Questões de Concurso Sobre administração de medicamentos em enfermagem

Foram encontradas 3.417 questões

Q3323850 Enfermagem
O uso dos "certos" foi criado em 1960, inicialmente como "5 certos" para otimizar a verificação da equipe de Enfermagem na administração de medicamentos. A administração de medicamentos na assistência à saúde deve se basear em boas práticas, para promover a segurança do paciente e evitar complicações, sequelas e/ou eventos adversos. Considerando essa explicação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam eventos adversos e/ou complicações associadas à administração de uma medicação parenteral com seu respectivo conceito:

Primeira coluna: eventos adversos e/ou complicações

1.Lipodistrofia 2.Tromboflebite 3.Infiltração 4.Embolia

Segunda Coluna: conceito

(__)Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial, com a formação de coágulos, na área afetada; seus sinais são: dor localizada, rubor, calor e edema ao redor da inserção ou ao longo do trajeto da veia.

(__)Obstrução de um vaso (geralmente artéria) pela migração de um corpo estranho pela corrente sanguínea.

(__)Administração de uma solução ou medicamento não vesicante no tecido circunvizinho; caracterizada por edema, extravasamento do líquido para fora do leito venoso, dor e sensação de frio.

(__)Reação localizada, caracterizada por nódulo endurecido e doloroso no tecido adiposo.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3323845 Enfermagem
Os medicamentos são administrados por diversas vias, fato que influencia sua absorção. A absorção é a passagem do medicamento do local em que foi administrado para a corrente sanguínea. O profissional da enfermagem, ao executar a administração de medicamentos, tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados, provocando o mínimo de efeitos colaterais. Em relação a esse tema, analise as assertivas que seguem e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Via intradérmica: a administração ocorre em pequena quantidade entre a pele e o tecido subcutâneo. É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 ml.
(__)Via intramuscular: é uma via de administração de medicamentos parenterais utilizada para medicamentos que necessitam de absorção lenta.
(__)Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção. Os locais de escolha para adultos são as veias periféricas dos membros superiores e, para crianças, os locais comumente utilizados são membros superiores e inferiores, não havendo limite máximo de volume.
(__)Via subcutânea: a administração ocorre na camada subcutânea da pele, promovendo uma absorção lenta, sendo comumente utilizada para a administração de medicamentos de uso contínuo (por exemplo: aplicação de insulina, heparina ou enoxaparina). Os locais preferenciais de administração são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, a região supra e infraumbilical, sendo o volume máximo para essa via de 1 ml.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3302285 Enfermagem
Foram prescritos, em prescrição médica, 1.500 mL de soro fisiológico a serem administrados em um total de 20 horas. Dessa forma, o gotejamento deverá ser de 
Alternativas
Q3302284 Enfermagem
De acordo com a prescrição médica, foram prescritos 200 mg de cefalotina para um paciente de 57 anos. A farmácia da instituição enviou o medicamento já reconstituído com apresentação de 1 g / 10 mL em um frasco ampola. Assim, para esse paciente, serão administrados
Alternativas
Q3301553 Enfermagem
Um paciente internado precisa receber 500 ml de soro fisiológico a 0,9% em 6 horas. Para realizar essa prescrição, qual será o gotejamento aproximado que o técnico de enfermagem utilizará nessa infusão?
Alternativas
Q3301483 Enfermagem
Um paciente precisa receber 500 mg de um determinado medicamento, de 8 em 8 horas. O frasco-ampola disponível apresenta 1 g do medicamento, que deverá ser diluído em 10 mL de água destilada.

Nesse caso, a dose a ser administrada deve ser de
Alternativas
Q3301482 Enfermagem
Com base nos protocolos e nas orientações acerca da administração de medicamentos por bomba de infusão, analise as afirmativas a seguir.

