Questões de Concurso
Comentadas sobre fundamentos macroeconomicos em economia
Foram encontradas 289 questões
Nas últimas décadas, a maioria dos Bancos Centrais
abandonou a execução da política monetária de forma
discricionária e passou a manejá-la através de regras estritas de fixação da taxa de juros nominal básica de curto
prazo (denominada policy rate). A equação seguinte expressa a regra de Taylor, a mais conhecida regra de política monetária, utilizada por diversos Bancos Centrais que
perseguem metas de inflação, explícitas ou implícitas, na
atualidade:
em que
i é a taxa de juros nominal básica de curto prazo, fixada pelo Banco Central;
r* é a taxa de juros real neutra;
π é a taxa de inflação efetivamente observada;
π* é a meta de inflação;
Y é o PIB real efetivo;
Y* é o PIB real potencial (de pleno-emprego);
α e β são os pesos concedidos pela autoridade monetária aos objetivos de alcançar a meta de inflação e de atingir o pleno-emprego, respectivamente;
e os subscritos t são o período de tempo (anual).
Considere um Banco Central que maneje a política monetária, de acordo, estritamente, com a regra de Taylor, conferindo pesos iguais aos objetivos de manter a estabilidade de preços e de atingir o pleno-emprego, ou seja, α e β = 0,5. Admita, adicionalmente, que, ao decidir fixar a taxa de juros nominal básica de curto prazo i, o Conselho de Política Monetária (Copom) desse Banco Central baseie-se nos seguintes indicadores:
r* = 4%
πt = 6% a.a.
π* = 3% a.a.
Na hipótese de que o hiato do produto seja igual a zero e
o Banco Central se oriente pela regra de Taylor, o Copom
deverá fixar a taxa nominal básica de juros de curto prazo
i, de tal sorte que essa mesma taxa, em termos reais (isto
é, a taxa de juros real básica de curto prazo, ex post), seja
Nessa economia hipotética,
vO sistema de metas de inflação (inflation target) foi implantado no Brasil em 1999, por Armínio Fraga, então Presidente do BACEN, tendo como referência uma regra de reação do Banco Central para fixar a taxa de juros de curto prazo, conhecida como Regra de Taylor, de forma a agir para ajustar a inflação à meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, segundo o modelo abaixo expresso:
I. No Brasil, o Comitê de Política Monetária do BACEN promoveu incrementos persistentes da taxa de juros entre 2013 e 2015, resultando em queda da atividade econômica.
PORQUE
II. A opção da política monetária por uma das alternativas do modelo foi reduzir rapidamente a taxa de inflação no período, sendo, nesse caso, h bastante superior a g, sacrificando o crescimento do PIB.
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Ambas as projeções indicadas são estudos econômicos de longo prazo, uma vez que envolvem um horizonte temporal maior que um ano.
Suponha que uma subsidiária offshore tenha captado recursos e emprestado esses recursos para a matriz no Brasil.
O ingresso desses recursos no Brasil é registrado no Balanço de Pagamentos como
Os termos que preenchem corretamente os números 1, 2 e 3 são respectivamente,
O incentivo à compra de carros novos, recém-anunciado pelo governo federal, por meio da redução de tributos incidentes sobre esses bens, representa uma política fiscal expansionista, sendo essa política neutra sob a perspectiva tributária, uma vez que beneficia qualquer adquirente de veículos automotores, sem discriminação.
I. Um aumento pelo Banco Central da alíquota do depósito compulsório sobre os depósitos à vista dos bancos comerciais reduz o multiplicador monetário e a capacidade de criação de moeda pelos bancos comerciais.
II. Quanto maior a preferência dos bancos privados por manter reservas bancárias em sua propriedade, maior a dificuldade do Banco Central para fazer uma política monetária expansionista.
III. O Banco Central pode aumentar a quantidade de moeda na economia realizando operações de mercado aberto que envolvam venda de títulos públicos ou reduzindo a alíquota do depósito compulsório.
