Questões de Concurso
Sobre macroeconomia em economia
Foram encontradas 5.233 questões
Os recursos estrangeiros que entram em um país para aplicações no mercado financeiro não são contabilizados no fluxo de capitais, por não constituírem formação bruta de capital.
A maioria dos países em desenvolvimento tem quase nenhum fluxo de capitais, devido à falta de incentivos para investimento estrangeiro direto.
Um superávit comercial produz aumento no passivo da autoridade monetária, como um banco central, por exemplo, uma vez que as reservas cambiais são incluídas na base monetária do país.
Na contabilização do investimento estrangeiro direto, incluem-se apenas os capitais que tenham cruzado a fronteira para que se realizasse o investimento.
A partir da situação hipotética precedente, considerando que a habilidade musical de um membro daquela banda possa ser medida pela sua contribuição ao ganho monetário em um show e que Carlos, guitarrista da mesma banda, poderia ser o baterista da banda, julgue (C ou E) o item seguinte, tendo como referência a teoria das vantagens comparativas.
O custo de oportunidade relativo de João ser baterista é menor que o custo de oportunidade relativo de Carlos ser baterista.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue (C ou E) o item a seguir, relativos às funções da moeda e ao papel da autoridade monetária.
Uma transição para um sistema monetário internacional multipolar, no qual os ativos denominados em várias moedas são globalmente reconhecidos como seguros e líquidos, pressupõe a existência de sólida coordenação e de políticas estáveis entre os governos emissores das moedas de reserva.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue (C ou E) o item a seguir, relativos às funções da moeda e ao papel da autoridade monetária.
A moeda de curso internacional deve ser capaz de desempenhar as funções de meio de liquidação das transações e dos contratos, unidade de conta e reserva de valor; assim, a confiança em uma moeda como reserva de valor pode ser medida pelo seu uso em reservas oficiais.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue (C ou E) o item a seguir, relativos às funções da moeda e ao papel da autoridade monetária.
O domínio do dólar durante grande parte dos últimos 75 anos é considerado, por alguns economistas, uma “anomalia histórica”, já que, antes do padrão-ouro, a prata, o ouro e os blocos bimetálicos coexistiam e interagiam; no período entre as duas grandes guerras mundiais, a libra esterlina e o dólar contribuíram para o estoque de liquidez global.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue (C ou E) o item a seguir, relativos às funções da moeda e ao papel da autoridade monetária.
A gestão da autoridade monetária sobre os investimentos das reservas internacionais não é afetada pelos níveis de juros nem pelas paridades das moedas de investimento contra a moeda numerário de reserva de valor.
I. Levantar e padronizar as diversas informações econômicas internacionais.
II. Promover o crescimento e as relações de equilíbrio do comércio mundial, por meio, principalmente, de um regime de variabilidade cambial e apoio financeiro aos países com dificuldades em seus balanços de pagamentos.
III. Atuar como mecanismo coordenador, regulador e assessor das políticas monetárias, financeiras, institucionais, partidárias e econômicas adotadas pelas diversas nações do mundo.
Quais estão corretos?
Coluna 1
1. Transferência unilateral.
2. Saldo em conta-corrente.
3. Balança de serviços.
4. Balança comercial.
5. Movimento de capitais.
Coluna 2
( ) Corresponde aos vários pagamentos e recebimentos realizados entre residentes no país com o resto do mundo e relativos a seguros, fretes, royalties e assistência técnica, viagens internacionais, lucros e dividendos, lucros reinvestidos, gastos governamentais com embaixadas e organismos internacionais, etc.
( ) Registra o saldo apurado das exportações menos as importações. Essas transações são fixadas por seu valor FOB (free on board), ou seja, pelo valor de embarque das mercadorias, não estando incluídos fretes e seguros.
( ) É o resultado da soma do saldo da balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais.
( ) Refere-se às doações de mercadorias e assistência, remessas de imigrantes, etc.
( ) Engloba os recursos que entraram no país sob a forma de investimentos diretos, empréstimos e financiamentos contratados pelos diversos setores da economia, amortizações, repatriações de investimentos, etc.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
1. A Oferta Agregada (OA), ou seja, a produção da economia, responde aos acréscimos de demanda única e exclusivamente aumentando a produção física, sem elevar os preços.
2. O nível de equilíbrio da renda nacional é aquele em que o nível da OA supera a Demanda Agregada (DA) da economia, proporcionando diferentes níveis de escolha na concorrência perfeita, gerando um efeito de equilíbrio nos preços ofertados.
