Questões de Concurso Comentadas sobre conversores em eletrônica

Foram encontradas 35 questões

Q3188802 Eletrônica
No contexto da eletrônica industrial, os conversores A/D (analógico para digital) são componentes essenciais na interface entre sinais analógicos e digitais. Um dos métodos comuns de conversão é o de aproximações sucessivas, utilizado para converter sinais analógicos em valores digitais binários.
Considere um conversor A/D de 8 bits, com uma resolução de 0,03. Sabendo-se que a entrada analógica é de 2,4V, calcule a tensão de referência (Vref) e determine o valor da saída digital (SD) representado em notação binária.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3089656 Eletrônica
Os conversores do tipo analógico para digital, (A/D), desempenham um papel fundamental nas comunicações modernas, visto que convertem sinais ditos naturais, como o áudio, para sinais digitais que podem ser mais facilmente compactados, repetidos, armazenados e processados. A amostragem e a quantização são etapas fundamentais desse processo de conversão A/D, sobre os quais pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3012524 Eletrônica
Quanto aos conversores de tensão e corrente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3011139 Eletrônica
      Em um conversor analógico-digital (ADC) com 12 bits de resolução, a tensão mínima de entrada para conversão é 0 V, correspondendo ao valor 000 em hexadecimal; a tensão máxima de entrada é 10 V, correspondendo ao valor FFF em hexadecimal. Esse conversor, em que qualquer valor fracionário é arredondado para o valor inteiro mais próximo, é usado para amostrar um sinal a uma frequência de amostragem de 1.000 Hz.
Nessa situação hipotética, 
Alternativas
Q3011138 Eletrônica
Assinale a opção correta acerca dos conversores CC-CC. 
Alternativas
Q2573785 Eletrônica
Um conversor analógico digital (ADC) é um circuito capaz de transformar um valor de tensão numa informação codificada em formato digital. Na conversão são usados sensores para medir o parâmetro a ser convertido. São exemplos de sensores usados em um conversor ADC:
Alternativas
Q2573755 Eletrônica
Considere um conversor digital/analógico (D/A) de 6 bits, com tensão de referência de 5 volts. Qual é o valor aproximado da tensão de saída para uma entrada digital 100110?
Alternativas
Q2516021 Eletrônica
Deseja-se realizar uma avaliação preliminar do funcionamento de um conversor A/D. Considere que o conversor é de 12 bits, com uma resolução de 4mV, sendo o bit mais significativo reservado para a sinalização, dado que a saída em hexadecimal do conversor foi '0C8' e que o conversor A/D está operando corretamente.
O valor esperado da tensão na entrada do conversor e o valor aproximado da maior tensão positiva que o conversor pode representar estão, respectivamente, entre
Alternativas
Q2379709 Eletrônica

No que se refere a aplicações e princípios da eletrônica digital, julgue o item que segue. 


Um conversor digital-analógico de 5 bites que produz 0,3 V na saída quando a entrada é 00001 produzirá 9,3 V de saída se a entrada for 11111.

Alternativas
Q2325629 Eletrônica
Um conversor digital-analógico de cinco bits converte uma entrada digital binária 101002 em corrente analógica de 10mA. Aplicando uma entrada digital binária de 111012, qual será a corrente de saída do conversor? 
Alternativas
Q2325608 Eletrônica
Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica constante. Sabe-se que uma carga elétrica de 32 C atravessa uma seção transversal do fio a cada 4 S. Sendo e = -1,6 x 10-19C a carga elementar de um elétron, a intensidade da corrente elétrica percorrendo o fio é
Alternativas
Q2325607 Eletrônica
A capacitância entre duas placas paralelas de área S separadas por uma distância d com material dielétrico com permissividade Є, pode ser calculada usando a seguinte equação: C = ЄS / d . Se a tensão aplicada a esse capacitor de placas paralelas dobrar de valor, o que acontece com a carga armazenada nessa capacitância?
Alternativas
Q2323265 Eletrônica
Circuitos constituídos de um diodo, um resistor e um capacitor que desloca uma forma de onda para um nível CC diferente, sem alterar a aparência do sinal aplicado, são circuitos:
Alternativas
Q2305829 Eletrônica
As componentes harmônicas mais importantes presentes na tensão de linha na saída do inversor trifásico (conversor DC/AC) operado no modo onda quadrada são as de ordem
Alternativas
Q2272598 Eletrônica
Considere um sinal analógico que contenha frequências na faixa de 100 Hz a 2 kHz. Supondo que seja necessário digitalizar este sinal para transmissão, com posterior conversão novamente para analógico, assinale a alternativa que apresenta a mínima frequência de amostragem, de modo que não haja perda de informações.
Alternativas
Q1976066 Eletrônica
Julgue o item, referentes à conversão analógico/digital (A/D) e à conversão digital/analógico (D/A). 
Quanto maior o número de bits, menor o erro de quantização.
Alternativas
Q1976064 Eletrônica
Julgue o item, referentes à conversão analógico/digital (A/D) e à conversão digital/analógico (D/A). 
Conversores A/D ou D/A de 10 bits apresentam 1.000 níveis de quantização. 
Alternativas
Q1865600 Eletrônica

Julgue o item.


Conversores DC-DC de topologia Buck têm como característica gerar tensões de saída com polaridade oposta à da fonte DC de entrada.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDECAN - 2021 - PEFOCE - Engenharia Elétrica |
Q1829970 Eletrônica
Os conversores estáticos de potência são classificados de acordo com a entrada e a saída de energia com que trabalham. A seguir são descritos três tipos desses conversores:
I. CC/CA – é um conversor que recebe tensão contínua e libera tensão alternada com controle de amplitude e frequência. Pode ser usado em circuitos de painéis solares, nobreak, permitindo o comando de um motor de indução por uma bateria, entre outros. II. CA/CC – é um conversor que recebe tensão alternada e fornece tensão contínua. Pode ser monofásico, trifásico ou nfásico. Pode ser usado em soldagem elétrica, no interfaceamento de sistemas de energia alternativa com energia elétrica e no acionamento a velocidades ajustáveis. III. CC/CC – é um conversor que recebe corrente contínua e libera outra corrente contínua com amplitude maior ou menor. Pode ser considerado como o equivalente a um transformador CA com uma relação de espiras continuamente variável. É usado muitas vezes em controle de velocidade de motores CC, carregadores de bateria, aplicações veiculares e energias alternativas.
Os tipos descritos em I, em II e em III são conhecidos, respectivamente, como 
Alternativas
Q1080757 Eletrônica
Um conversor CC-CC é responsável por converter um sinal contínuo em outro sinal contínuo, porém com amplitudes diferentes. Assinale a alternativa que apresenta um conceito incorreto sobre os conversores CC-CC.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: E
5: E
6: C
7: B
8: D
9: C
10: D
11: E
12: C
13: D
14: C
15: D
16: C
17: E
18: E
19: A
20: D