Questões de Concurso
Sobre administração de medicamentos em enfermagem
Foram encontradas 3.218 questões
• Há frascos de Penicilina de 5.000.0000 UI;
• Diluir em 10 ml de água para injeção.
Após a primeira diluição, quanto deverá ser aspirado e qual a velocidade do gotejamento, respectivamente?
(__)Após a aplicação do medicamento, é recomendado friccionar e massagear o local para facilitar a absorção e reduzir o risco de reações locais.
(__)Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool-gel antes e após o procedimento é uma medida essencial para reduzir a microbiota transitória e residente, conforme as precauções-padrão.
(__)É necessário realizar a identificação do paciente por dois indicadores, solicitando que informe nome e data de nascimento, garantindo a realização do procedimento no paciente correto.
(__)Realizar a antissepsia do local de aplicação utilizando solução adequada (clorexidina 0,5% ou álcool) em movimento espiral reduz o risco de infecção e garante a técnica correta.
A sequência está correta em:
(__)A conservação de medicamentos deve ser feita exclusivamente em ambientes refrigerados, independentemente das especificações do fabricante.
(__)O armazenamento de medicamentos em locais úmidos e com variações de temperatura não prejudica sua validade ou eficácia.
(__)Medicamentos devem ser armazenados em locais frescos, secos e protegidos da luz direta, conforme as orientações dos fabricantes, para garantir sua eficácia.
(__)A embalagem dos medicamentos deve ser mantida fechada, mesmo após a abertura, para evitar contaminação e deterioração.
A sequência está correta em:
I. O cloreto de potássio injetável é considerado uma solução potencialmente perigosa, sendo que existem diferentes concentrações, o que poderá representar aumento dos riscos para o paciente em virtude de sua utilização incorreta.
II. Os tipos de erro que podem estar relacionados ao caso são: prescrição, transcrição, distribuição/dispensação, preparação e administração.
III. São fatores contribuintes para que essa situação pudesse ter causado danos: preparo para vários pacientes e interrupção contínua.
IV. Nessas situações, também há risco de confusão entre os nomes das soluções de eletrólitos concentrados específicas (por exemplo, confusão entre o cloreto de sódio e o cloreto de potássio).
( ) Não oferecer volume em excesso, pois pode comprometer o sistema circulatório e renal, levando a um acúmulo de líquidos e gerando um edema na criança.
( ) O tempo de infusão do medicamento também deve ser observado. Não se deve correr rapidamente, mas lentamente pela bureta, principalmente na administração de vancomicina, aminofilina e antifúngicos, que devem ser administrados em 1 hora.
( ) Ao se administrar um medicamento, nunca se deve utilizar as bombas de seringa, principalmente em neonatos.
( ) Bureta é um dispositivo para administração de medicamentos que conta com uma ponta para conectar ao soro, uma câmara graduada de 100 ou 150mL e uma extremidade que é conectada ao dispositivo de acesso venoso do paciente. Ela é utilizada quando há necessidade de controle rigoroso de tempo na infusão de medicamento.
( ) Equipos são tubos extensos que levam a medicação até o dispositivo de acesso venoso do paciente. Os equipos contêm uma câmara gotejadora que pode ser de macro ou microgotas.
( ) Maceradores são estéreis, descartáveis e de uso único. Eles exercem pressão sobre cateteres e vasos sanguíneos de acordo com seu tamanho.
( ) A administração de heparina de baixo peso molecular (p. ex., enoxaparina) requer considerações especiais.
( ) Os melhores locais para injeções subcutâneas incluem o aspecto anterior externo dos braços na altura do úmero, o abdômen desde as margens das costelas até as cristas ilíacas e o aspecto anterior das coxas.
( ) O tecido subcutâneo é sensível a soluções irritantes e grandes volumes de medicamento. Portanto, é preciso administrar somente pequenos volumes (0,5 a 1,5 ml) de medicamentos hidrossolúveis a adultos e volumes menores de no máximo 0,8 ml a crianças.
I.A via intramuscular é indicada para medicamentos que necessitam de rápida absorção, como analgésicos e vacinas.
II.A via intravenosa permite a administração direta do medicamento na corrente sanguínea, com efeito imediato.
III.A via subcutânea é adequada para a administração de volumes maiores de solução, como antibióticos em altas doses.
IV.A via intradérmica é utilizada para aplicação de pequenas quantidades de substâncias, como em testes alérgicos e vacinas.
Estão corretas as afirmativas:
(__)A via intramuscular é preferida para administração de grandes volumes de medicação devido à maior capacidade de absorção do tecido muscular.
(__)A via intravenosa permite a administração direta de medicamentos no sangue, resultando em um efeito mais rápido.
(__)A via subcutânea é indicada para medicamentos que exigem liberação lenta e contínua, como a insulina.
(__)A via intradérmica é utilizada principalmente para testes de alergia e vacinas como a BCG.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta: