Questões de Conhecimentos Bancários - Fintechs, Startups e Big Techs para Concurso
Foram encontradas 16 questões
I. Pagamento.
II. Investimento.
III. Empréstimo.
IV. Crowdfunding.
Analise as opções:
O que são fintechs? São organizações que usam aplicativos, plataformas online e outras tecnologias para proporcionar produtos e serviços financeiros de maneira muito mais rápida, com agilidade, completamente digital. As fintechs estão transformando o futuro do setor financeiro, apresentando uma nova opção preciosa às instituições financeiras tradicionais. Sua capacidade de inovar, ingressar mais abertamente e tornar as transações financeiras mais eficientes estão modificando a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro e realizam seus investimentos.
Analise as afirmativas abaixo:
I. Fintechs e startups são considerados sinônimos, já que o foco dos dois é a tecnologia.
II. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirmou que o setor Fintech da América Latina apresentou um crescimento de aproximadamente 112% entre os anos de 2018 a 2021.
III. Algumas vantagens das Fintechs: maior agilidade e praticidade, rapidez, valores mais baixos de tarifas e taxas, inovação, produtos personalizados, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
(Disponível em: https://www.previsa.com.br/cosif-para-fintechs/.)
Com o avanço da tecnologia, surgem desafios regulatórios relacionados à aplicação das normas contábeis, no âmbito do mercado financeiro do Brasil há a figura do COSIF (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional). O COSIF, estabelecido pelo Banco Central do Brasil, define padrões contábeis específicos para instituições financeiras tradicionais. No contexto das fintechs, que muitas vezes operam de maneira inovadora e digital, há questionamentos sobre como o COSIF pode ser aplicado e adaptado para essas novas formas de negócio. Indique qual das seguintes afirmações sobre a utilização do COSIF por fintechs é verdadeira conforme a norma vigente:
Fintechs são empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar novos modelos de negócios. Atuam por meio de plataformas on-line e oferecem serviços digitais inovadores relacionados ao setor. No Brasil, há várias categorias de fintechs: de crédito, de pagamento, gestão financeira, empréstimo, investimento, financiamento, seguro, negociação de dívidas, câmbio, e multisserviços. Podem ser autorizadas a funcionar no país dois tipos de fintechs de crédito [...]: a Sociedade de Crédito Direto (SCD) e a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), cujas operações constarão do Sistema de Informações de Créditos (SCR).
Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/ fintechs. Acesso em: 7 fev. 2024. Adaptado.
Com relação aos dois tipos de fintechs de crédito mencionados no texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I - A Sociedade de Empréstimo entre Pessoas realiza operações de intermediação financeira entre credores e devedores.
II - A Sociedade de Empréstimo entre Pessoas se caracteriza pela oferta de crédito por meio de recursos próprios da instituição.
III - A Sociedade de Crédito Direto está autorizada a captar recursos diretamente do público para concessão de crédito.
IV - A Sociedade de Crédito Direto oferece a infraestrutura eletrônica para conectar credores e tomadores de empréstimo.
É correto o que se afirma em:
O principal aspecto do modelo de negócios dessas instituições é o(a)
Dentre essas vantagens, a principal é a possibilidade de oportunidades no(a)
( ) As SCD e as SEP têm por objeto a realização de operações exclusivamente por meio de plataforma eletrônica.
( ) As SCD podem obter recursos para concessão de créditos em operações de repasses e de empréstimos originários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
( ) As SCD e as SEP não podem atuar como iniciadoras de transação de pagamento.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos motivos para isso é que elas
As criptomoedas válidas que ela tem para investir neste momento são