Questões de Concurso Sobre desenvolvimento econômico em economia

Foram encontradas 336 questões

Q3061006 Economia
Os indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro e as desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil são temas em constante debate na esfera política e econômica. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3061004 Economia

Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital. A respeito da estrutura orçamentária e da evolução da dívida pública brasileira, analise as informações contidas na tabela a seguir, cujos valores estão expressos em bilhões de reais (R$). 


Imagem associada para resolução da questão

                                                                                (Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.)


Considerando as informações disponibilizadas anteriormente e os conhecimentos relativos à estrutura orçamentária e à dívida pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.


I. A Regra de Ouro impede que os governos se endividem para o pagamento de despesas com pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública.


II. A margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro corresponde ao excedente de despesas de capital em relação às receitas de operações de crédito consideradas para a apuração, em um determinado período.


III. A linha “ressalva constitucional” consiste na ressalva estabelecida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que permite exceder o volume de operações de crédito em relação às despesas correntes até o montante de crédito extraordinário, com finalidade precisa, aprovado previamente pelo Poder Executivo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3050282 Economia

No que diz respeito aos modelos neoclássicos e não neoclássicos de crescimento econômico, considere as afirmativas abaixo.


I - No modelo de Harrod, embora a taxa de crescimento de longo prazo dependa da taxa de poupança e da relação capital-produto, o pleno-emprego não é necessariamente assegurado no longo prazo, já que a chamada “taxa garantida” pode não se igualar à “taxa natural” de crescimento.


II - No modelo de Solow, a taxa de crescimento é sustentável no longo prazo, porque a função de produção agregada funciona sob condições de retornos crescentes de escala.


III - No modelo de Kaldor, a taxa de crescimento da economia no longo prazo é condicionada pela taxa de crescimento do produto industrial, mas esta última depende, por sua vez, da taxa de crescimento da produtividade industrial.


IV - No modelo de Thirlwall, segundo a lei de Thirlwall (versão forte), um país em desenvolvimento convergirá para níveis médios de renda per capita similares aos dos países desenvolvidos se aquele país detiver um padrão de especialização em que a elasticidade-renda da demanda dos produtos exportados for superior à elasticidade-renda da demanda dos produtos importados.


Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Q3050281 Economia

Em seu livro “Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos”, o economista André Nassif dedica um dos capítulos à contribuição de Celso Furtado para a teoria do subdesenvolvimento, desenvolvimento e estagnação nas economias capitalistas. Segundo Nassif,

Celso Furtado foi um dos pais-fundadores da Cepal – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe [...], em 1948, antes mesmo da designação de Raúl Prebisch como seu segundo secretário-executivo. Furtado “descobriu” um método teoricamente inovador de análise dos problemas econômicos, tendo talvez sido o economista latino-americano que maior ênfase conferiu à interpretação dos fatores históricos e sociais na dinâmica do processo de desenvolvimento econômico. Por tal originalidade teórico-metodológica, Furtado foi um cepalino não cepalino.

NASSIF, A. Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos. São Paulo: Contracorrente, 2023. p.205. Adaptado.


Na concepção original de Furtado, o fenômeno do subdesenvolvimento (A)

Alternativas
Q2924079 Economia

A mudança da economia de subsistência para uma cidade monocêntrica com total especialização do solo ocorre quando os custos dos deslocamentos e quando a intensidade das comunicações apresentam, respectivamente, os seguintes comportamentos:

Alternativas
Q2866659 Economia

Considerando-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), analise os indicadores abaixo e identifique os que são utilizados no IDH:

I- Esperança de vida ao nascer.

II- Educação.

III- Saneamento.

IV- Condição do meio ambiente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: CS-UFG - 2019 - UFG - Economista |
Q2694858 Economia

O índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida composta de três indicadores: longevidade, renda e educação. A nova fórmula de calcular esse índice utiliza a média

Alternativas
Q2615636 Economia

A corrente de pensamento econômico que preconiza a atuação do Estado como agente de planejamento e coordenação para superar os obstáculos estruturais ao desenvolvimento defende que o Estado

Alternativas
Q2571162 Economia
Entre o final do século XVIII e primeira metade do século XIX, as implicações liberais emanadas da economia política clássica foram rechaçadas por políticos e economistas nacionalistas, como Alexander Hamilton, nos Estados Unidos, e Friedrich List, na Alemanha. List, particularmente, em sua obra “Sistema Nacional de Economia Política” rejeita, veementemente, as recomendações de adesão ao livre-comércio internacional, feitas por Adam Smith. Em oposição a esse autor e a outros economistas da economia política clássica, aos quais se refere como porta- -vozes da “escola popular”, List recomenda, no trecho a seguir, que as nações mais atrasadas adotem medidas protecionistas para que consigam alcançar o nível de desenvolvimento das nações mais adiantadas.

