Questões de Concurso
Sobre transformadores em eletricidade
Foram encontradas 296 questões
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
Transformadores são dispositivos elétricos que transferem energia elétrica entre dois ou mais circuitos através de indução eletromagnética. Eles operam em corrente alternada (CA) e são essenciais para aumentar ou diminuir a tensão em sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica, otimizando a eficiência do transporte de energia. Além disso, transformadores são amplamente utilizados para garantir a compatibilidade de tensão entre diferentes equipamentos elétricos e a rede elétrica.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
A distribuição elétrica é a etapa final do sistema de fornecimento de energia, responsável por entregar a eletricidade gerada nas usinas até os consumidores finais, como residências, indústrias e comércios. Ela opera geralmente em tensões mais baixas (1 kV a 35 kV) em comparação às linhas de transmissão de longa distância, que utilizam tensões muito maiores para minimizar perdas. Além disso, o sistema de distribuição envolve transformadores, subestações e redes de distribuição aérea ou subterrânea, que asseguram a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia.
Assinale a alternativa correta, com relação aos transformadores de corrente (TC) e transformadores de potencial (TP).
O rendimento de um transformador é definido com a
Um transformador de potencial fornece no seu circuito secundário uma
Os transformadores das subestações em poste são comandados e protegidos por chaves seccionadoras fusíveis, como a mostrada na figura a seguir. Uma subestação em poste tem um transformador de 225 kVA, trifásico, tensão primária de 13800V e tensão secundária de 380/220V. A especificação do elo fusível que deverá ser colocado no porta fusível da chave da subestação, idêntica à chave mostrada na figura, é
Um transformador considerado ideal, com dois enrolamentos – um chamado primário, com variáveis de entrada S1, V1 e I1 e com N1 espiras; outro chamado secundário, com variáveis de saída S2, V2 e I2 e com N2 espiras –, em que S é a potência aparente em VA, V é a tensão em Volt, e I é a corrente em ampère, é representado pelas equações
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas da nota técnica a seguir.
É um tipo de “instrumento de transformação” projetado para produzir uma corrente alternada em seu enrolamento __________ proporcional à corrente que está sendo medida no enrolamento __________. Assim, a função do transformador de __________ é reduzir uma __________ medida na alta tensão a um valor muito menor dando condição para que seja feita a medição e o monitoramento da __________ elétrica real que flui em uma linha de transmissão alternada. (Fonte: Citisystems)
Qual dos seguintes tipos de transformador é frequentemente usado para aumentar a tensão em linhas de transmissão de energia elétrica?
Um transformador de 1 kVA, 240 V : 24 V foi testado e as perdas medidas em seus enrolamentos e de magnetização foram 23 W e 10 W, respectivamente. Foi verificado ainda que uma tensão de 252 V é necessária no primário para manter a tensão de 24 V no secundário, quando o transformador está em carga total, com fator de potência 0,8.
Os valores absolutos aproximados da eficiência e da regulação de tensão desse transformador são, respectivamente,
Com relação a esse equipamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Em autotransformadores a seção dos condutores do enrolamento de baixa tensão deve ser dimensionada apenas para a diferença entre a corrente do secundário e do primário, quando desprezada a corrente de magnetização.
II. O custo construtivo de um autotransformador é maior que de um transformador convencional quando a relação de transformação se aproxima de 1:1.
III. Os autotransformadores possuem estrutura elétrica idêntica a dos transformadores convencionais, mas diferem na parte magnética, possuindo núcleos magnéticos distintos para cada enrolamento.
Está correto o que se apresenta em
Com base nesse conceito, um amplificador de áudio possui impedância de saída de 96 Ω e deve acionar, por meio de um transformador de acoplamento, um alto-falante com 8 Ω de impedância de entrada.
Considerando o transformador como ideal e a parte imaginária da impedância desprezível, para que seja transferida a máxima potência do amplificador para o alto-falante, a relação de transformação α desse transformador deve ser