Questões de Concurso
Comentadas sobre anatomia do sistema cardiovascular em enfermagem
Foram encontradas 149 questões
Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.
As afirmativas são, respectivamente,
Acerca do sistema cardiovascular e da assistência ao paciente com disfunções cardiovasculares, assinale a opção correta.
Acerca da composição dos grandes vasos sanguíneos do corpo humano, assinale a opção correta.
O coração atua como uma bomba muscular, que gera variáveis à medida que suas câmaras se contraem e relaxam. A sístole é o período de contração ventricular, e a diástole é o período de relaxamento ventricular. Durante a avaliação cardíaca, auscultam-se as bulhas cardíacas. Acerca dessas bulhas, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre úlceras arteriais e venosas é correto afirmar
São medidas indicadas pelo enfermeiro para prevenção das úlceras venosas todas as alternativas abaixo, EXCETO:
Sobre a condução e monitorização da perfusão, analise as afirmativas a seguir:
I. A hemodiluição diminui a viscosidade sanguínea, melhora a perfusão dos tecidos e aumenta a pressão oncótica.
II. O fluxo de gás no oxigenador deve ser suficiente para manter a P02 acima de 100 e abaixo de 200 mmHg e a PCO2 em torno de 30 mmHg.
III. O valor da diurese deve ser monitorizado como indicador da perfusão dos tecidos, sendo considerado adequado o mínimo de 50 mL/h.
IV. O hematócrito entre 23 a 25% é um bom indicador da quantidade de hemoglobina disponível para o transporte dos tecidos.
Marque a alternativa correta:
O tecido muscular pode ser classificado de acordo com algumas características de suas fibras. São características do tecido muscular estriado cardíaco a presença de:
O coração é um órgão muscular, mais ou menos do tamanho de uma mão fechada, localizado no centro da cavidade torácica. Este órgão possui quatro câmaras contendo sangue com baixo ou alto conteúdo de oxigênio. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Átrio Direito e o Ventrículo Direito contêm sangue com baixo conteúdo de oxigênio.
( ) O Átrio Direito e o Átrio Esquerdo contêm sangue com alto conteúdo de oxigênio.
( ) O Ventrículo Direito e o Ventrículo Esquerdo contêm sangue com baixo conteúdo de oxigênio.
( ) O Átrio Esquerdo e o Ventrículo Esquerdo contêm sangue com alto conteúdo de oxigênio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em relação à circulação fetal e às adaptações circulatórias decorrentes do nascimento, assinale a alternativa incorreta.
É uma saculação ou dilatação localizada, que se forma em um ponto fraco na parede de uma artéria. A definição faz referência à/ao:
O coração, órgão que faz parte do sistema cardiovascular, é essencial para o corpo humano, pois possibilita a oxigenação de todos os tecidos. Em relação a esse órgão, julgue o item a seguir.
O coração é um órgão muscular oco que está localizado no
centro do tórax, entre os pulmões e sobre o diafragma.
I. O coração recebe o sangue desoxigenado vindo do corpo inteiro pelas veias subclávias.
II. Após ir para os pulmões e ser oxigenado, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares.
Sobre as afirmativas acima, responda:
I. Além de avaliar a rede vascular antes da inserção de cateteres arteriais ou venosos, periféricos ou centrais, o profissional pode realizar a inserção do cateter guiado pela imagem ultrassonográfica em tempo real.
II. A Ultrassonografia Vascular indica ao profissional as estruturas anatômicas adjacentes ao vaso e a angulação ideal para a inserção adequada do cateter.
III. A partir da mensuração da distância da pele até o vaso e do seu calibre, é possível otimizar a escolha de um dispositivo que ocupe no máximo um terço da luz do vaso, o que favorece a hemodiluição dos medicamentos e soluções.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Choque cardiogênico é a incapacidade do miocárdio em realizar o débito cardíaco eficaz para proporcionar a demanda metabólica do organismo, caracterizando uma situação de hipoperfusão tecidual.
II. Sinais e sintomas apresentados pelo paciente: taquicardia, hipotensão, pele fria, pálida e pegajosa, estase de jugular e crepitações pulmonares.
III. A finalidade do tratamento do choque cardiogênico é a otimização da pré-carga, uso de fármacos inotrópicos, vasodilatadores, diuréticos, trombólise coronariana.
IV. São fármacos indicados para esse tipo de choque: dopamina, dobutamina e levosimendan.
Está CORRETO o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir.
Disponível em:
<https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/44121>. Acesso
em: 02 fev. 2024. [Adaptado].
Evidências científicas demonstram que a região
ventroglútea é a mais adequada para administração
intramuscular de medicamentos por ter pouca
vascularização, ser de fácil delimitação e causar menos
dor que outras regiões. As estruturas anatômicas utilizadas
para a delimitação da região ventroglútea são
Os vasos sanguíneos responsáveis pela vascularização do coração englobam as artérias coronárias e as veias cardíacas, que desempenham a função de conduzir o fluxo sanguíneo afluente e efluente do miocárdio, assegurando a perfusão necessária à manutenção da atividade contrátil e do metabolismo energético do tecido cardíaco.
Julgue o item que se segue, relativo a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular.
A valva mitral está localizada entre o átrio e o ventrículo
direitos.