Questões de Concurso
Sobre falhas de mercado em economia
Foram encontradas 187 questões
O avanço da industrialização trouxe para os economistas situações relacionadas à economia ambiental. Quanto a um fabricante de aço que polui a atmosfera, afirma-se que
Sobre a comparação entre bens públicos e bens privados, é correto afirmar que:
Bem público é um bem não-rival. Exemplo:
Pode-se aplicar o conceito de externalidade à seguinte situação:
Analise as seguintes afirmativas abaixo que se referem a informações socioeconômicas e ambientais de um país.
I. Desenvolvimento sustentável pode ser definido como sendo o equilíbrio entre economia, tecnologia e o ambiente natural, levando-se em conta os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social. O desdobramento desse conceito permite visualizar três áreas de atuação conjunta, ou seja, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social.
II. O crescimento econômico é uma medida que vai de zero a um, sendo que quanto mais próximo da unidade, melhores são as condições do país. Na verdade é uma medida comparativa que engloba, de uma maneira geral, três dimensões, são elas: educação, riqueza e esperança de vida. Estas dimensões acabam avaliando e medindo o bem-estar da população de um país.
III. Uma área de proteção ambiental (APA), de acordo com a legislação ambiental brasileira, é uma área destinada à preservação dos recursos ambientais em termos da fauna, flora, solo e recursos hídricos, a fim de garantir a proteção dos ecossistemas e suas diversidades biológicas, disciplinar a ocupação do solo e possibilitar o uso sustentável dos recursos naturais (solo, água e vegetação).
IV. A taxa de natalidade medida por um determinado país é a relação entre os nascimentos e a população total desse país, enquanto a taxa de fecundidade, mensurada pelo mesmo (país) é a relação entre os nascimentos e o número de mulheres em idade fértil (dos 15 aos 44 anos).
Podemos afirmar, marcando a alternativa correta, que:
Com base nos conceitos de bens públicos e bens privados, assinale a alternativa correta:
Basicamente temos quatro tipos de estruturas de mercado de bens e serviços: monopólio, oligopólio, competição perfeita e competição monopolista. A respeito de um monopólio, podemos afirmar que:
De acordo com a teoria das finanças públicas, a intervenção do Estado na economia justifica-se pela existência de falhas de mercado, sob as quais os mecanismos de mercado são incapazes de garantir uma alocação ótima de recursos. No que se refere às falhas de mercado, assinale a opção correta.
Uma indústria de rede tem como uma característica básica:
A situação na qual o mercado, por si só, não consegue produzir uma alocação eficiente de recursos denomina-se
Sobre os bens públicos, analise as afirmativas a seguir.
(2) – Um bem é exclusivo quando as pessoas não podem ser impedidas de consumi-lo.
(4) – O seu uso é divisível e os consumidores fazem lances, revelando as suas preferências por eles.
(8) – O seu uso é indivisível e os consumidores fazem lances, revelando as suas preferências por eles.
(16) – O seu uso é indivisível, ou seja, é praticamente impossível se excluir um indivíduo do seu usufruto.
Marque a opção que apresenta a soma das afirmativas CORRETAS.
De acordo com a Teoria do Bem-Estar, podemos definir uma “externalidade” como:
Os mercados às vezes falham na alocação eficiente de recursos.
Em relação a essas falhas é correto afirmar que
Quais dos exemplos a seguir define externalidade negativa no consumo?
Nos mercados de produtos para a saúde e de serviços de saúde, as condições de concorrência perfeita não estão presentes. Do ponto de vista da teoria econômica, as principais falhas de mercado que existem no setor da saúde decorrem da assimetria informacional, da existência de barreiras à entrada e da ocorrência de riscos e incertezas. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O mercado de serviços de saúde é caracterizado pela relação agente-principal, em que o médico atua como o agente do seu paciente (principal), determinando o seu nível de consumo de serviços de saúde ou de produtos para uso médico. Essa relação decorre do conhecimento técnico que o médico possui e o paciente não, devendo este se submeter ao diagnóstico e à prescrição do primeiro. Existe, portanto, uma diferença no grau de informação (assimetria informacional) entre o paciente e o médico.
II. A necessidade de registro prévio, na ANVISA, de produtos ou equipamentos de uso médico, funciona como uma barreira sanitária e regulatória à entrada de novos produtos neste setor.
III. Na medida em que o mercado não consegue discriminar o risco de cada indivíduo separadamente, as operadoras e seguradoras privadas de saúde procuram avaliar um risco médio, de acordo com as características gerais do segurado, como por exemplo: idade e histórico de doenças familiares.
É correto o que se afirma em