Questões de Concurso
Sobre contabilidade nacional / pib em economia
Foram encontradas 1.088 questões
I. A conta corrente registra transações de bens, serviços, rendas e transferências unilaterais entre residentes e não residentes de um país.
II. Um superávit na conta corrente implica um déficit na conta de capital e financeira, para que o balanço de pagamentos permaneça equilibrado.
III. Quando há fluxos de capital entrando no país por meio de investimentos estrangeiros diretos, esses valores são registrados na conta de transações correntes.
Está correto o que se afirma em
Em determinado ano, é possível que, ainda que o resultado primário seja superavitário, a dívida pública acumulada aumente.
Desde 2005 o Brasil não carrega mais dívida externa em seu estoque.
O corte nos gastos descrito no texto deve resultar em um aumento da demanda agregada.
Coluna 1
1. Transferência unilateral.
2. Saldo em conta-corrente.
3. Balança de serviços.
4. Balança comercial.
5. Movimento de capitais.
Coluna 2
( ) Corresponde aos vários pagamentos e recebimentos realizados entre residentes no país com o resto do mundo e relativos a seguros, fretes, royalties e assistência técnica, viagens internacionais, lucros e dividendos, lucros reinvestidos, gastos governamentais com embaixadas e organismos internacionais, etc.
( ) Registra o saldo apurado das exportações menos as importações. Essas transações são fixadas por seu valor FOB (free on board), ou seja, pelo valor de embarque das mercadorias, não estando incluídos fretes e seguros.
( ) É o resultado da soma do saldo da balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais.
( ) Refere-se às doações de mercadorias e assistência, remessas de imigrantes, etc.
( ) Engloba os recursos que entraram no país sob a forma de investimentos diretos, empréstimos e financiamentos contratados pelos diversos setores da economia, amortizações, repatriações de investimentos, etc.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O PIB refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país, mais o saldo da balança comercial, incluindo também as transações intermediárias.
II. O Produto Nacional Bruto (PNB) nominal mede o valor da produção em qualquer período aos preços ano-base. Ele apresenta uma estimativa da variação real ou física na produção entre anos específicos escolhidos para análise. O PNB real mede o valor da produção aos preços prevalecentes no período durante o qual o bem é produzido.
III. As contas nacionais brasileiras compreendem as informações sobre geração, distribuição e uso da renda no país, acumulação de ativos não financeiros e relações entre a economia nacional e o resto do mundo, abrangendo indicadores como PIB, PIB per capita e Renda Nacional Bruta, entre outros. Têm como referência metodológica as recomendações internacionais sobre a compilação de dados econômicos expressas no manual System of National Accounts (SNA) e compreendem também contas regionais e PIB dos municípios.
Sobre a estrutura tributária brasileira, considere os dados preliminares contidos no quadro a seguir, os quais foram divulgados pelo Ministério da Fazenda:
(Quadro Geral do Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Geral de 2023. Acesso em: agosto de 2024.)
Com base nas informações divulgadas oficialmente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Carga Tributária Bruta (CTB) do Governo Geral (Governo Central, Estados e Municípios) atingiu 32,44% do PIB.
( ) Os impostos sobre bens e serviços aparecem como os mais relevantes na categoV, V, F. ria impostos, com 12,68% do total de 24,19% do PIB.
( ) Em contribuições sociais, o destaque fica por conta das contribuições para o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, que atingiram 5,27% do total de 8,25% do PIB desse tipo de tributo.
A sequência está correta em
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
No que diz respeito aos principais agregados macroeconômicos, julgue o item a seguir.
Do produto nacional bruto excluem-se os pagamentos por fatores não nacionais.
No que diz respeito aos principais agregados macroeconômicos, julgue o item a seguir.
O produto interno bruto é a expressão do total dos bens e serviços finais produzidos, dentro do território econômico da nação, apenas por proprietários nacionais dos recursos empregados.
Considere esse modelo macroeconômico de economia aberta com as seguintes características:
C= 300 + 0,8Y;
I = 100;
G = 100;
X = 150; e
M = 50 + 0,3Y.
Em que C = Consumo das famílias, I = Investimentos, G = Gastos do governo, X = Exportações, M = Importações e Y = Produto total (PIB). Com base nessas informações, a renda de equilíbrio e o valor do multiplicador são, respectivamente: