Questões de Concurso Sobre alimentação parenteral em enfermagem

Foram encontradas 120 questões

Q3274164 Enfermagem
A Portaria GM/MS nº 3.005/ 2024 atualizou as regras do serviço de atenção domiciliar (SAD) e do programa melhor em casa (PMeC). O Art. 535 cita os pacientes elegíveis e classifica-os quanto ao tipo de modalidade de atenção domiciliar (AD). Um usuário que necessite de cuidados multiprofissionais, transitórios e intensificados, minimamente semanais, com atendimentos regulares fora do horário de funcionamento dos serviços de APS, que necessite de nutrição parenteral, é classificado na modalidade:
Alternativas
Q3274154 Enfermagem
A nutrição parenteral (NP) é definida como uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou à manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas (RESOLUÇÃO COFEN nº 453/2014). Sobre nutrição parenteral, é correto afirmar:
Alternativas
Q3214302 Enfermagem
Sob supervisão e orientação do enfermeiro, para administrar, de forma intermitente, a dieta enteral prescrita para um paciente idoso acamado no domicílio, o auxiliar de enfermagem (AE) consultou o procedimento operacional padrão (POP) constatando que, ao final da administração, deveriam ser introduzidos 30 mL de água potável na sonda. Esse cuidado tem como principal objetivo prevenir 
Alternativas
Q3208983 Enfermagem
Identifique o conjunto de cuidados de enfermagem na administração de Nutrição Parenteral Total sem emulsão lipídica em cateter venoso central de longa permanência:
Alternativas
Q3152128 Enfermagem
Sobre os tipos de alimentações, analise as afirmativas a seguir.
I.Alimentação parental é destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não.
II.Alimentação enteral é elaborada para uso por sonda ou via oral.
III.A nutrição parenteral, segundo portaria 272 da ANVISA, consiste em alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3255045 Enfermagem
Em relação a nutrição parenteral administrada em acesso venoso periférico é correto afirmar que:
Alternativas
Q3255043 Enfermagem
No que se refere à forma de apresentação, a Nutrição Parenteral pode ser do tipo Individualizada ou Industrializada. Nos casos da apresentação individualizada é correto afirmar que:
Alternativas
Q3253138 Enfermagem
A Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) publicou recentemente Diretrizes práticas para manejo nutricional de indivíduos com neoplasias. O documento reúne 43 recomendações referentes ao diagnóstico e manejo nutricional para guiar a prática clínica de todos os profissionais da saúde envolvidos no cuidado ao paciente oncológico. Sobre tal temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3252460 Enfermagem
Em relação às particularidades da assistência ao paciente pediátrico portador de fibrose cística em unidade de terapia intensiva, considerando as atuais diretrizes clínicas para o manejo dessa patologia no Brasil, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3170389 Enfermagem
Analise as assertivas abaixo assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação à nutrição parenteral.

( ) A jejunostomia é uma via de acesso central para a nutrição parenteral.
( ) A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) pode ser administrada por via periférica ou central conforme a osmolaridade da solução.
( ) Assegurar a manutenção e permeabilidade da via de administração da nutrição parenteral está entre as competências do enfermeiro.
( ) A TNP por via periférica é indicada para soluções que têm osmolaridade maior que 700 mOsm/L.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3135597 Enfermagem
Um paciente com diagnóstico de abdome agudo está em jejum há 48 horas, aguardando a realização de exames complementares para definição da conduta médica. O enfermeiro, ao avaliar o paciente, identifica sinais de desidratação, como mucosas secas, oligúria e taquicardia. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a qual intervenção de enfermagem é prioritária nesse caso.
Alternativas
Q3134530 Enfermagem
 A administração de fluidos intravenosos em pacientes pediátricos requer cálculos e cuidados específicos devido às diferenças fisiológicas em relação aos adultos. É CORRETO afirmar que a fórmula de manutenção hídrica para crianças considera o peso corporal, e a taxa de infusão geralmente é baseada na regra de 100 mL para os primeiros 10 kg, 50 mL para os próximos 10 kg e:
Alternativas
Q3130370 Enfermagem
A nutrição parenteral (NP) não está isenta de complicações, particularmente em pacientes desnutridos. No entanto, quando ela é bem indicada, prescrita, administrada e monitorada, traz grandes benefícios ao paciente. Sendo assim, algumas medidas podem diminuir a incidência de complicações associadas ao método, as quais são
Alternativas
Q3125417 Enfermagem
Em uma UTIP, qual intervenção é mais indicada para crianças com intolerância à nutrição enteral que necessitam de terapia nutricional intensiva?
Alternativas
Q3105120 Enfermagem

Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos e soluções, julgue o item a seguir.


Não deve ser utilizado cateter periférico para infusão contínua de produtos vesicantes, nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.

Alternativas
Q3033685 Enfermagem
Atente-se a seguinte prescrição:
Dieta enteral – 1.200 ml – correr das 09:00 às 24:00
Diante da prescrição, o volume que será infundido será:
Alternativas
Q2574298 Enfermagem

Alimentação Parenteral e Formas Farmacêuticas


Considere as seguintes afirmativas sobre alimentação parenteral e formas farmacêuticas:



1. A nutrição parenteral total (NPT) é administrada por via intravenosa central, fornecendo todos os nutrientes necessários, incluindo glicose, aminoácidos, lipídios, eletrólitos, vitaminas e minerais, para pacientes que não podem sealimentar por via oral ou enteral, garantindo o suporte nutricional completo (ASPEN, 2014).
2. Formas farmacêuticas sólidas, como comprimidos e cápsulas, não são ideais em situações de emergência devido à necessidade de absorção gastrointestinal, que pode ser lenta e variável, especialmente em condições de perfusão inadequada (Allen, 2014).
3. Emulsões lipídicas são componentes cruciais da NPT, fornecendo ácidos graxos essenciais e calorias adicionais, e devem ser cuidadosamente monitoradas para prevenir complicações metabólicas, como hipertrigliceridemia (Shils et al., 2006).
4. A compatibilidade entre componentes de uma fórmula de NPT deve ser rigorosamente avaliada para evitar precipitação, interações adversas e garantir a estabilidade da mistura, essencial para a segurança e eficácia do tratamento (Trissel, 2012).
5. A forma farmacêutica de um medicamento pode influenciar significativamente sua estabilidade, absorção e biodisponibilidade, aspectos que devem ser considerados no desenvolvimento e na escolha da forma de apresentação do fármaco (Ansel et al., 2012).

Alternativas:



Alternativas
Q2555773 Enfermagem
Juliano, paciente do Hospital São Luís, submetido a uma cirurgia delicada não consegue se ingerir comida por via oral. A recomendação médica é de que nos próximos 5 dias receba alimentação por sonda nasoenteral em posição gástrica (NG). Sobre a sonda, escolha alternativa correta:  
Alternativas
Q2531894 Enfermagem
Julgue o item a seguir. 
A nutrição parenteral (NP) consiste na administração controlada de nutrientes, seja por via oral, por sondas ou ostomias, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral. 
Alternativas
Q2480449 Enfermagem
Sabe-se que pacientes desnutridos têm piores desfechos clínicos, o que pode aumentar o tempo para a sua recuperação. Deste modo, quando indicada a Terapia Nutricional Enteral (TNE) deverá ser oportunamente iniciada.

Analise as afirmativas a seguir:

I. a TNE deverá ser infundida por via endovenosa.
II. a TNE deverá ser infundida via trato gastrointestinal (TGI).
III. a TNE pode ser infundida pelo método contínuo, in bolus e por gavage.
IV. a passagem da sonda enteral, de acordo com as legislações vigentes, é um procedimento privativo do enfermeiro.
V. a TNE não tem contraindicações e pode ser realizada no ambiente hospitalar e doméstico.
VI. equipos de sistema aberto podem ser utilizados por até quatro horas.


E assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: A
5: D
6: D
7: D
8: A
9: E
10: D
11: C
12: B
13: A
14: B
15: C
16: D
17: E
18: D
19: E
20: C