Questões de Concurso
Comentadas sobre conversores em eletrônica
Foram encontradas 35 questões
Considere um conversor A/D de 8 bits, com uma resolução de 0,03. Sabendo-se que a entrada analógica é de 2,4V, calcule a tensão de referência (Vref) e determine o valor da saída digital (SD) representado em notação binária.
Assinale a alternativa CORRETA:
Nessa situação hipotética,
O valor esperado da tensão na entrada do conversor e o valor aproximado da maior tensão positiva que o conversor pode representar estão, respectivamente, entre
No que se refere a aplicações e princípios da eletrônica digital, julgue o item que segue.
Um conversor digital-analógico de 5 bites que produz 0,3 V
na saída quando a entrada é 00001 produzirá 9,3 V de saída
se a entrada for 11111.
Quanto maior o número de bits, menor o erro de quantização.
Conversores A/D ou D/A de 10 bits apresentam 1.000 níveis de quantização.
Julgue o item.
Conversores DC-DC de topologia Buck têm como característica gerar tensões de saída com polaridade oposta à da fonte DC
de entrada.
I. CC/CA – é um conversor que recebe tensão contínua e libera tensão alternada com controle de amplitude e frequência. Pode ser usado em circuitos de painéis solares, nobreak, permitindo o comando de um motor de indução por uma bateria, entre outros. II. CA/CC – é um conversor que recebe tensão alternada e fornece tensão contínua. Pode ser monofásico, trifásico ou nfásico. Pode ser usado em soldagem elétrica, no interfaceamento de sistemas de energia alternativa com energia elétrica e no acionamento a velocidades ajustáveis. III. CC/CC – é um conversor que recebe corrente contínua e libera outra corrente contínua com amplitude maior ou menor. Pode ser considerado como o equivalente a um transformador CA com uma relação de espiras continuamente variável. É usado muitas vezes em controle de velocidade de motores CC, carregadores de bateria, aplicações veiculares e energias alternativas.
Os tipos descritos em I, em II e em III são conhecidos, respectivamente, como