Questões de Concurso Sobre conhecimentos técnicos específicos sobre o ibge em legislação federal

Foram encontradas 163 questões

Q1899477 Legislação Federal

Em relação a quem deve ser recenseado, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).


I. Devem ser recenseadas todas as pessoas (inclusive crianças e idosos) que moravam no domicílio na data de referência.

II. Devem ser registradas as pessoas que nasceram após a data de referência.

III. Devem ser registradas as pessoas que faleceram após a data de referência.

IV. Se uma pessoa ocupa duas ou mais residências na data de referência, ela deve ser contada tantas vezes quantas forem essas residências.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1899472 Legislação Federal

Observe as definições a seguir:


I. É um trecho, geralmente retangular, de uma área urbana ou aglomerado rural, delimitado por elementos como: ruas, estradas, estradas de ferro, cursos d’água ou encostas. Contudo, pode ter forma irregular.

II. É cada um dos lados da área definida em I, contendo ou não endereços.


As definições I e II são denominadas, respectivamente, de

Alternativas
Q1899471 Legislação Federal

Aglomerações urbanas separadas das cidades e vilas em menos de 1 km ou que, superando essa distância, apresentem características urbanas (loteamento, conjuntos habitacionais e condomínios) são denominadas

Alternativas
Q1899469 Legislação Federal

Avalie se as afirmativas a seguir, relativas ao Agente Censitário Supervisor, são falsas (F) ou verdadeiras (V).


I. Sua principal função é acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

II. A função do supervisor não se destina a evitar erros no preenchimento dos questionários e falhas, tarefa que depende exclusivamente da qualidade do trabalho dos Recenseadores.

III. Deve se reportar ao ACM sempre que houver qualquer dúvida ou problema que comprometa a realização de suas tarefas.

IV. Para que os ACS cumpram com tranquilidade suas funções, essas foram divididas em duas grandes frentes: o treinamento e a contratação dos recenseadores e o apoio ao Recenseador e a supervisão do seu trabalho de coleta.


As afirmativas são respectivamente

Alternativas
Q1899468 Legislação Federal

Em relação ao Agente Censitária Municipal (ACM), avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).


I. Desempenha a função de gerente do Posto de Coleta

II. Gerencia um grupo de supervisores (ACS), distribui tarefas, zela pelos equipamentos de coleta.

III. Acompanha o desenvolvimento dos trabalhos e deve, portanto, garantir que os seus supervisionados cumpram as normas estabelecidas pelo IBGE.


As afirmativas são respectivamente 

Alternativas
Q1899467 Legislação Federal
Em relação ao trabalho do Agente Censitário Supervisor as seguintes afirmativas estão corretas, exceto uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1899466 Legislação Federal

Em relação ao trabalho do Agente Censitário Supervisor (ACS), avalie as afirmativas a seguir.


I. O ACS é a pessoa que supervisionará o trabalho de uma equipe de recenseadores, orientando e corrigindo falhas, de modo a garantir a qualidade dos trabalhos.

II. A primeira atividade do ACS é o reconhecimento do setor onde realizará o seu percurso completo, atualizando suas faces e seus logradouros.

III. Posteriormente ao reconhecimento do setor, o ACS coletará os dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos domicílios.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1899465 Legislação Federal

Avalie se as descrições a seguir, a respeito dos recursos do DMC, estão corretas.


I. Mapa do Setor Censitário: é a representação gráfica do setor censitário. Por fins práticos, costuma retratar alguns outros elementos adicionais para facilitar o reconhecimento do setor em campo.

II. Questionário da Amostra: é o questionário com menor número de quesitos, em que serão registradas as características do domicílio e de seus moradores na data de referência. Os quesitos desse questionário serão aplicados a todos os domicílios.

III. Questionário Básico: é o questionário com maior número de quesitos, onde serão registradas as características do domicílio e de seus moradores, na data de referência e de forma mais detalhada.

