Questões de Concurso
Sobre fundamentos macroeconomicos em economia
Foram encontradas 1.552 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital. A respeito da estrutura orçamentária e da evolução da dívida pública brasileira, analise as informações contidas na tabela a seguir, cujos valores estão expressos em bilhões de reais (R$).
(Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.)
Considerando as informações disponibilizadas anteriormente e os conhecimentos relativos à estrutura orçamentária e à dívida pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A Regra de Ouro impede que os governos se endividem para o pagamento de despesas com pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública.
II. A margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro corresponde ao excedente de despesas de capital em relação às receitas de operações de crédito consideradas para a apuração, em um determinado período.
III. A linha “ressalva constitucional” consiste na ressalva estabelecida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que permite exceder o volume de operações de crédito em relação às despesas correntes até o montante de crédito extraordinário, com finalidade precisa, aprovado previamente pelo Poder Executivo.
Está correto o que se afirma em
Tendo por base os conhecimentos relativos à contabilidade fiscal, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nesse caso, está sendo usado o gatilho de
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
Em relação à política monetária, julgue o item seguinte.
O aumento do compulsório é um instrumento de política monetária expansionista.
Em relação à política monetária, julgue o item seguinte.
Se o governo aumentar a taxa de redesconto, haverá uma expansão da oferta de moeda na economia com consequente redução da taxa de juros nominal.
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.
O funcionamento do multiplicador dos meios de pagamento
Nas últimas décadas, a maioria dos Bancos Centrais
abandonou a execução da política monetária de forma
discricionária e passou a manejá-la através de regras estritas de fixação da taxa de juros nominal básica de curto
prazo (denominada policy rate). A equação seguinte expressa a regra de Taylor, a mais conhecida regra de política monetária, utilizada por diversos Bancos Centrais que
perseguem metas de inflação, explícitas ou implícitas, na
atualidade:
em que
i é a taxa de juros nominal básica de curto prazo, fixada pelo Banco Central;
r* é a taxa de juros real neutra;
π é a taxa de inflação efetivamente observada;
π* é a meta de inflação;
Y é o PIB real efetivo;
Y* é o PIB real potencial (de pleno-emprego);
α e β são os pesos concedidos pela autoridade monetária aos objetivos de alcançar a meta de inflação e de atingir o pleno-emprego, respectivamente;
e os subscritos t são o período de tempo (anual).
Considere um Banco Central que maneje a política monetária, de acordo, estritamente, com a regra de Taylor, conferindo pesos iguais aos objetivos de manter a estabilidade de preços e de atingir o pleno-emprego, ou seja, α e β = 0,5. Admita, adicionalmente, que, ao decidir fixar a taxa de juros nominal básica de curto prazo i, o Conselho de Política Monetária (Copom) desse Banco Central baseie-se nos seguintes indicadores:
r* = 4%
πt = 6% a.a.
π* = 3% a.a.
Na hipótese de que o hiato do produto seja igual a zero e
o Banco Central se oriente pela regra de Taylor, o Copom
deverá fixar a taxa nominal básica de juros de curto prazo
i, de tal sorte que essa mesma taxa, em termos reais (isto
é, a taxa de juros real básica de curto prazo, ex post), seja
Hausmann e Hidalgo criaram um método para medir a complexidade econômica, mediante a análise da pauta exportadora de uma determinada economia.
Considerando-se a Teoria da Complexidade,