IV. Quando um indivíduo transfere recursos da conta corrente para a renda fixa, há destruição dos meios de pagamentos.
V. Um q de Tobin superior a 1 indica que o valor do (estoque de) capital da empresa está sobrevalorizado. Nesse caso, o investimento realizado pela empresa irá diminuir.
De acordo com o Banco Central do Brasil, o setor público consolidado obteve, em 2022, um superávit primário de R$ 126 bilhões. No mesmo período, os juros nominais do setor público, apropriados pelo critério de competência, alcançaram R$ 586 bilhões.
Banco Central do Brasil. Estatísticas fiscais: nota para a imprensa, 30/1/2023.
Considerando essas informações e os conceitos de contabilidade fiscal, julgue o próximo item.
( ) As políticas fiscais, entre outras funções, são utilizadas com objetivo de conduzir a demanda agregada ao nível de renda de pleno emprego da economia. ( ) Caso a economia se encontre em hiato deflacionário, cabe ao governo fazer o uso de algumas políticas, tais como: reduzir os gastos do governo, aumentar os tributos com objetivo de diminuir a renda disponível dos indivíduos, desestimular os investimentos. ( ) Para que ocorra o equilíbrio da renda nacional, é preciso que a demanda agregada (DA) seja maior que a oferta agregada (OA), conforme termo algébrico: Condição de equilíbrio = DA > OA. ( ) A demanda por investimento é influenciada por um conjunto de fatores, dentre eles se destacam: expectativas empresariais e taxas de juros. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O paradigma de estrutura-conduta-desempenho tem como principal preocupação a avaliação do desempenho de determinado mercado diante do desempenho esperado em uma situação ideal de concorrência perfeita. II. A ineficiência alocativa surge diretamente do exercício do poder do monopólio, ou seja, do fato de que o preço ser superior ao custo marginal. Essa situação faz com que o consumo seja inferior ao socialmente desejado. Isso faz com que o Estado intervenha no sentido de promover a concorrência e corrigir essa distorção. III. O paradigma de estrutura-conduta-desempenho é um dos principais instrumentos de análise das políticas de defesa da concorrência. Quando identificados os elementos da estrutura de mercado ou práticas das firmas danosos à concorrência, o Estado pode fazer uso da legislação antitruste, de forma a atenuar as ineficiências derivativas do poder de monopólio.
Considere as seguintes siglas:
PIB = Produto Interno Bruto, PIL = Produto Interno Líquido, PNB = Produto Nacional Bruto, PNL = Produto Nacional Líquido, II = Impostos Indiretos, ID = Impostos Diretos, Subs = Subsídios, RLEE = Renda Líquida Enviada ao Exterior, RP = Renda Pessoal, RN = Renda Nacional, RPD = Renda Pessoal Disponível, Transf = Transferências do governo para as famílias, Sp = Poupança Privada, Sg = Poupança do Governo, Se = Poupança Externa.
Ademais, considere que o subscrito cf representa “a custo de fatores” e o subscrito pm representa “a preços de mercado”. Assim, avalie se as seguintes expressões relacionam corretamente os agregados macroeconômicos.
I. PNLcf = PIBpm – depreciação – II + Subs. – RLEE.
II. RPD = RP – ID sobre famílias.
III. Se = RLEE – Exportações + Importações.
Está correto o que se afirma em
Julgue o item, referente à macroeconomia.
Em geral, a política fiscal atua como um movimento
contracíclico para controlar o nível de renda. Assim, em
um período de pressão inflacionária, o governo poderá
valer-se do aumento de renúncias fiscais e do aumento
da concessão de subsídios.
Julgue o item, referente à macroeconomia.
O lucro, que corresponde à remuneração do capital para
as famílias, é um custo de produção para as empresas,
razão pela qual são equivalentes o lucro econômico e o
contábil.
Com base na vigência da lei do preço único e da paridade de poder de compra, assinale a alternativa correta.