Questões de Concurso
Sobre demanda e oferta em economia
Foram encontradas 1.017 questões
I. A política monetária é uma ferramenta macroeconômica utilizada para controlar a inflação.
II. A elasticidade-preço da demanda é um conceito de microeconomia que mede a sensibilidade da quantidade demandada ao preço.
III. A microeconomia estuda o comportamento agregado da economia, enquanto a macroeconomia foca no comportamento individual.
Está correto o que se afirma apenas em

Algumas das frases escritas pelos participantes se encontram transcritas a seguir; analise-as.
I. Teoricamente, oferta e demanda determinam, simultaneamente, o preço de equilíbrio de mercado, que iguala a taxa de venda desejada com a taxa de compra desejada.
II. A demanda é um conceito potencial, frequentemente diferenciado do evento transacional de “unidades vendidas”. Nesse sentido, a demanda é mais um conceito de vendas potenciais do que uma venda real.
III. A oferta é mais um planejamento de cenário para operações do que uma produção, distribuição e entregas reais.
IV. A oferta e a demanda são taxas explicitadas por unidades para todo o ciclo de vida da empresa.
V. O ponto “E” é um conceito de equilíbrio de mercado, um preço que iguala o nível de fluxo de compras pretendidas com o nível de vendas planejadas.
Considerando o caso hipotético, está correto o que se afirma apenas em

Com base nas informações fornecidas, assinale, a seguir, o custo que o governo incorrerá com tal política.
As curvas de oferta e demanda do mercado de Damorida em Boa Vista são dadas por:
Oferta: P= 100+2q
Demanda: P= 200-2q
Considerando este mercado, assinale a alternativa CORRETA quanto a quantidade e o prego de equilíbrio, respectivamente:
Segundo Rossetti (2003), os principais fatores determinantes da elasticidade-preço da procura são
Após uma política governamental de subsídios, o preço do bem X caiu para PX = R$ 5,00 por unidade, enquanto o preço de Y permaneceu constante.
Com base nessa mudança e nas preferências do consumidor, avalie as afirmativas a seguir.
I. Após a redução no preço de X, o novo ponto de equilíbrio dependerá tanto do efeito substituição quanto do efeito renda, sendo o efeito substituição responsável por um aumento no consumo de X.
II. Se X e Y forem bens complementares perfeitos, a quantidade consumida de X e Y não será alterada mesmo com a queda no preço de X.
III. A redução no preço de X altera a inclinação da restrição orçamentária, ampliando o conjunto de consumo possível do consumidor.
Está correto o que se afirma em
I. o governo introduziu um subsídio para a compra de automóveis elétricos;
II. o preço das baterias, um insumo essencial, caiu significativamente devido a avanços tecnológicos.
Com base nesses eventos, assinale a opção que descreve corretamente o impacto esperado sobre o equilíbrio de mercado (preço e quantidade).
I. O preço é o fator mais importante que afeta a função demanda.
II. Podemos deduzir que p=94-0,05q.
III. As intersecções da função são p= 9,40 e q=1.880.
Está correto o que se afirma em

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A curva de oferta S mostra para cada preço p, a quantidade desse bem, xs, que os vendedores estão dispostos a ofertar no mercado. Sua inclinação positiva indica que os vendedores estão dispostos a ofertar mais, quanto maior for o seu preço. Em ES, observamos excesso de oferta.
II. A curva de demanda D mostra para cada preço p, a quantidade desse bem por unidade de tempo, xd, que os consumidores estão dispostos a demandar no mercado. Sua inclinação negativa indica que os compradores estão dispostos a comprar mais, quanto menor for o seu preço. Em ED, pode ser observado a diminuição de demanda.
III. O equilíbrio de mercado na mencionada representado pelo ponto de interseção entre as curvas de oferta e demanda, cujas coordenadas são x* e p*. Nesse ponto, a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada, diga-se x*, não existindo razão alguma para que o preço p* seja alterado.
Está correto o que se afirma em
1. Um grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço é chamado de mercado. Os compradores, enquanto grupo, determinam a demanda pelo produto, e os vendedores, também como grupo, determinam a oferta do produto.
2. A lei da demanda é a situação em que, tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada do bem diminui. Quando o preço diminui, a quantidade demandada do bem aumenta.
3. A quantidade ofertada de qualquer bem ou serviço pode ser entendida como a quantidade que os vendedores querem e podem vender. O preço é um dos fatores mais relevantes para determinação da quantidade ofertada.
4. A lei da oferta é oriunda da relação entre preço e quantidade ofertada. A relação se dá da seguinte forma: com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta, e quando o preço de um bem cai, a quantidade ofertada desse bem também cai.
5. Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva da oferta para a esquerda e é denominada curva desequilíbrio ofertante. Qualquer mudança que reduza a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva de oferta para a direita, ou seja, gera a tendência de aumento de preços ao consumidor de forma inercial.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: