Questões de Concurso
Comentadas sobre normas elétricas em eletrotécnica
Foram encontradas 72 questões
Analise as afirmativas abaixo sobre sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.
1. Não são admitidas emendas nos cabos utilizados como condutores de descida, exceto na interligação entre o condutor de descida e o condutor do aterramento.
2. Os cabos de descida devem ser protegidos contra danos mecânicos até, no mínimo, 2,5 m acima do nível do solo.
3. Em construções de alvenaria, ou de qualquer tipo sem armadura metálica interligada, deverá ser implantado um SPDA com descidas externas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. sempre que a temperatura desejada é alterada, o sistema leva um tempo para responder e quase sempre ultrapassa essa temperatura antes de se estabilizar;
2. com o passar do tempo, a temperatura tende a se estabilizar um pouco abaixo do valor desejado;
3. oscilações bruscas na temperatura ambiente causam flutuações na temperatura da câmara, mas o sistema não parece reagir rapidamente para corrigir essas oscilações.
Baseado nesses comportamentos observados, verifica-se que o controlador PID precisa de ajuste no(s) componente(s)
I. De acordo com a ABNT, deve ser cotado apenas o necessário para que o objeto seja descrito por completo. II. As normas técnicas definem três métodos de projeção ortográfica: 1º, 2º e 3º diedro. III. A representação de peças simétricas pode ser feita pela metade ou pela quarta parte.
I - O condutor de proteção PEN deve ser identificado com essa função, devendo ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis.
II - O condutor de fase deve ser identificado com essa função, devendo ser usada ou a cor preta, ou vermelha.
III - O condutor de neutro deve ser identificado com essa função, devendo ser usada a cor azul-claro.
Está correto APENAS o que se afirma em
I) As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
II) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
III) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
IV) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; V) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
VI) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
VII) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
VIII) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “II” a “VII”.
Dos enunciados acima, pode-se afirmar que:
• 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);
• 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado.
A queda de tensão em percentual (%), nos circuitos terminais, não pode ser superior a
I. A NR10 se aplica apenas para engenheiros eletricistas. II. A NR10 não é aplicável aos funcionários que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade. III. A NR10 é aplicável aos operários desde a fase de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. IV. A NR10 é obrigatória para os funcionários que intervenham em instalações elétricas.