Questões de Concurso
Sobre economia brasileira contemporânea em economia
Foram encontradas 817 questões
Desde a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, as diversas tentativas de promover uma Reforma Tributária no Brasil malograram, por falta de consenso político entre os atores envolvidos (Governos, Congresso, grupos de interesse, etc.). Finalmente, no ano passado, após ampla discussão e aprovação, pelo Congresso Nacional, promulgou-se a Emenda Constitucional no 132, de 20 de dezembro de 2023, contendo o texto-base da Reforma Tributária no Brasil. A implementação dessa reforma, no entanto, não será imediata, pois dependerá da regulamentação do novo sistema de impostos.
Um dos propósitos da Reforma Tributária recém-aprovada é corrigir as distorções do atual sistema de tributação brasileiro,
que é caracterizado por
Se entre 1980 e 2022 a taxa de variação média anual do PIB real no Brasil foi de apenas 2,2%, no período 2004-2010, que abrange, praticamente, os dois mandatos do Governo Lula da Silva (2003-2010), essa taxa acelerou para, aproximadamente, 4,4% a.a., caracterizando notável exceção à regra de baixo crescimento das últimas quatro décadas. A economista Laura Carvalho, em seu livro “Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico”, publicado em 2018, cunhou o curto período de maior expansão entre 2004 e 2010 de miniboom.
Embora esse ciclo de expansão não se tenha sustentado posteriormente, os seguintes fatores contribuíram para o miniboom da economia brasileira entre 2004 e 2010, EXCETO a(o)
O Plano Nacional de Desenvolvimento II (II PND), anunciado em 1974, visou, fundamentalmente, a
No primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, após o Plano Real, é INCORRETO afirmar que houve
Entre 1986 e 1991, o governo brasileiro implementou, na tentativa de combater a inflação, os planos econômicos
Considerando o aumento da participação de produtos primários na pauta exportadora brasileira entre 2003 e 2012, analise as assertivas abaixo.
I. Houve aumento das exportações de manufaturados.
II. O aumento das exportações deveu-se apenas ao comércio com a China, sem que tenham aumentado também as exportações para os mercados tradicionais do Brasil – Estados Unidos e Europa.
III. O crescimento do valor da exportação de produtos primários deveu-se, principalmente, ao aumento da quantidade exportada.
É correto o que se afirma em
Sobre a redução da pobreza e da desigualdade entre 2003 e 2008, e sobre a política social, analise as assertivas abaixo.
I. Houve redução tanto da população pobre como do coeficiente de Gini, que mede a concentração de renda.
II. Houve aumento real dos rendimentos do trabalho, porém a participação da renda do trabalho no PIB manteve-se estável.
III. Não houve elevação dos gastos sociais, mas apenas realocação dos recursos gastos pelo Governo Federal em políticas sociais tradicionais como Previdência e Educação para os programas de Assistência Social como o Bolsa Família.
É correto o que se afirma em
Sobre o ajuste ao Plano Real, iniciado em 1999, analise as assertivas abaixo.
I. Estabeleceu metas para redução dos gastos com pessoal para todos os níveis de governo.
II. Estabeleceu a independência do Banco Central na determinação de metas inflacionárias.
III. Entre os ajustes, houve o abandono da chamada “âncora cambial” e o estabelecimento da política de meta inflacionária.
É correto o que se afirma em
Com relação à primeira fase do Plano Real (1994–1998), analise as assertivas abaixo.
I. Houve valorização cambial em termos reais nos primeiros meses.
II. Houve elevação do superávit comercial.
III. Houve uma clara política de redução da taxa de juros que não sofreu descontinuidades no período.
É correto o que se afirma em
Em relação ao crescimento ou queda do PIB em termos reais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Em 2012, o PIB do setor de agropecuária cresceu, mas em uma taxa menor do que no ano anterior.
( ) O consumo das famílias, em 2012, sustentou o crescimento do PIB ao apresentar um crescimento maior do que em 2011.
( ) A formação bruta de capital fixo, em 2012, caiu em relação ao ano anterior.
Sobre as contas externas brasileiras, analise as assertivas abaixo.
I. A conta “financeira e capital” em 2012 foi positiva, mas foi menor do que o déficit de transações correntes.
II. O resultado da conta de transações correntes foi negativo em 2012, principalmente graças ao resultado da conta de serviços.
III. O investimento direto estrangeiro deixou de ser a principal fonte de financiamento do balanço de pagamento, sendo substituído pelo investimento estrangeiro em títulos de renda fixa.
É correto o que se afirma em
Na balança comercial de 2011 e 2012, houve um(a)
I. redução no saldo comercial em 2012 em relação ao ano anterior.
II. redução nas exportações de bens em 2012 em relação a 2011.
III. aumento no valor das importações em 2012 em relação a 2011.
É correto o que está contido em
Os reajustes salariais pela URP foram praticados durante
No século XX, foram registrados na economia brasileira dois importantes fluxos migratórios: um deles promoveu saída das pessoas do campo para as grandes cidades, em decorrência da industrialização; o outro favoreceu a migração direcionada para as regiões onde novas terras eram incorporadas à produção agropecuária. O primeiro movimento descrito é denominado:
O Plano Real implementado no Brasil na década de 1990, visando combater o processo inflacionário promoveu, em uma de suas fases, a indexação completa da economia, através do seguinte instrumento:
O início do ano de 1999 foi marcado por um imenso debate sobre a viabilidade de cumprimento das medidas econômicas sugeridas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em função do aporte de recursos em torno de US$ 41,5 bilhões oferecidos por este Fundo em 1998. Tais medidas estavam direcionadas, dentre outras, à elevação da taxa de juros, ao corte dos gastos públicos (e formação de superávits fiscais) e à modificação do regime de câmbio. Em função disso, desde esse ano (1999), a condução da política econômica brasileira passou a ser de realização de um ajuste significativo das variáveis macroeconômicas. Por conseguinte, marcando a opção INCORRETA.
Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?
O Governo Federal Brasileiro editou, em junho de 1994, um conjunto de medidas econômicas que ficariam conhecidas como Plano Real. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.
O índice da inflação medida pelo IPCA, tem estado, a cada ano, de 2005 a 2010, na faixa de