Questões de Concurso
Sobre elasticidade em economia
Foram encontradas 416 questões
I. A política monetária é uma ferramenta macroeconômica utilizada para controlar a inflação.
II. A elasticidade-preço da demanda é um conceito de microeconomia que mede a sensibilidade da quantidade demandada ao preço.
III. A microeconomia estuda o comportamento agregado da economia, enquanto a macroeconomia foca no comportamento individual.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Um elemento importante no debate sobre o aumento “ideal” do imposto sobre produtos está no fato de quão sensível é o consumo do produto em relação à mudança no seu preço.
( ) Uma medida excelente da sensibilidade do consumo à elevação nos preços de produtos, conforme relatado no caso hipotético, é a elasticidade-preço da demanda, definida como a mudança percentual na quantidade demandada em consequência de alteração percentual no preço.
( ) Consumidores enfrentam problemas restritos de otimização, em que o objetivo é escolher entre combinação de bens e serviços que maximizem satisfação ou utilidade, sujeito a uma restrição no montante de renda disponível.
A sequência está correta em
Segundo Rossetti (2003), os principais fatores determinantes da elasticidade-preço da procura são
Com base nesses dados, avalie as seguintes afirmativas:
I. A quantidade demandada de laranjas diminuirá em 8% devido à elevação do preço.
II. A quantidade ofertada de laranjas aumentará em 6% devido à elevação do preço.
III. Como a demanda é inelástica, a receita total dos produtores aumentará após o aumento do preço.
Está correto o que se afirma em
I. A elasticidade-preço da oferta depende diretamente da capacidade de ajuste dos fatores de produção no curto prazo, sendo maior em indústrias intensivas em tecnologia do que em setores agrícolas.
II. A curva de demanda perfeitamente inelástica reflete a inexistência de variações na quantidade demandada em resposta às alterações de preço, como observado em bens de luxo.
III. Em mercados monopolísticos, os preços são determinados pela interação entre oferta e demanda, sem intervenção de custos marginais ou barreiras de entrada.
IV. A formação do preço de equilíbrio em mercados oligopolísticos é influenciada pelo comportamento estratégico dos agentes econômicos, como políticas de cartel ou concorrência tácita.
V. A lei da oferta e da demanda é inviabilizada em economias planificadas, nas quais o preço é determinado centralmente, ignorando o comportamento de consumidores e produtores.
Assinale a alternativa correta:
I. O preço é o fator mais importante que afeta a função demanda.
II. Podemos deduzir que p=94-0,05q.
III. As intersecções da função são p= 9,40 e q=1.880.
Está correto o que se afirma em
Um fator que afeta a elasticidade/preço da demanda é a disponibilidade de bens substitutos, ou seja, quanto mais substitutos houver, mais elástica será a demanda (aumenta o poder de se substituir um produto por outro, por exemplo). Portanto, trata-se de um produto cujos consumidores são bastante sensíveis à variação de preços.
A elasticidade-preço da demanda pode ser definida como a divisão entre a variação percentual da quantidade demandada sobre a variação percentual do preço. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta fator(es) que pode(m) tornar a elasticidade-preço da demanda mais elástica.
“Relação entre as diferentes quantidades de oferta e procura de certas mercadorias, em função das alterações verificadas em seus respectivos preços. De acordo com esse conceito, as mercadorias podem ser classificadas em bens de demanda inelástica ou fracamente elásticas, e bens de demanda fortemente elástica. Os primeiros englobam os bens de primeira necessidade, indispensáveis à subsistência diária da população”.
(SANDRONI, Paulo. Novo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 1999.)
A respeito do conceito de Elasticidade, analise as alternativas a seguir:
I. Elasticidade da demanda é a medida da variação na demanda de uma mercadoria. A demanda, considerada a quantidade de certa mercadoria comprada por unidade de tempo, depende de alguns fatores: preço, renda do consumidor, preço de outras mercadorias, gosto do consumidor, etc. Quando há qualquer mudança num desses fatores, ocorre variação na quantidade comprada da mercadoria na unidade de tempo em questão.
II. Os bens de demanda fortemente elástica são aqueles dispensáveis à sobrevivência da população, sendo geralmente utilizados pelos setores médios da sociedade.
III. A elasticidade também pode ser definida de forma matemática, como medida da força de reação de uma grandeza econômica tomada como variável independente.
IV. A elasticidade da procura mede a variação relativa da quantidade comprada na unidade de tempo, quando ocorre uma variação em um dos fatores (preço, renda do consumidor, preço de outras mercadorias, gosto do consumidor, etc.), mantendo-se constante os demais.
É CORRETO o que se afirmar em:
No que concerne a aspectos relativos à economia, julgue o item a seguir.
A elasticidade-preço da demanda mede o quanto a
quantidade demandada responde a variações no preço, ou
seja, a demanda por um bem é elástica nos casos em que a
quantidade demandada responde substancialmente a
variações no preço, como é o caso dos bens que dispõem de
substitutos próximos.

Com base nessas informações, assinale a opção correta.