Questões de Concurso Sobre desenvolvimento e crescimento econômico em economia

Foram encontradas 635 questões

Q3061007 Economia

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e os rendimentos dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos.

(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.)

A respeito do Índice de Gini, analise o gráfico a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações do gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Q3061006 Economia
Os indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro e as desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil são temas em constante debate na esfera política e econômica. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3061004 Economia

Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital. A respeito da estrutura orçamentária e da evolução da dívida pública brasileira, analise as informações contidas na tabela a seguir, cujos valores estão expressos em bilhões de reais (R$). 


Imagem associada para resolução da questão

                                                                                (Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.)


Considerando as informações disponibilizadas anteriormente e os conhecimentos relativos à estrutura orçamentária e à dívida pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.


I. A Regra de Ouro impede que os governos se endividem para o pagamento de despesas com pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública.


II. A margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro corresponde ao excedente de despesas de capital em relação às receitas de operações de crédito consideradas para a apuração, em um determinado período.


III. A linha “ressalva constitucional” consiste na ressalva estabelecida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que permite exceder o volume de operações de crédito em relação às despesas correntes até o montante de crédito extraordinário, com finalidade precisa, aprovado previamente pelo Poder Executivo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3052430 Economia
Em relação ao modelo de crescimento de Harrod-Domar, avalie as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O investimento agregado apresenta apenas dois efeitos na economia: efeitos demanda e capacidade.
( ) O modelo apresenta o chamado equilíbrio em “fio da navalha”, em que um país pode sair da trajetória de equilíbrio de longo prazo, não conseguindo retornar para essa trajetória.
( ) O modelo atribui o crescimento à acumulação de capital, ao crescimento da força de trabalho e às inovações tecnológicas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3050286 Economia

Os textos abaixo, extraídos de pesquisas realizadas, respectivamente, por Pedro Ferreira de Souza e Marcelo Medeiros, especialistas em desigualdade socioeconômica, referem-se à fração média da renda nacional recebida pelo 1% mais rico da população no Brasil:


Texto I

As comparações corroboram que o Brasil é um dos países com maior concentração no topo, quiçá o que apresenta a maior. Por aqui, o 1% mais rico recebe em torno de 23% da renda total. Em outros países muito desiguais, esse percentual fica próximo a 20%, como nos Estados Unidos e na Colômbia. Nos países mais igualitários, ele não ultrapassa os 10%, como na França e no Japão [...]. O caráter inercial da desigualdade e sua tendência a mudar depressa apenas em situações de crise e ruptura podem ser vistos em muitos outros países. É raro observar mudanças prolongadas, graduais e profundas na fatia apropriada pelo topo da distribuição.

SOUZA, P. G. F. Uma história de desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil – 1926-2013. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 262. Adaptado.


Texto II

Quem quer entender desigualdade no Brasil tem que olhar para a desigualdade racial. Quem quer entender desigualdade racial tem que olhar para os ricos. Uma parte muito grande da desigualdade racial nos salários é dada pela diferença entre os trabalhadores de renda alta e os demais trabalhadores. As portas do mundo dos ricos são muito estreitas, mas para os negros elas estão praticamente fechadas e não vão se abrir sozinhas [...]. Os negros são uma minoria no grupo dos ricos e, entre eles, são os menos ricos. Não é simples explicar essa desigualdade sem passar seriamente pela ideia de racismo estrutural. Fatores que são tomados como determinantes da desigualdade em geral não conseguem predizer muito bem as chances de negros e brancos estarem entre os ricos. A raça, no entanto, ganha importância à medida que se vai para partes mais altas da pirâmide social. Ou seja, raça é uma barreira crescente, a qual se torna mais difícil de superar conforme as pessoas vão ficando mais ricas.

MEDEIROS, M. Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2023. p.96-97. Adaptado.


A leitura dos textos permite concluir que, com respeito à desigualdade social,

Alternativas
Q3050285 Economia

Com o propósito de integrar a macroeconomia à teoria do desenvolvimento econômico, desde o início dos anos 2000, o professor Luiz Carlos Bresser-Pereira e outros autores têm formulado um conjunto de proposições teóricas, acompanhadas de evidências empíricas, com o objetivo de explicar por que muitos países em desenvolvimento, como o Brasil, após percorrerem uma trajetória inicialmente exitosa de crescimento econômico e alcançarem níveis de renda per capita em torno da média mundial, recaem em processos crônicos e persistentes de estagnação econômica. O conjunto dessas proposições forma o chamado novo-desenvolvimentismo.


De acordo com o novo-desenvolvimentismo, o principal obstáculo à superação da estagnação em países em desenvolvimento de renda média, como o Brasil, está relacionado à

Alternativas
Q3050282 Economia

No que diz respeito aos modelos neoclássicos e não neoclássicos de crescimento econômico, considere as afirmativas abaixo.


