Questões de Concurso
Sobre sistemas de liquidação, custódia e compensação em conhecimentos bancários
Foram encontradas 39 questões
No momento da compensação das retenções na fonte com o imposto devido, há um ajuste contábil para registrar a diferença entre o valor retido e o valor efetivamente devido, podendo resultar em um crédito a favor da empresa ou em um pagamento adicional ao fisco.
APA HOTEL ingressou com ação contra a AGILIGÁS. Reclama que esta não considera, na formação do preço de seu produto (gás GLP), as sobras que ficam no recipiente. Quer ser indenizada por tal fato. A perícia feita comprovou que, efetivamente, há sobra de gás nos botijões devolvidos, sendo inviável sua utilização até o final devido à forma pela qual o produto é acondicionado.
A APA Hotel, tendo em vista essas circunstâncias,Com relação aos principais instrumentos, normas e características relacionadas às operações de crédito e seus riscos, julgue o item que se segue.
Antes da implementação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o Banco Central incorria em eventual risco de crédito decorrente de inadimplência de instituição participante.
Considerando as características referentes aos sistemas de transferências de fundos, julgue o item seguinte.
As transações realizadas no Sistema Especial de Liquidação e
Custódia (SELIC) envolvem unicamente títulos privados.
Em relação ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), implantado em 2002, julgue o item a seguir.
Somente a partir da criação do SPB o BCB passou a atuar
como provedor da liquidação bancária.
Em relação ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), implantado em 2002, julgue o item a seguir.
O SPB, antes de sua criação e reestruturação, não estava
preparado para acompanhamento das operações em tempo real.
A respeito das características dos sistemas de transferências de fundos, julgue o item seguinte.
A compensação de cheques é liquidada em D + 1 da data de
acolhimento dos documentos; eventual inadimplência por parte
de instituição financeira acarreta imediata sanção por parte do
BCB.
Em relação ao SPB, julgue o item a seguir.
Até 2002, o SPB ainda não estava estruturado de modo que o
BCB pudesse acompanhar as operações realizadas pelas
instituições financeiras em tempo real, o que trazia a
possibilidade de o BCB ter de arcar com o risco de crédito em
caso de inadimplência de alguma instituição.
I. de compensação de cheques. II. de compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e de crédito. III. de troca de moedas estrangeiras. IV. de transferência de dívidas bancárias. V. de transferência de fundos e outros ativos financeiro. VI. de compensação e de liquidação de operações com títulos e valores mobiliários. VII. de operações com derivativos financeiros, cujas câmaras ou prestadores de serviços tenham sido autorizados.
O SELIC funciona em tempo real, com liquidação da operação mediante a transferência dos recursos para a instituição financeira vendedora e a transferência dos títulos para a instituição financeira compradora
A liquidação das operações na CETIP restringe-se à compensação bilateral
I. Apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.
II. Com a implantação e evolução do Sistema de Pagamentos Brasileiro, atualmente, todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do STR – Sistema de Transferência de Reservas.
III. Em 1988, entrou em operação um sistema de liquidação bruta em tempo real, o Sistema de Transferência de Reservas – STR, operado pelo Banco do Brasil, o qual somente foi transferido para o Banco Central do Brasil, em 2002.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
próximos itens.