Questões de Concurso
Sobre alimentação parenteral em enfermagem
Foram encontradas 106 questões
Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos e soluções, julgue o item a seguir.
Não deve ser utilizado cateter periférico para infusão contínua de produtos vesicantes, nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.
Representa uma via parenteral utilizada para a administração de medicamentos e imunobiológicos:
Considerando os cuidados de enfermagem relacionados à administração de nutrição parenteral total, é correto afirmar que a infusão
A nutrição parenteral é aquela que não utiliza a via oral normal para a ingestão dos alimentos, que é feita por meio de sondas introduzidas diretamente no estômago ou no intestino do paciente. Os pacientes que recebem dieta por sonda ficam temporária ou permanentemente impedidos de receber alimentação por via oral, mas seu trato gastrointestinal deve estar em condições de realizar o mecanismo de digestão. Em um paciente em uso de nutrição parenteral total, os cuidados de enfermagem são, EXCETO:
A nutrição parenteral é um método de fornecimento de nutrientes para o corpo por via endovenosa. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às complicações deste tipo de nutrição.
A substituição do equipo da nutrição parenteral deve ser feita em intervalos de qual tempo para evitar infecção advinda da corrente sanguínea:
Considerando as disposições acerca dos cuidados na administração de Nutrição Parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
( ) A ANVISA orienta que o equipo para administração de nutrição parenteral total deve ser isento de dietilexilftalato (DEHP) e a via de administração deve ser exclusiva.
( ) Nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, devem ser administradas por cateter venoso central.
( ) O enfermeiro deve garantir o registro claro e preciso de informações relacionadas à administração e à evolução do paciente, quanto aos dados antropométricos, peso, sinais vitais, balanço hídrico, glicemia e tolerância digestiva, entre outros.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alimentação Parenteral e Formas Farmacêuticas
Considere as seguintes afirmativas sobre alimentação parenteral e formas farmacêuticas:
2. Formas farmacêuticas sólidas, como comprimidos e cápsulas, não são ideais em situações de emergência devido à necessidade de absorção gastrointestinal, que pode ser lenta e variável, especialmente em condições de perfusão inadequada (Allen, 2014).
3. Emulsões lipídicas são componentes cruciais da NPT, fornecendo ácidos graxos essenciais e calorias adicionais, e devem ser cuidadosamente monitoradas para prevenir complicações metabólicas, como hipertrigliceridemia (Shils et al., 2006).
4. A compatibilidade entre componentes de uma fórmula de NPT deve ser rigorosamente avaliada para evitar precipitação, interações adversas e garantir a estabilidade da mistura, essencial para a segurança e eficácia do tratamento (Trissel, 2012).
5. A forma farmacêutica de um medicamento pode influenciar significativamente sua estabilidade, absorção e biodisponibilidade, aspectos que devem ser considerados no desenvolvimento e na escolha da forma de apresentação do fármaco (Ansel et al., 2012).
Alternativas:
A nutrição parenteral (NP) consiste na administração controlada de nutrientes, seja por via oral, por sondas ou ostomias, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral.
Analise as afirmativas a seguir:
I. a TNE deverá ser infundida por via endovenosa.
II. a TNE deverá ser infundida via trato gastrointestinal (TGI).
III. a TNE pode ser infundida pelo método contínuo, in bolus e por gavage.
IV. a passagem da sonda enteral, de acordo com as legislações vigentes, é um procedimento privativo do enfermeiro.
V. a TNE não tem contraindicações e pode ser realizada no ambiente hospitalar e doméstico.
VI. equipos de sistema aberto podem ser utilizados por até quatro horas.
E assinale a alternativa CORRETA.
No que se refere à nutrição parenteral, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A nutrição parenteral periférica pode ser administrada em uma única veia central calibrosa.
II – Um dos efeitos colaterais metabólicos mais comuns das altas concentrações de dextrose é a hiperglicemia.
III – Alguns medicamentos podem ser adicionados à bolsa de NPT depois que a solução foi preparada pelo profissional.
Com relação às dietas, pode-se afirmar que a dieta Nutrição Parenteral Total (NPT), por ser demasiadamente concentrada, deve ser administrada por:
( )Podem ser classificadas de acordo com a via de administração e quanto à composição da solução.
( )Uma NP deve ser interrompida assim que possível, quando a oferta pelas vias oral/enteral atingir > 70% das calorias necessárias estimadas e a tolerância for adequada.
( )A NP não deve ser usada em pacientes hemodinamicamente instáveis.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Julgue o item que se segue.
Julgue o item que se segue.
A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) pode ser
administrada por via periférica ou central, conforme a
osmolaridade da solução. A via periférica é indicada para
soluções com osmolaridade menor que 900 mOsm/L.