A escola falha ao não perceber que, em um sistema de livre concorrência com nações industrializadas mais avançadas, um país atrasado, embora tenha elevado potencial de produção industrial, nunca poderá alcançar pleno desenvolvimento manufatureiro sem a adoção de medidas de proteção de sua indústria local.

LIST, F. The National System of Political Economy. New York: Longmans, Green, and Co., 1909. p.253. (tradução nossa). Adaptado.

O trecho mencionado refere-se ao caso, pioneiramente elaborado por List, para a adoção de medidas protecionistas nas nações tecnologicamente atrasadas, em relação aos países desenvolvidos.
Trata-se do argumento para a
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Economista |
Q2476090 Economia
Assinale a opção que indica como a diferença entre os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico é definida.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Economista |
Q2476083 Economia
No cenário atual de globalização e interdependência econômica entre os países, o comércio internacional desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e na alocação eficiente dos recursos. Nesse contexto, economistas têm desenvolvido diversas teorias para explicar os padrões e os benefícios do comércio entre as nações.

Sobre as teorias do comércio internacional, assinale a opção que relaciona corretamente o pensamento econômico à sua característica.
Alternativas
Q2451622 Economia
Walt Whitman Rostow desenvolveu um importante modelo de desenvolvimento econômico que definiu o processo de desenvolvimento econômico em diversas etapas.
Segundo esse modelo, as etapas de desenvolvimento econômico ocorriam na seguinte ordem cronológica: 
Alternativas
Q2406568 Economia
O pensamento econômico latino-americano foi fortemente influenciado por desenvolvimentos da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), vinculada às Nações Unidas. Acerca desse pensamento e de sua influência cepalina, julgue (C ou E) o item a seguir. 


O pensamento cepalino não apresenta semelhanças com o pensamento keynesiano surgido na década de 1930, tendo em vista que a condição de subdesenvolvimento da América Latina exigia uma refutação completa da teoria econômica concebida em países desenvolvidos.  

Alternativas
Q2390526 Economia

Julgue o item subsequente.


A racionalização dos meios de produção advinda com a tecnificação da agricultura brasileira possibilitou o crescimento econômico, que melhorou as relações entre a produção e o processo produtivo, induzindo o campo a novas organizações espaciais.

Alternativas
Q2380421 Economia
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: WGI (2020). Disponível em: <https://bit.ly/3NsOYip>.

ROCHA, K. Risco regulatório e estimativa do impacto financeiro potencial do PDL nº 94/2022 nos investimentos em infraestrutura. Nota técnica n. 99. Brasília, DF: Ipea, 2022. p. 7. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/220805_218772_ nt_diset_n99_web.pdf (ipea.gov.br). Acesso em: 28 nov. 2023. Adaptado.

O gráfico apresentado sobre a evolução do indicador “qualidade regulatória percentil rank”, revela que o indicador
Alternativas
Q2360358 Economia
Em relação ao modelo de sinalização de Spence, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No equilíbrio com informação completa, ninguém fará curso de educação.
( ) No equilíbrio com seleção adversa, apenas os trabalhadores de menor produtividade se oferecerão para o emprego e serão contratados com salário igual à sua produtividade.
( ) No equilíbrio agregador, a sinalização da educação permitirá separar os trabalhadores com baixa e alta produtividade.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2360343 Economia
A regra de ouro no modelo do Modelo de “Ramsey-Cass-Koopmans” indica
Alternativas
Q2360312 Economia
Considere o modelo de crescimento de Harrod-Domar. Considere que a taxa de poupança é igual a 0,5 e que o capital por produto é igual a 2. Em estado estacionário, a taxa efetiva de crescimento é igual a  
Alternativas
Q2344804 Economia
Qual dos seguintes NÃO é um indicador comum de desenvolvimento econômico e social?
Alternativas
Q2324971 Economia
De acordo com o estudo “Retomada econômica e geração de emprego e renda no pós-pandemia”, desenvolvido entre 2021 e 2022 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados do Congresso brasileiro, as contribuições externas recebidas no âmbito do estudo, bem como as evidências encontradas na pesquisa, principalmente no comparativo internacional, assim como as conclusões das discussões, audiências públicas e seminário internacional levadas a cabo, indicam que a economia brasileira deve buscar inserção adequada à nova ordem economia mundial.

Essa reconfiguração pós-pandemia demanda uma regulação voltada
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: A
6: B
7: C
8: C
9: E
10: A
11: B
12: C
13: E
14: E
15: A
16: B
17: B
18: C
19: D
20: C