Questões de Economia - Contabilidade Nacional / PIB para Concurso

Foram encontradas 994 questões

Q2580764 Economia

Considerando os conceitos do Direito Financeiro, é correto afirmar que o conjunto de gastos realizados pelo Estado no seu funcionamento, ou seja, a aplicação de recursos financeiros em bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades coletivas é denominado, especificamente, de:

Alternativas
Q2577786 Economia

Assinale a alternativa que apresenta o indicador que é considerado o mais abrangente e utilizado para medir o desenvolvimento econômico de um país, levando em consideração a produção total de bens e serviços em sua economia.

Alternativas
Q2571559 Economia
Sobre as identidades macroeconômicas, avalie as seguintes afirmativas:

I. A identidade da renda nacional em uma economia aberta diz que o Produto Interno Bruto (PIB) é igual à soma do consumo (C), investimento (I), gastos do governo (G) e exportações líquidas (X - M).
II. A identidade do Produto Nacional Bruto (PNB) ajusta o PIB, subtraindo os pagamentos de fatores de produção externos utilizados internamente e adicionando os recebimentos do exterior por fatores de produção nacionais empregados em outros países.
III. O Produto Interno Bruto (PIB) pode ser calculado tanto pela ótica da produção quanto pela ótica da renda e da despesa, sendo que todos devem resultar no mesmo valor.
IV. A renda disponível das famílias é calculada como a renda nacional menos os impostos diretos pagos pelas famílias mais as transferências recebidas do governo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2571548 Economia
Leia o fragmento a seguir.

A ______ compreende os recursos centralizados pelo governo federal para a gestão da arrecadação e dos pagamentos públicos, permitindo melhor controle sobre a programação financeira e execução orçamentária, incluindo ______ de créditos e ______ de despesas quando necessário.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.
Alternativas
Q2571167 Economia
Um dos temas mais controversos em Macroeconomia é a determinação das taxas de variação do PIB real e do nível de emprego.
No trecho seguinte, Keynes sintetiza sua teoria de determinação do nível de emprego e dos ciclos econômicos nas economias capitalistas.

Não é, portanto, a desutilidade marginal do trabalho, expressa em termos de salários reais, que determina o volume de emprego, exceto no caso em que a oferta de mão de obra disponível a certo salário real fixe um nível máximo de emprego. A propensão a consumir e o nível do novo investimento é que determinam, conjuntamente, o nível de emprego, e é este que, certamente, determina o nível de salários reais, e não o inverso.
KEYNES, J. M. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1996 [1936], capítulo 3. Adaptado.


No trecho citado, Keynes argumenta que o nível de emprego nas economias capitalistas depende, fundamentalmente, da(o)
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: B
5: A