Questões de Concurso
Sobre contabilidade nacional / pib em economia
Foram encontradas 1.141 questões
A partir do texto precedente, julgue o seguinte item, em relação aos conceitos e práticas de economia, ecologia e sociologia.
O Brasil destacou-se pelos altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2024, tendo a porcentagem de investimento em P&D aumentado em relação ao produto interno bruto (PIB).
A elevação da proporção do crédito em relação ao produto interno bruto (PIB) é prejudicial para a economia de um país, uma vez que aumenta a alavancagem financeira de empresas e o endividamento da população.
Para o cálculo do produto interno bruto pela ótica da despesa, devem-se somar as importações e subtrair as exportações aos valores do consumo final das famílias e do governo e o investimento.
A diferença entre o produto a preço de mercado e o produto a custo dos fatores está na inclusão do valor da depreciação no cálculo.
Em um país onde haja recebimento líquido de rendas do exterior, o produto nacional bruto será maior que o produto interno bruto.
Considere a seguinte identidade macroeconômica:
Y=C+I+G+(X — M)
Essa fórmula representa:
I. Em contabilidade nacional, o esforço produtivo de um país num determinado período é avaliado através dos agregados macroeconômicos que medem o Valor Adicionado num período. Os agregados principais são o Produto, a Renda e a Despesa.
II. A contabilidade Nacional se desenvolveu inspirada na obra do economista inglês John Maynard Keynes, que na década de 30, lançou os fundamentos da moderna macroeconomia. Sua obra mais conhecida é Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda.
III. Em contas nacionais para se chegar à mensuração do PIB sob a ótica do produto. É por meio da soma de todas as remunerações de todos os fatores de produção de todas as unidades produtivas da economia.
IV. Pode-se medir também o PIB pela ótica da despesa que é somando a remuneração de todos os gastos dos agentes econômicos em consumo de bens e serviços nacionais e importados, e em investimento para ampliação da capacidade produtiva.
V. O PIB per capita é uma referência importante como uma medida síntese de padrão de vida e desenvolvimento econômico dos países. É obtido dividindo-se o PIB do ano pela população residente no mesmo período e é considerada também uma representação satisfatória do nível de qualidade de vida de um pais.
A sequência está CORRETA em:
A União pode conceder garantias e realizar operações de crédito para estados e municípios, bastando para tanto que o ente subnacional comprove capacidade de pagamento e apresente projetos de impacto econômico positivo.
Acerca do apreçamento de ativos, julgue o próximo item.
Segundo o modelo de fatores, são considerados como fontes de risco sistemático outros fatores de risco que não o risco de mercado, como a inflação, o PIB ou a variação da taxa de juros.
Analise os seguintes dados hipotéticos relativos às contas nacionais de determinado país. (Valores em milhões de reais.)
Consumo privado................................................................................................................. 1000
Investimento privado............................................................................................................ 350
Consumo do governo + Investimento do governo............................................................... 100
Exportação de bens e serviços............................................................................................ 150
Importação de bens e serviços............................................................................................ 100
Pagamento de juros relativos à dívida interna..................................................................... 50
Recebimento de renda oriunda do exterior pelos agentes privados domésticos................. 50
Envio de renda para o exterior pelos agentes privados domésticos................................... 100
Tributos................................................................................................................................ 50
Considerando exclusivamente os dados fornecidos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Produto Interno Bruto (PIB) é igual a 1600.
( ) A variação das reservas cambiais é igual a 150.
( ) A poupança privada é igual a 550.
A sequência está correta em
( ) O Sistema de Contas Nacionais (SNA) incorporou novas pesquisas estruturais anuais e analisa e publica sistematicamente os dados das contas nacionais. Essas contas mostram, também, as relações entre a economia nacional e o resto do mundo e são apresentadas em três grandes subconjuntos: contas correntes (produção, distribuição e uso da renda); contas de acumulação (capital e financeira); e contas de patrimônio (ativos e passivos de abertura e fechamento).
( ) Existem duas óticas de composição e análise do PIB, conforme representado nas equações a seguir: Ótica da produção: PIB = Consumo final + formação bruta de capital fixo + impostos – subsídios sobre produtos; e Ótica da despesa: PIB = Valor bruto da produção – consumo intermediário + variação de estoques + exportações – importações.
( ) O PIB nominal mede o valor atual, em unidades de moeda corrente, para o total da produção da economia. O PIB real mede a produção, com valores a preços constantes. O deflator do PIB mede o preço da produção em relação ao preço respectivo da produção no ano-base.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação aos agregados macroeconômicos, suas equações e identidades, analise as afirmações abaixo:
1. Pode-se afirmar que o estudo da macroeconomia é organizado em torno de três modelos: o comportamento da economia no muito longo prazo, o modelo de longo prazo e, por último, o modelo de curto prazo.
2. Considerando uma economia simples, a qual não possui governo nem comércio exterior, pode-se representar o produto como sendo Y, o consumo como C, e os gastos com investimentos como I. A equação básica é a de que os produtos produzidos superam as quantidades dos produtos vendidos, gerando uma reserva de estoque que leva ao equilíbrio, uma vez que I = S (poupança).
3. Em longo prazo, o produto é determinado apenas pela oferta agregada, e os preços são determinados por ambas, oferta agregada e demanda agregada.
4. As contas nacionais dividem o PIB em quatro categorias abrangentes para despesas: Consumo (C), Investimento (I), Compras do governo (G) e Exportações líquidas (NX). O PIB é a soma do consumo, investimento, compras do governo e exportações líquidas. Essa equação (Y = C + I + G + NX), se Y representa o PIB, é conhecida como a identidade das contas nacionais.
5. O produto nem sempre está em seu nível de tendência, ou seja, o nível correspondente ao pleno emprego (econômico) dos fatores de produção. Em vez disso, o produto flutua em torno do nível de tendência.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. A conta corrente registra transações de bens, serviços, rendas e transferências unilaterais entre residentes e não residentes de um país.
II. Um superávit na conta corrente implica um déficit na conta de capital e financeira, para que o balanço de pagamentos permaneça equilibrado.
III. Quando há fluxos de capital entrando no país por meio de investimentos estrangeiros diretos, esses valores são registrados na conta de transações correntes.
Está correto o que se afirma em
Com base nessas informações, o valor da poupança nacional nessa economia é de