Questões de Concurso Sobre design gráfico
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Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-derevistas-seer/apresentacao . Acesso em 8 dez. 2024.
Enumere o fluxo do processo editorial no SEER.
( ) Editor atribui itens editados a um exemplar e organiza as suas seções.
( ) Equipe editorial promove a leitura preliminar, a avaliação por pares e a avaliação do editor.
( ) Autores respondem as perguntas sobre a revisão do texto e galés de impressão.
( ) Autores submetem itens juntamente com metadados.
( ) Equipe editorial trabalha com texto, layout e galés, avaliação, revisão de provas.
A sequência correta é
Disponível em: https://letras.biblioteca.ufrj.br/servicos/issn-isbn-e-doi/ . Acesso em: 8 dez. 2024. Adaptado.
Considerando os processos de editoração científica, atribuem-se os identificadores
CALDEWEEL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial. Trad. Edson Furmankiewicz. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. p. 30.
Diferentemente do zine, NÃO se trata de uma publicação artesanal independente o
HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5.
Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são:
NÃO é uma extensão comum de arquivo para formato e-book:
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. ed. rev. e atual. trad. Aline Grodt. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 84. Adaptado.
O processo de impressão mais indicado para trabalhos de pequena tiragem em preto e branco é a(o)
As cores primárias na síntese aditiva são
Com base nesses padrões, o formato que apresenta as dimensões de 105 x 148 mm é o
Estilos
1- Serif 2- Sans Serif 3- Script 4- Display
Fontes
( ) Lobster ( ) Helvetica ( ) Comic Sans MS ( ) Times New Roman
A sequência correta é
Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/data-merge.htm Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.
Sobre a Mesclagem de dados no Adobe InDesign, analise as afirmativas:
I- O painel Mesclagem de dados pode ser acessado através do menu superior por Janela > Interativo > Mesclagem de dados.
II- Um arquivo de origem de dados pode ser um arquivo delimitado por vírgula (.csv), ponto e vírgula ou tabulação (.txt), no qual os dados são separados por uma vírgula ou uma tabulação respectivamente.
III- A inserção de quebra de linha em um campo do arquivo de origem de dados não pode ser feita.
VI- A adição de campos de imagem ao arquivo de origem de dados, permite que cada registro mesclado tenha uma imagem diferente.
Estão corretas apenas as afirmativas
Aplicativo
1. Adobe Photoshop 2. Adobe Illustrator 3. Adobe Indesign
Ferramenta
( ) Corte Demarcado: para aparar imagens. ( ) Página: para criar vários tamanhos de página em um documento. ( ) Vincar: para adicionar estruturas vincadas no contorno de um objeto. ( ) Malha: para mesclar cores e criar contornos na superfície de objetos. ( ) Borrar: para espalhar os dados de cores em uma imagem.
A associação correta é
PERUYERA, Matias Sebastião. Processos de diagramação e editoração. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. p.262. Adaptado.
Sobre a arte-final e o fechamento de arquivo para impressão, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As marcas de corte não devem fazer parte da arte, elas direcionam o refile (corte) e devem ter uma distância, de no mínimo, 3mm, entre si.
( ) A resolução de um arquivo de imagem para uma impressão de qualidade é de, no máximo, 150 dpi.
( ) As fontes de texto de uma arte-final, para que saiam exatamente como enviadas, devem ser convertidas em curvas antes do fechamento do arquivo.
( ) A configuração de cor do documento deve ser ajustada conforme o sistema de impressão utilizado, caso as cores do documento estejam em RGB, essa alteração não será necessária.
( ) O arquivo final de livros impressos devem conter um número total de páginas que seja múltiplo de três.
A sequência correta é
Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/tools-in-illustrator.html. Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.
A ferramenta que permite mover, dimensionar e girar caracteres individuais de uma palavra é a
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p.168. Adaptado.
O recurso mencionado acima é o(a)
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.
Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura, porém distorce as cores.
( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens e proporciona uma leitura mais confortável.
( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.
( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).
( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2 passa a ser chamado de ‘cartão’.
A sequência correta é
Considere as quatro tipografias relacionadas a um movimento ocorrido durante o século XVIII e boa parte do século XIX.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico: versão 3.0. Trad. de André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p.145.
As características dessas tipografias estão corretamente descritas em