Questões de Concurso
Sobre setor financeiro em economia
Foram encontradas 2.123 questões
TEXTO PARA A QUESTÃO
Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais contido não apenas no presente, mas também para o futuro. Com isso, famílias e empresas passam a acreditar que a inflação, no futuro, estará mais baixa. Como resultado, os preços definidos hoje já tendem a aumentar menos pois os agentes sabem que as condições econômicas futuras não mais darão suporte a aumentos maiores de preços. Assim, choques de custos na economia tendem a se propagar de forma mais limitada na economia, reduzindo seus efeitos inflacionários. Essa propagação é chamada, na literatura econômica, de efeitos secundários ou de segunda ordem. É fundamental um elevado nível de credibilidade do banco central para que esse canal opere de forma adequada. No caso de baixa credibilidade, ocorre o oposto: choques tendem a se amplificar, gerando uma inflação maior.
Julgue o item subsecutivo, a respeito de déficit público e seu financiamento bem como de indicadores financeiros.
Para fins de financiamento do déficit público e obtenção de receitas tributárias, a elevação de alíquotas de impostos pode ser contraproducente a partir de determinado nível.
Todas as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.
A regulação prudencial consiste em um tipo de regulação que estabelece requisitos para as instituições financeiras com foco no gerenciamento de riscos e nos requerimentos mínimos de capital para fazer frente aos riscos decorrentes das atividades financeiras.
O Sistema Financeiro Nacional deve obedecer às regras estabelecidas por colegiado composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.
Em cumprimento às recomendações do Comitê da Basileia (Basileia III), o governo brasileiro tem buscado reduzir os requerimentos de liquidez e de alavancagem das instituições financeiras de grande porte para a melhoria da oferta de recursos.
A equação Y = C + I + G + EX – IM mostra a identidade da renda nacional para uma economia aberta, e uma análise desses agregados indica a importância da conta-corrente no dimensionamento do empréstimo internacional.
Quando as importações de um país superam suas exportações, diz-se que o país tem déficit em conta-corrente; portanto, é correto concluir que, se um país compra mais dos estrangeiros do que vende a estes, ele precisará financiar a diferença por meio da aquisição de empréstimos externos.
As transferências unilaterais líquidas não são consideradas parte da conta-corrente, visto que, por sua natureza, elas não são resultado da compra e venda de nenhuma mercadoria, serviço ou ativo.
A conta financeira do balanço de pagamentos, que registra todas as compras e vendas internacionais de ativos financeiros, direitos sobre recursos naturais, marcas, logotipos e domínios, contribui para a análise do movimento de capitais.
Considerando-se que a taxa sem risco seja de 3% e que a diferença entre o retorno esperado do mercado e a taxa sem juros seja de 9%, o retorno esperado da ação, em Corporate Finance, segundo o modelo de precificação de ativos financeiros (Capital Asset Pricing Model), é de
Em uma economia fechada, a base monetária é composta por 200 unidades monetárias de papel-moeda em poder do público e 300 unidades monetárias em reservas bancárias. A razão de reservas bancárias é de 10% e o multiplicador monetário é igual a 4.
Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o Banco Central tenha realizado uma operação de compra de títulos públicos no valor de 50 unidades monetárias no mercado aberto, julgue o próximo item.
O Project Finance é comumente utilizado para grandes projetos de infraestrutura, como usinas de energia, aeroportos e portos.
É uma característica do Project Finance:
Como exceção, o BCB admitiu o não recolhimento, desde que houvesse reaplicação em financiamentos à agricultura, sob juros
O Passivo é outra categoria do Patrimônio Público e inclui as obrigações e dívidas que a entidade pública deve pagar. Isso pode incluir empréstimos, fornecedores, salários a pagar e outras obrigações financeiras.