II. O centro geométrico é o ponto que prende mais naturalmente a atenção do leitor.
III. As zonas mortas necessitam de elementos de destaque para equilibrar a composição.
IV. O centro ótico é menos importante que o centro geométrico para prender a atenção.
V. A zona terminal diagonal é percorrida rapidamente pelo olhar, oferecendo uma visão geral da página.

Quais afirmações estão corretas?
Alternativas
Q3147548 Design Gráfico
Para remover completamente um traço de um objeto no InDesign, qual valor deve ser inserido no campo "Weight"? 
Alternativas
Q3147547 Design Gráfico
No InDesign, como o texto excluído é exibido quando o recurso de rastreamento de alterações está ativo?
Alternativas
Q3147543 Design Gráfico
Qual é o atalho de teclado para converter um contorno em um objeto no CorelDRAW?
Alternativas
Q3147542 Design Gráfico
Quais são os quatro tipos de preenchimentos de gradação disponíveis no CorelDRAW?
Alternativas
Q3147537 Design Gráfico
Analise a seguinte afirmação:

"Uma boa legibilidade, a evidência e a disposição de um determinado tipo de texto, título ou ilustração, dependem totalmente da proporção dos __________ utilizados para enquadrar, dividir, arejar e agrupar os elementos da composição gráfica."

Qual alternativa preenche corretamente a lacuna, no que tange à diagramação?
Alternativas
Q3147536 Design Gráfico
Ao finalizar um projeto gráfico para impressão offset, uma das etapas mais críticas é o ajuste correto das cores. Sabemos que há diferenças entre o que vemos na tela e o que será impresso. Diante disso, qual prática é mais utilizada para garantir que as cores do projeto sejam reproduzidas corretamente no material impresso ao seguir o padrão usado para impressão Offset?
Alternativas
Q3147535 Design Gráfico
"A identidade visual corporativa é mais complexa, pois envolve empresas ou instituições que buscam longevidade, exigindo flexibilidade para múltiplos usos. Ela faz parte da imagem corporativa, que se forma a partir de diversas interações entre a empresa e o público, desde o comportamento dos funcionários até estratégias de marketing, arquitetura e campanhas publicitárias. Embora a identidade visual seja um elemento explícito e, muitas vezes, essencial, não é o único fator que constrói a imagem da empresa na mente do público."
PEÓN, Maria Luíza. 2000 - (com adaptações)

Tendo em vista os conceitos sobre identidade visual, escolha a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta a respeito deste tema. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056759 Design Gráfico

O  final  do  processo  de  design  é  a  arte  final.  Quanto  aos  cuidados  finais  para  a  impressão  de  uma  revista,  julgue  o  item.


No  projeto  de  uma  revista  impressa  normalmente,  é  feito  um  “boneco”, que é  um exemplar impresso  feito  depois da veiculação da revista. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056758 Design Gráfico

O  final  do  processo  de  design  é  a  arte  final.  Quanto  aos  cuidados  finais  para  a  impressão  de  uma  revista,  julgue  o  item.


Na  hora  do  orçamento  da  impressão,  deve‐se  definir  formato,  tipo  de  papel,  quantidade  de  cores,  acabamento e tiragem.  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056757 Design Gráfico

O  final  do  processo  de  design  é  a  arte  final.  Quanto  aos  cuidados  finais  para  a  impressão  de  uma  revista,  julgue  o  item.


A  impressão  offset  é  um  processo  que  consiste  na  interação  entre  água  e  gordura  (a  tinta  offset  é  de  consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para  um  rolo de impressão  (blanqueta) e  somente depois é  passada para o papel.  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Designer Gráfico |
Q3056756 Design Gráfico

O  final  do  processo  de  design  é  a  arte  final.  Quanto  aos  cuidados  finais  para  a  impressão  de  uma  revista,  julgue  o  item.


O  uso  de  alinhamento  justificado  deve  ser  evitado  na  diagramação,  pois  isso  atrapalha  a  delimitação  das  linhas de corte.  

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: A
6: A
7: E
8: A
9: B
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: B
16: D
17: E
18: C
19: C
20: E