Questões de Concurso
Sobre administração de medicamentos em enfermagem
Foram encontradas 3.417 questões
Primeira coluna: eventos adversos e/ou complicações
1.Lipodistrofia 2.Tromboflebite 3.Infiltração 4.Embolia
Segunda Coluna: conceito
(__)Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial, com a formação de coágulos, na área afetada; seus sinais são: dor localizada, rubor, calor e edema ao redor da inserção ou ao longo do trajeto da veia.
(__)Obstrução de um vaso (geralmente artéria) pela migração de um corpo estranho pela corrente sanguínea.
(__)Administração de uma solução ou medicamento não vesicante no tecido circunvizinho; caracterizada por edema, extravasamento do líquido para fora do leito venoso, dor e sensação de frio.
(__)Reação localizada, caracterizada por nódulo endurecido e doloroso no tecido adiposo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
(__)Via intradérmica: a administração ocorre em pequena quantidade entre a pele e o tecido subcutâneo. É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 ml.
(__)Via intramuscular: é uma via de administração de medicamentos parenterais utilizada para medicamentos que necessitam de absorção lenta.
(__)Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção. Os locais de escolha para adultos são as veias periféricas dos membros superiores e, para crianças, os locais comumente utilizados são membros superiores e inferiores, não havendo limite máximo de volume.
(__)Via subcutânea: a administração ocorre na camada subcutânea da pele, promovendo uma absorção lenta, sendo comumente utilizada para a administração de medicamentos de uso contínuo (por exemplo: aplicação de insulina, heparina ou enoxaparina). Os locais preferenciais de administração são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, a região supra e infraumbilical, sendo o volume máximo para essa via de 1 ml.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nesse caso, a dose a ser administrada deve ser de
I. A bomba de infusão é indicada para administração de medicamentos por via intravenosa, não sendo recomendado seu uso para vias subcutâneas ou enterais.
II. O cálculo da taxa de infusão é fundamental e deve considerar o volume total a ser administrado e o tempo prescrito, garantindo a administração correta e a segurança do paciente.
III. A bomba de infusão possui sistema de segurança que ajusta automaticamente a dose e o tempo de administração, não sendo necessários parâmetros de controle ou supervisão contínua.
Está correto o que se afirma em
( ) A via de administração da droga é exclusivamente endovenosa, sendo preferencialmente em acesso venoso central.
( ) Durante a administração desta droga é necessária a monitorização contínua da pressão arterial.
( ) A solução de infusão da noradrenalina deve ser trocada de acordo com a taxa de infusão, podendo ultrapassar a 24 horas.
Diante desse equívoco, que envolve responsabilidade profissional, qual deve ser a conduta prioritária no âmbito legal e ético?
I. A administração de emulsões lipídicas pode ser realizada no mesmo equipo utilizado para outros fármacos, sem a necessidade de filtros ou cuidados especiais, já que não há risco de precipitação ou contaminação.
II. Drogas vesicantes devem ser administradas em acesso venoso central sempre que possível, reduzindo o risco de extravasamento e lesão tecidual.
III. Para minimizar o risco de flebite química, é indicado diluir soluções hipertônicas com solução glicosada a 5%, administrando-as em fluxo contínuo e com monitorização rigorosa.
IV. A administração de potássio deve ser realizada diretamente na veia para corrigir rapidamente distúrbios eletrolíticos graves.
V. Soluções hipertônicas devem ser administradas preferencialmente em acesso venoso central, minimizando o risco de dano endotelial e complicações trombóticas.
Estão CORRETAS as afirmativas: