Questões de Concurso
Sobre ciclos economicos em economia
Foram encontradas 70 questões
A figura a seguir é uma representação estilizada do ciclo econômico, isto é, da maneira
como a economia evolui ao longo do tempo. O eixo vertical mostra o emprego ou um indicador
de quando a economia está produzindo, tal como a produção industrial ou o Produto Interno
Bruto real (PIB real), uma medida do produto conjunto da economia.
Observe as numerações no gráfico acima e assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito da teoria dos ciclos econômicos reais, que oferece uma explicação para as flutuações na atividade econômica, concentrando-se em choques reais como o principal motor desses ciclos, julgue o item subsequente.
Um choque tecnológico positivo pode aumentar a produção e
o emprego, resultando em expansão econômica.
A respeito da teoria dos ciclos econômicos reais, que oferece uma explicação para as flutuações na atividade econômica, concentrando-se em choques reais como o principal motor desses ciclos, julgue o item subsequente.
Os choques de produtividade resultantes de variações na
eficiência de uso dos recursos não incluem mudanças
na qualidade da mão de obra.
I O impacto da concorrência de produtos estrangeiros na indústria de calçados de determinado estado da Federação insere-se entre os objetos de estudo da macroeconomia.
II Microeconomia e macroeconomia são ramos distintos da ciência econômica, inexistindo correlação entre elas.
III As consequências do endividamento da União sobre o desempenho econômico do país é objeto de estudo da macroeconomia.
Assinale a opção correta.
Apesar de várias diferenças, uma das semelhanças entre o Plano Cruzado e o Plano Real foi a preocupação com a desindexação da economia, sendo no primeiro caso inspirado no “choque heterodoxo” (congelamento de preços e conversão dos salários pela média do passado) e no segundo caso na proposta de “moeda indexada” do chamado Plano Larida.
Uma das diferenças entre um “regime de alta inflação” (típico de países com inflação elevada e crônica como foi o caso da Argentina e Brasil) e a hiperinflação é que enquanto no primeiro o sistema contratual é afetado pela rápida depreciação da moeda, generalizando-se regras de indexação de contratos e o encurtamento dos prazos contratuais, no segundo o sistema contratual entra em colapso, inclusive os contratos indexados, em função da aceleração na taxa de crescimento da inflação.
Segundo a hipótese da fragilidade financeira, ao longo da fase ascendente do ciclo econômico o preço dos ativos de capital aumenta e as margens de segurança desejadas diminuem, em função da melhoria no estado de expectativas dos agentes.
Para os teóricos do RBC, o ciclo econômico decorre de oscilações na demanda agregada que acabam por resultar em oscilações no nível de produção e renda.
I. A quantidade ofertada de mão-de-obra depende positivamente dos incentivos econômicos oferecidos ao trabalhador.
II. Se os salários dos trabalhadores estiverem altos e ou a taxa de juros for elevada, os trabalhadores preferirão trabalhar menos e a economia entrará em recessão.
III. A aprovação de uma legislação ambiental muito restritiva ou o aumento do preço internacional do petróleo não são fatores que podem induzir a economia à recessão.
IV. A oferta de moeda é endógena e a expansão dela em função do crescimento da atividade econômica pode dar a ilusão de que a moeda não é neutra, embora ela o seja de fato.
É correto o que consta APENAS em