IV. Lista de Endereços: é composta por endereços trabalhados no setor censitário em pesquisas anteriores. Por isso, é também chamada de “lista prévia”.


Estão corretas

Alternativas
Q1899439 Legislação Federal
As seguintes ações são vedadas ao servidor público do IBGE, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: FGV - 2022 - IBGE - Recenseador |
Q1898941 Legislação Federal

Avalie se são deveres fundamentais do servidor do IBGE, entre outros:


I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

II. retardar prestação de contas que, a seu juízo, não seja condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.

III. tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2017 Banca: CONPASS Órgão: Prefeitura de Prata - PB
Q1185891 Legislação Federal
DF tem a maior expectativa de vida, com média de 75, 79 anos
Pesquisa de IBGE coloca o Distrito Federal na frente entre as unidades da Federação onde as pessoas vivem mais: média de 75, 79 anos. Segundo especialista, se o estudo fosse dividido por cidade, haveria discrepância na capital Basta um passeio pelas praças do Cruzeiro ou uma visita ao Parque da Cidade no fim do dia para se dar conta do crescimento da população idosa no Distrito Federal. Prova do envelhecimento dos moradores da capital é a mais recente pesquisa sobre expectativa de vida realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada na quarta-feira. De acordo com o estudo, no Plano Piloto e nas regiões administrativas, as pessoas chegaram, em 2009, em média, aos 75, 79 anos. Com o resultado, o DF se mantém pelo 10º ano consecutivo na liderança do ranking das unidades da federação onde as pessoas vivem mais. A média nacional é de 73,17 anos. O pesquisador do IBGE Gabriel Borges acredita que o bom desempenho do DF está diretamente ligado à situação econômica dos trabalhadores. “Os fatores socioeconômicos estão envolvidos com a esperança de vida da população. Assim como as baixas taxas de mortalidade infantil, que são indicadores de que a expectativa de vida será maior. De uma maneira geral, nos estados onde há uma incidência maior de mortes entre crianças, há também menor esperança de longevidade”, analisou Gabriel. Ele ainda ressalta outros aspectos que influenciam na longevidade da população de um determinado lugar. Para ele, quando o poder público investe em educação, saneamento básico e trabalho, a tendência é de longevidade. Talvez essa seja a explicação para que os idosos de locais como Brasília, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estejam num patamar bem à frente do que aqueles que residem nas regiões do Norte e do Nordeste.
EM ASCENSÃO
Evolução da expectativa de vida no DF nos últimos 18 anos
1991 – 68,64 1992 – 69,25 1993 – 69,84 1994 – 70,43 1995 – 71,00 1996 – 71,56 1997 – 72,10 1998 – 72,63 1999 – 73,15 2000 – 73,64 2001 – 73,90 2002 – 74,15 2003 – 74,40 2004 – 74,64 2005 – 74,87 2006 – 75,11 2007 – 75,34 2008 – 75,57 2009 – 75,79
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
Alternativas
Q1177356 Legislação Federal

Abreu é servidor efetivo do IBGE, ocupando o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas.

Em conversa com o setor de Recursos Humanos do IBGE, revelou que almeja a promoção à Classe Especial da respectiva Carreira. Nos seus assentamentos funcionais, constam as seguintes informações: (i) detentor do título de Mestre; (ii) enquadrado na Classe C da Carreira; (iii) experiência de 08 (oito) anos em campo específico de atuação do cargo; e (iv) certificação em eventos de capacitação.

Para que a desejada promoção ocorra, como pré-requisitos mínimos, dentre as hipóteses previstas, Abreu deverá

Alternativas
Q1177355 Legislação Federal
Referente ao Plano de Carreiras e Cargos do IBGE, constante na Lei nº 11.355/2006, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1177354 Legislação Federal

Como Analista Censitário de Recursos Humanos do IBGE, considere as seguintes situações:


I. Márcio pertence à Carreira de Suporte em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas. Está enquadrado na Classe B. Questiona acerca dos pré-requisitos mínimos para promoção à Classe subsequente.