3. A DA da economia é composta pela demanda de bens de consumo pelas famílias (C), pela demanda de investimentos por parte das empresas (I), pela demanda do governo por bens e serviços (G) e pela demanda líquida do setor externo, ou seja, as exportações menos as importações (X – M).
4. Quando nos referimos à função consumo da economia, podemos afirmar corretamente que a renda é o fator que, tomado isoladamente, não influencia a determinação do consumo, uma vez que os níveis de desemprego irão determinar as expectativas no consumo futuro.
5. A teoria da determinação da renda e do emprego demonstra que o nível de DA pode ser maior, igual ou menor que o nível de OA. A situação pela qual o montante da DA (C + I + G) excede a OA no nível de pleno emprego é chamada de “hiato inflacionário”, e o montante pelo qual a DA fica abaixo da OA no pleno emprego chama-se “hiato deflacionário”.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O PIB refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país, mais o saldo da balança comercial, incluindo também as transações intermediárias.
II. O Produto Nacional Bruto (PNB) nominal mede o valor da produção em qualquer período aos preços ano-base. Ele apresenta uma estimativa da variação real ou física na produção entre anos específicos escolhidos para análise. O PNB real mede o valor da produção aos preços prevalecentes no período durante o qual o bem é produzido.
III. As contas nacionais brasileiras compreendem as informações sobre geração, distribuição e uso da renda no país, acumulação de ativos não financeiros e relações entre a economia nacional e o resto do mundo, abrangendo indicadores como PIB, PIB per capita e Renda Nacional Bruta, entre outros. Têm como referência metodológica as recomendações internacionais sobre a compilação de dados econômicos expressas no manual System of National Accounts (SNA) e compreendem também contas regionais e PIB dos municípios.
I. A taxa de câmbio nominal corresponde ao preço de uma moeda em relação a outra. Na determinação dos fluxos comerciais entre os países, utiliza-se a chamada taxa de câmbio real, que corresponde ao relativo de preços entre o produto nacional e estrangeiro (ou vice-versa, conforme definição da taxa de câmbio nominal).
II. A inflação é um fenômeno macroeconômico, que pode ser definido como processo persistente de aumento do nível geral de preços, que resulta em perda do poder aquisitivo da moeda. A teoria macroeconômica preocupa-se com a manutenção do pleno emprego e a estabilidade dos níveis de preços. Estudos levaram à conclusão da existência de uma relação inversa não linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação, descritas como Curvas de Phillips.
III. A política monetária pode ser definida como o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda e as taxas de juros para assegurar a liquidez da economia do país. A política fiscal é a ação do governo com relação aos seus gastos (G) e receitas (impostos e taxas). A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio, e a política comercial é ação do governo para influenciar a quantidade de bens e serviços que o país importa ou exporta.
A figura a seguir apresenta o fluxo circular da renda entre famílias e empresas em um modelo hipotético simplificado, ou seja, sem as relações com o exterior e nem a participação do governo. A partir da integração entre as unidades econômicas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A metade superior da figura mostra o fluxo (real) de bens (finais) de consumo e serviços das empresas para os consumidores e um fluxo oposto (monetário) de moeda dos consumidores para as empresas.
( ) O fluxo demonstra que os preços dos bens e serviços não interligam as unidades econômicas, pois são interrompidos pelo custo de vida e pelo custo de produção, necessitando de intervenção e regulação do governo.
( ) O valor do fluxo real, que é a receita auferida pelas empresas pela venda dos produtos, deve ser igual ao valor do fluxo monetário, que se constitui no custo de vida dos consumidores.
( ) Em termos monetários, os dois fluxos não se igualam, ou seja, o valor do fluxo real, que é a renda auferida pelos consumidores pela venda de seus recursos, difere do fluxo monetário, que representa o custo de produção para as empresas. Isso se dá pela diferença entre produtos em oferta e custo de vida das famílias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital. A respeito da estrutura orçamentária e da evolução da dívida pública brasileira, analise as informações contidas na tabela a seguir, cujos valores estão expressos em bilhões de reais (R$).
(Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.)
Considerando as informações disponibilizadas anteriormente e os conhecimentos relativos à estrutura orçamentária e à dívida pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A Regra de Ouro impede que os governos se endividem para o pagamento de despesas com pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública.
II. A margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro corresponde ao excedente de despesas de capital em relação às receitas de operações de crédito consideradas para a apuração, em um determinado período.
III. A linha “ressalva constitucional” consiste na ressalva estabelecida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que permite exceder o volume de operações de crédito em relação às despesas correntes até o montante de crédito extraordinário, com finalidade precisa, aprovado previamente pelo Poder Executivo.
Está correto o que se afirma em