I - No modelo de Harrod, embora a taxa de crescimento de longo prazo dependa da taxa de poupança e da relação capital-produto, o pleno-emprego não é necessariamente assegurado no longo prazo, já que a chamada “taxa garantida” pode não se igualar à “taxa natural” de crescimento.


II - No modelo de Solow, a taxa de crescimento é sustentável no longo prazo, porque a função de produção agregada funciona sob condições de retornos crescentes de escala.


III - No modelo de Kaldor, a taxa de crescimento da economia no longo prazo é condicionada pela taxa de crescimento do produto industrial, mas esta última depende, por sua vez, da taxa de crescimento da produtividade industrial.


IV - No modelo de Thirlwall, segundo a lei de Thirlwall (versão forte), um país em desenvolvimento convergirá para níveis médios de renda per capita similares aos dos países desenvolvidos se aquele país detiver um padrão de especialização em que a elasticidade-renda da demanda dos produtos exportados for superior à elasticidade-renda da demanda dos produtos importados.


Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Q3050281 Economia

Em seu livro “Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos”, o economista André Nassif dedica um dos capítulos à contribuição de Celso Furtado para a teoria do subdesenvolvimento, desenvolvimento e estagnação nas economias capitalistas. Segundo Nassif,

Celso Furtado foi um dos pais-fundadores da Cepal – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe [...], em 1948, antes mesmo da designação de Raúl Prebisch como seu segundo secretário-executivo. Furtado “descobriu” um método teoricamente inovador de análise dos problemas econômicos, tendo talvez sido o economista latino-americano que maior ênfase conferiu à interpretação dos fatores históricos e sociais na dinâmica do processo de desenvolvimento econômico. Por tal originalidade teórico-metodológica, Furtado foi um cepalino não cepalino.

NASSIF, A. Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos. São Paulo: Contracorrente, 2023. p.205. Adaptado.


Na concepção original de Furtado, o fenômeno do subdesenvolvimento (A)

Alternativas
Q3050258 Economia

A economia evolucionária schumpeteriana oferece uma visão importante acerca do papel da tecnologia e da inovação no processo de mudança estrutural.


Dentro dessa perspectiva, os fatores que contribuem ou impedem os países de desenvolverem suas capacidades e seguirem um processo de mudança estrutural pró-crescimento têm sido estudados de forma ampla pela abordagem 

Alternativas
Q3048652 Economia
Sobre os modelos de crescimento econômico de Harrod-Domar, de Solow e de Lewis, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3040213 Economia
Nos últimos anos, as empresas brasileiras buscam uma transformação significativa com a crescente adoção dos princípios e práticas ASG (Ambiental, Social e Governança). Entretanto, tais princípios enfrentam desafios para serem implementados no país. Uma potencialidade e uma resistência aos princípios ASG na realidade brasileira advêm, respectivamente, de
Alternativas
Q3010383 Economia
Assinale a opção que representa um incentivo fiscal para a promoção da proteção ambiental.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: SEPLAG-MG Prova: FUNCAB - 2014 - SEPLAG-MG - Economia |
Q2973100 Economia

Observe a tabela abaixo, que apresenta dados das variáveis X e Y.

Imagem associada para resolução da questão

A reta de regressão para os dados apresentados é expressa por:

Alternativas
Q2960814 Economia

Quaisquer que sejam os modelos utilizados para inferir o comportamento do mercado e formação de valores, eles devem ter seus pressupostos devidamente explicitados e testados.

No caso de utilização de modelos de regressão linear, deve-se verificar a

Alternativas
Q2924079 Economia

A mudança da economia de subsistência para uma cidade monocêntrica com total especialização do solo ocorre quando os custos dos deslocamentos e quando a intensidade das comunicações apresentam, respectivamente, os seguintes comportamentos:

Alternativas
Q2907839 Economia

Em relação ao ordenamento das principais fases da estatística descritiva, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Q2907836 Economia

Em relação à variância, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2907834 Economia

Em relação à correlação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2866659 Economia

Considerando-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), analise os indicadores abaixo e identifique os que são utilizados no IDH:

I- Esperança de vida ao nascer.

II- Educação.

III- Saneamento.

IV- Condição do meio ambiente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2866645 Economia

Os índices de inflação são calculados comparando o custo de uma cesta de mercado de bens adquiridos em um ano-base (avaliado a preços do ano-base) com:

I- A mesma cesta de mercado avaliada a preços correntes.

II- A cesta de mercado atual avaliada a preços do ano-base.

III- A cesta de mercado atual avaliada a preços correntes.

IV- A mesma cesta de mercado aos preços do ano-base.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Está(ão) corretas:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: B
9: B
10: B
11: C
12: A
13: B
14: A
15: A
16: A
17: D
18: D
19: B
20: C