II. Fernanda é Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas há 06 (seis) anos. Retornou de licença concedida para tratar de assuntos particulares faz 01 (um) ano. Indaga sobre a possibilidade de afastamento para realização de programa de doutorado com ônus para o IBGE.

III. Julia ocupa o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. Solicita esclarecimentos acerca da estrutura remuneratória de seu cargo, bem como sobre a possibilidade de percepção da Gratificação de Desempenho de Atividade TécnicoAdministrativa – GDATA.


Analisando os cenários apresentados, é correto afirmar que

Alternativas
Q1177302 Legislação Federal
Um profissional do IBGE que participa de um projeto de desenvolvimento de website, ou mesmo de aplicativo com foco no usuário, deve ter em mente a obtenção dos três principais objetivos da usabilidade, tendo em vista que o que importa é a experiência do usuário. Dessa forma, qual das seguintes alternativas apresenta esses três objetivos?
Alternativas
Q1158730 Legislação Federal
Com base na Metodologia do Censo Demográfico 2010, qual das seguintes áreas o IBGE NÃO considerou para fins de cadastramento na Base Operacional Geográfica (BOG)?
Alternativas
Q1158346 Legislação Federal

Considerando a situação em que o entrevistado se declarar indígena no censo demográfico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Será tratado como os outros entrevistados, afinal, somos todos brasileiros.

( ) Deverá apontar etnia, grupo ou povo a que pertence.

( ) Somente será entrevistado aquele que se declarar também brasileiro.

( ) Somente aquele pertencente a tribos amazônicas terá tratamento diferenciado.

( ) Poderá apontar a crença, religião ou ritual que professa.

Alternativas
Q1158342 Legislação Federal
Considere a seguinte situação: uma comunidade quilombola vive da agricultura, cultivando feijão, milho, arroz, hortaliças, mandioca e frutas, e da pecuária, criando aves, suínos, bovinos, etc. Por conta do tamanho dos lotes e do relevo acidentado, a produção agropecuária é mais para a subsistência e o que sobra é comercializado. Algumas famílias produzem fumo, que é uma cultura que utiliza menor extensão de terra; outras famílias vendem sua força de trabalho por dia a outros produtores da região. Quanto ao recenseamento, levando em conta a necessidade de enquadramento dessa população no quesito trabalho produtivo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1158331 Legislação Federal

"A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) analisou o tema pobreza utilizando diferentes medidas que mostram o aumento da pobreza entre 2016 e 2017. Segundo a linha de pobreza proposta pelo Banco Mundial (rendimento de até US$ 5,5 por dia, ou R$ 406 por mês), a proporção de pessoas pobres no Brasil era de 25,7% da população em 2016 e subiu para 26,5%, em 2017" (IBGE, 2018). A respeito das medidas de pobreza e exclusão social, assinale a alternativa correta

Alternativas
Q1158329 Legislação Federal

O suplemento Outras Formas de Trabalho, da PNAD Contínua 2018, elaborado pelo IBGE, apresenta informações sobre a situação sociodemográfica de grupos populacionais de gênero. A exemplo, uma síntese de alguns dados ofertados nesse suplemento é expressa na seguinte tabela:


Média de horas dedicadas a afazeres e/ou cuidados

Homem ocupado 10,3

Mulher ocupada 18,5

Homem não ocupado 12,0

Mulher não ocupada 23,8


Média de horas efetivamente trabalhadas em todos os trabalhos

Homem que fez afazer e/ou cuidado 39,9

Mulher que fez afazer e/ou cuidado 34,8

Homem que não fez afazer e/ou cuidado 39,0

Mulher que não fez afazer e/ou cuidado 36,0


Considerando as informações apresentadas no referido suplemento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: C
5: A
6: D
7: B
8: C
9: D
10: C
11: E
12: B
13: C
14: D
15: E
16: D
17: A
18: C
19: E
20: D