Questões de Concurso
Comentadas sobre externalidades em economia
Foram encontradas 44 questões
I. Quando há externalidades negativas na produção, o custo marginal social é igual à soma do custo marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional do processo de produção que recai sobre terceiros e pelo qual a firma não paga).
II. Na presença de externalidades, a quantidade ótima escolhida pela firma não é Pareto-eficiente.
III. Quando há externalidades negativas no consumo, o benefício marginal social é igual à soma do benefício marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional de consumo que recai sobre terceiros e pelo qual o consumidor não paga).
Está correto o que se afirma em
Considerando essa distinção, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação privada de projetos foca no retorno financeiro direto aos investidores, incorporando o custo de oportunidade do capital baseado em suas alternativas de investimento, enquanto a avaliação social considera o custo de oportunidade do capital para a sociedade como um todo.
II. Na avaliação social de projetos, a taxa de desconto utilizada é tipicamente mais alta do que na avaliação privada, refletindo uma maior preferência pela alocação eficiente de recursos do ponto de vista social em comparação com interesses privados.
III. Externalidades, tanto positivas quanto negativas, são elementos centrais na avaliação social de projetos, pois esta abordagem visa medir o impacto total do projeto sobre o bem-estar social, incluindo efeitos sobre terceiros que não estão diretamente envolvidos no projeto.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que descreve corretamente uma consequência da assimetria de informação.
π1 = pq1 − c1(q1, x)
π2 = pq2 − c2(q2, x),
em que p é o preço, q1 e q2 são as quantidades produzidas pelas empresas 1 e 2, respectivamente; c1( ) e c2( ) são as funções custos das empresas 1 e 2, respectivamente, e x é o nível de poluição (externalidade) definido apenas pela empresa 1, de tal forma que, o custo marginal de x é negativo para a empresa 1(∂c1/∂x< 0) e positivo para a empresa 2 (∂c2/∂x> 0).
Considere duas situações:
1. A solução ótima de externalidade sem coordenação entre as empresas.
2. A solução ótima de externalidade com coordenação entre as empresas.
As condições de primeira ordem na solução ótima da externalidade nas situações 1 e 2 são, respectivamente,
I. As externalidades e os bens públicos constituem importantes causas de falhas de mercado e, portanto, dão origem a sérias questões de política pública. Ocorrendo as externalidades, o preço de um bem não reflete necessariamente seu valor social. Diante disso, as empresas poderão vir a produzir quantidades excessivas ou insuficientes, de tal maneira que o resultado do mercado venha a ser ineficiente. II. Um bem público é uma mercadoria que pode ser disponibilizada a baixo custo para muitos consumidores, mas, assim que é ofertada para alguns, torna-se muito difícil evitar que outros também a consumam. III. Existem externalidades negativas quando a ação de uma das partes beneficia a outra, e externalidades positivas quando a ação de uma das partes impõe custos à outra. IV. Como as externalidades estão refletidas nos preços de mercado, elas são a causa de eficiência econômica quando o lucro é maior que uma unidade.
Julgue o item, relativo à economia do setor público.
A regulação dos serviços privatizados tem gerado
extensos debates; de modo geral, a experiência vem
demonstrando que esses processos implicam
barateamento dos preços, com vistas à exclusão social
das populações mais pobres e a uma menor autonomia
dos prestadores de serviços.
Julgue o item, referente à macroeconomia.
O governo pode combater ou corrigir os efeitos gerados
pelas externalidades negativas causadas pelas empresas
por meio de ações conscientizadoras ou punitivas, ou
mediante a realização de gastos ou concessão de
incentivos.
( ) A intervenção do Estado se faz necessária apenas quando as externalidades são negativas.
( ) Uma forma de zerar ou mitigar a geração de externalidades negativas é por meio da imposição de multas aos agentes que causam danos à sociedade.
( ) No problema da tragédia dos comuns, o custo da super exploração do bem comum que pode levar à sua extinção é um exemplo de externalidade.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
É o que os economistas chamam de Externalidades Negativas.
Um importante ferramental teórico para a avaliação desse tema é o Teorema de Coase. Ele postula que se o custo de se reparar ou evitar um dano for menor que a perda por ele causada, haverá solução de mercado para resolver eficientemente as questões ambientais.
Avalie as seguintes afirmativas relativas a características presentes na análise desse tipo de situação:
I. Quando se avaliam os impactos ambientais das atividades econômicas, existem efeitos de curto e de longo prazo.
II. Os impactos ambientais têm dimensão local, mas muitas vezes geram efeitos globais.
III. Há possibilidade de negociação entre os agentes envolvidos.
IV. Existe dificuldade de se conhecer quais são efetivamente os custos envolvidos, tanto os causados pela poluição quanto aqueles incorridos para sua mitigação.
Entre as afirmativas acima, são justificativas para a intervenção regulatória do governo
A assimetria de informação é irrelevante para o escopo da defesa da concorrência.
Nesse sentido, é correto afirmar que, dentre os diferentes tipos de falhas de mercado:
“…é quando uma pessoa está apta a tomar decisões em nome de outra, inclusive com efeitos sobre essa outra pessoa. Esses primeiros, que tomam a iniciativa, agem de acordo com seus próprios interesses, que podem ser contrários aos interesse das pessoas em nome das quais eles atuam.”
Essa definição diz respeito:
Alguns bens e serviços, por sua natureza, não podem ter sua oferta e procura determinadas pelas teorias clássicas da firma e do consumidor. Isso pode ocorrer por várias razões, como o fato de ser impossível impedir que um indivíduo desfrute do benefício trazido pelo bem ou serviço, mesmo que não tenha pagado por ele. Um exemplo típico é um farol, que ilumina as águas e o litoral ao redor de sua área. Mesmo que um fornecedor privado do serviço do farol cobrasse as embarcações que chegam ao porto pelo uso do serviço, outras embarcações que não aportam também se beneficiariam da iluminação do farol, porém sem pagar pelo preço do serviço.
Considerando as informações e a situação hipotética do caso do farol, julgue o item a seguir.
A falha de mercado descrita no caso do farol é a
externalidade negativa.