Questões de Concurso
Sobre transformadores em eletroeletrônica
Foram encontradas 23 questões
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/96959/Captura_de%20Tela%20%2824%29.png)
Quais são, respectivamente, a potência aparente e a corrente no primário do transformador?
I. Os transformadores operam de acordo com um fenômeno chamado indução eletrostática, descoberto pelo físico e químico Michael Faraday. II. Os transformadores não funcionam com corrente contínua, uma vez que é necessário que existam variações de fluxo magnético para que se induzam tensões elétricas em seus enrolamentos. III. Em um transformador de dois enrolamentos, se o número de voltas do enrolamento secundário (saída) for maior que o número de voltas do enrolamento primário (entrada), a corrente de saída desse transformador será menor que a corrente de entrada. IV. Um transformador ideal possui a relação de transformação 10:1 e tensão secundária de 200 V. Dessa forma, a tensão no primário será 20 V. V. Uma das perdas de potência que ocorre no núcleo dos transformadores são as correntes parasitas, também conhecidas como correntes de Foucault.
Está correto apenas o que se afirma em:
( ) A potência elétrica no primário do transformador é 4,4 kVA. ( ) A tensão elétrica no secundário do transformador é 220 V. ( ) A corrente elétrica no secundário do transformador é 5 A. ( ) A potência elétrica no secundário desse transformador é 1,1 kVA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/70222/ed66ca74a521a76b9ce8.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/70222/b95e58b0baa5237e6c35.png)
V1/V2 = N1/N2
Onde:
Com base nas figuras, analise a maneira com que o trafo altera valores de corrente e tensão e assinale a alternativa correta:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/69426/deecb28d03019d46b35f.png)
( ) A corrente magnetizante é pequena nos casos de núcleos ferromagnéticos e alta nos núcleos não ferromagnéticos.
( ) Os fluxos de dispersão são pequenos nos casos de forte acoplamento e relativamente grandes nos de fraco acoplamento.
( ) A permeabilidade magnética do núcleo é infinita.
( ) As perdas por efeito Joule são proporcionais às resistências efetivas dos enrolamentos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/60140/c150464651c30a4bd8f6.png)
Tomando por base o funcionamento de um transformador ideal, podemos afirmar:
Para responder à questão a seguir, considere o circuito da Figura 06, onde o valor de R1 é apresentado em kΩ, T é um transformador com relação de espiras entre primário e secundário de 5:1 e Ve é uma fonte de sinal senoidal com frequência 100 Hz.
Os gráficos dos sinais de tensão, no domínio do tempo, aferidos nos pontos Vp, k1, k2 e Vs em
relação ao terra são apresentados em:
Para responder à questão a seguir, considere o circuito da Figura 06, onde o valor de R1 é apresentado em kΩ, T é um transformador com relação de espiras entre primário e secundário de 5:1 e Ve é uma fonte de sinal senoidal com frequência 100 Hz.
Se o valor de pico do sinal de tensão, aplicado ao primário de T, é 30V, então a função
matemática do sinal de tensão Ve expresso em Volts pode ser definida por
![imagem-002.jpg](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/41158/imagem-002.jpg)
Ocircuitoserefereaoinversor:
Nesses retificadores, a(o)
O valor rms, em ampère, da corrente I R que passa pelo resistor é