I. A bomba de infusão é indicada para administração de medicamentos por via intravenosa, não sendo recomendado seu uso para vias subcutâneas ou enterais.
II. O cálculo da taxa de infusão é fundamental e deve considerar o volume total a ser administrado e o tempo prescrito, garantindo a administração correta e a segurança do paciente.
III. A bomba de infusão possui sistema de segurança que ajusta automaticamente a dose e o tempo de administração, não sendo necessários parâmetros de controle ou supervisão contínua.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3297269 Enfermagem
Primeira droga de escolha a ser utilizada em qualquer modalidade de Parada Cardiorrespiratória (PCR): 
Alternativas
Q3297261 Enfermagem
Foi prescrito para um paciente 1.500.00UI de Penicilina Cristalina, na unidade estão disponíveis frascos de 5.000.000UI. Após a diluição em 8 ml de água destilada, qual o volume (ml) a ser administrado?
Alternativas
Q3297260 Enfermagem
A insulinoterapia é uma medida segura e necessária para os pacientes com deficiência da produção endógena do hormônio insulina. Assim, através dela, obtém-se a diminuição dos níveis de glicose sanguínea. Devem ser dispensados cuidados na administração da insulina, sobre este assunto assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3296996 Enfermagem
Em uma unidade de clínica médica foi prescrito 2.500.000UI de Penicilina cristalina, encontra-se disponível na farmácia da unidade um frasco de 5.000.000UI. Após ser diluído em 8ml de água destilada, o volume em ml a ser administrado será?
Alternativas
Q3296991 Enfermagem
Os fármacos vasoativos são utilizados nos diversos tipos de choques para melhora da estabilidade hemodinâmica, quando a reposição hídrica isoladamente não consegue manter a pressão arterial média adequada. Durante atendimento ao paciente D.R.O. foi prescrito Norepinefrina (Noradrenalina) em bomba de infusão contínua, dentre os cuidados no preparo e administração desta droga vasoativa, analise e julgue os itens se verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a sequência correta:

( ) A via de administração da droga é exclusivamente endovenosa, sendo preferencialmente em acesso venoso central.
( ) Durante a administração desta droga é necessária a monitorização contínua da pressão arterial.
( ) A solução de infusão da noradrenalina deve ser trocada de acordo com a taxa de infusão, podendo ultrapassar a 24 horas. 
Alternativas
Q3296534 Enfermagem
Para administrar 1.000 ml de soro fisiológico 0,9%, com 30 ml de NaCl 20%, 20 ml de KCl 19,1% e 30 ml de glicose hipertônica a 50%, no período de 24 horas, a quantidade de gotas, por minuto, será de:
Alternativas
Q3296528 Enfermagem
A administração de medicamentos deve ser realizada de forma segura, para evitar erros que causem danos ao indivíduo. Considerando as vias de administração de medicamentos, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3294885 Enfermagem
Uma enfermeira em plantão noturno percebe que um medicamento diferente do prescrito foi administrado a um paciente. No momento da avaliação, o paciente não apresenta sinais de reações adversas ou prejuízos clínicos imediatos.
Diante desse equívoco, que envolve responsabilidade profissional, qual deve ser a conduta prioritária no âmbito legal e ético? 
Alternativas
Q3294871 Enfermagem
O preparo e a administração de medicamentos exigem conhecimento avançado de farmacologia e protocolos específicos. Em relação a administração de substâncias por via endovenosa, analise as afirmativas abaixo:
I. A administração de emulsões lipídicas pode ser realizada no mesmo equipo utilizado para outros fármacos, sem a necessidade de filtros ou cuidados especiais, já que não há risco de precipitação ou contaminação.
II. Drogas vesicantes devem ser administradas em acesso venoso central sempre que possível, reduzindo o risco de extravasamento e lesão tecidual.
III. Para minimizar o risco de flebite química, é indicado diluir soluções hipertônicas com solução glicosada a 5%, administrando-as em fluxo contínuo e com monitorização rigorosa.
IV. A administração de potássio deve ser realizada diretamente na veia para corrigir rapidamente distúrbios eletrolíticos graves.
V. Soluções hipertônicas devem ser administradas preferencialmente em acesso venoso central, minimizando o risco de dano endotelial e complicações trombóticas.

Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3294691 Enfermagem
Ao administrar um antibiótico endovenoso em paciente com função renal comprometida, qual conduta do técnico de enfermagem mais assegura segurança e eficácia, considerando diluição, velocidade de infusão e possíveis interações?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2025 - UFV-MG - Enfermeiro |
Q3289328 Enfermagem
A administração de medicamentos é um processo multi e interdisciplinar, que exige conhecimento técnico e prática da equipe de enfermagem, incluindo conhecimentos sobre Farmacologia, Anatomia, Fisiologia, Microbiologia e Bioquímica. Considerando o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos (Anexo 03 da Portaria MS/GM nº 2095/2013), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2025 - UFV-MG - Enfermeiro |
Q3289327 Enfermagem
De acordo com o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos (Anexo 03 da Portaria MS/GM nº 2095/2013), assinale a alternativa que NÃO está em conformidade com as recomendações de biossegurança e de segurança do paciente no manejo de medicamentos:
Alternativas
Q3287493 Enfermagem
Considerando as vacinas contra hepatite B, contra tríplice viral e contra a febre amarela, a via de administração, respectivamente, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: B
6: B
7: B
8: D
9: B
10: B
11: E
12: D
13: D
14: D
15: D
16: D
17: A
18: C
19: C
20: B