Questões de Concurso
Sobre biomecânica e cinesiologia em educação física
Foram encontradas 501 questões
I.A prática deliberada, caracterizada por metas específicas, feedback imediato e alto nível de esforço, é fundamental para a aquisição de habilidades motoras complexas.
II.A lei do efeito, proposta por Thorndike, afirma que comportamentos que resultam em consequências positivas tendem a ser repetidos, enquanto aqueles que resultam em consequências negativas tendem a ser extintos. Essa lei é diretamente aplicável à aprendizagem motora.
III.A fase autônoma da aprendizagem motora é caracterizada pela execução da habilidade de forma fluente e com pouca atenção consciente, permitindo que o indivíduo se concentre em outras tarefas simultaneamente.
Assinale a alternativa correta.
Sobre os aspectos biomecânicos aplicados à prevenção de lesões em atividades físicas, avalie os itens a seguir:
I. A análise biomecânica da marcha revela que o aumento da flexibilidade dos tendões reduz a eficiência do ciclo de alongamento-encurtamento, diminuindo a capacidade de geração de força durante a propulsão.
II. O uso de calçados com maior capacidade de amortecimento pode reduzir a incidência de lesões articulares em corredores, ao diminuir a força de impacto transmitida ao corpo durante a corrida.
III. A biomecânica aplicada ao levantamento de peso demonstra que o alinhamento inadequado da coluna vertebral aumenta significativamente o risco de lesões na região lombar.
Assinale a alternativa correta:
Julgue o item subsequente, a respeito do desenvolvimento e das habilidades motoras.
Arremessar, cabecear, chutar, lançar, rebater, segurar, quicar e receber uma bola são exemplos de habilidades manipulativas.
Julgue o item subsequente, a respeito do desenvolvimento e das habilidades motoras.
No estágio identificado como pré-operatório, a criança desenvolve o pensamento hipotético-dedutível, o que lhe permite participar da construção de jogos com regras coletivas.
Julgue o item subsequente, a respeito do desenvolvimento e das habilidades motoras.
Andar, desviar, escalar, rolar, saltar e correr são exemplos de habilidades locomotoras.