Questões de Concurso
Sobre inflação e mercado de trabalho em economia
Foram encontradas 523 questões
A partir do texto precedente, julgue o seguinte item, em relação aos conceitos e práticas de economia, ecologia e sociologia.
Segundo a curva de Philips, os dados relativos à taxa de desemprego no Brasil indicam tendência de queda da inflação.
1. Acomete certas zonas ou áreas geográficas.
2. Originado pelo avanço das tecnologias de produção.
3. Conhecido por mudança de emprego ou sazonal.
4. Provocado pela contratação de pessoas na chamada “economia informal”.
( ) Desemprego parcial.
( ) Desemprego friccional.
( ) Desemprego estrutural.
( ) Desemprego disfarçado.
A sequência está correta em
Considerando os conceitos relacionados à inflação e aos índices de preços, em relação aos possíveis fatores e às interpretações dessa situação, é correto concluir que
É possível que o desemprego diminua sem que o número de pessoas empregadas no período aumente.
I. Segundo a teoria quantitativa da moeda, o aumento da oferta de uma determinada moeda em circulação provoca a alta generalizada e sustentada dos preços de bens e serviços.
II. A teoria que afirma existir uma relação direta entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego é conhecida como teoria da inflação por curva de Phillips.
III. Quando os preços das matérias-primas, salários ou outros custos de produção aumentam, as empresas podem transferir essas despesas adicionais para os consumidores, resultando em altas nos preços de bens e serviços, segundo a teoria do custo de produção.
Está correto o que se afirma em
TEXTO PARA A QUESTÃO
Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais contido não apenas no presente, mas também para o futuro. Com isso, famílias e empresas passam a acreditar que a inflação, no futuro, estará mais baixa. Como resultado, os preços definidos hoje já tendem a aumentar menos pois os agentes sabem que as condições econômicas futuras não mais darão suporte a aumentos maiores de preços. Assim, choques de custos na economia tendem a se propagar de forma mais limitada na economia, reduzindo seus efeitos inflacionários. Essa propagação é chamada, na literatura econômica, de efeitos secundários ou de segunda ordem. É fundamental um elevado nível de credibilidade do banco central para que esse canal opere de forma adequada. No caso de baixa credibilidade, ocorre o oposto: choques tendem a se amplificar, gerando uma inflação maior.
I. A taxa de câmbio nominal corresponde ao preço de uma moeda em relação a outra. Na determinação dos fluxos comerciais entre os países, utiliza-se a chamada taxa de câmbio real, que corresponde ao relativo de preços entre o produto nacional e estrangeiro (ou vice-versa, conforme definição da taxa de câmbio nominal).
II. A inflação é um fenômeno macroeconômico, que pode ser definido como processo persistente de aumento do nível geral de preços, que resulta em perda do poder aquisitivo da moeda. A teoria macroeconômica preocupa-se com a manutenção do pleno emprego e a estabilidade dos níveis de preços. Estudos levaram à conclusão da existência de uma relação inversa não linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação, descritas como Curvas de Phillips.
III. A política monetária pode ser definida como o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda e as taxas de juros para assegurar a liquidez da economia do país. A política fiscal é a ação do governo com relação aos seus gastos (G) e receitas (impostos e taxas). A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio, e a política comercial é ação do governo para influenciar a quantidade de bens e serviços que o país importa ou exporta.