Questões de Concurso
Comentadas sobre anatomia do sistema genito urinário em enfermagem
Foram encontradas 58 questões
Em relação ao paciente portador de agravos no sistema geniturinário, assinale a alternativa incorreta.
O fator relacionado é condição, fator histórico ou etiologia que dá um contexto para as características definidoras e mostra um tipo de relação com o diagnóstico de enfermagem. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa que indica dois fatores relacionados ao diagnóstico de incontinência urinária de esforço.
A infecção do trato urinário (ITU) representa a complicação clínica mais frequente na gestação, ocorrendo em 17 a 20% das grávidas. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta sobre a ITU.
I. Seu tratamento é difícil, visto que raramente os microorganismos envolvidos são da flora perineal normal.
II. Está associada à rotura prematura de membranas, ao aborto, ao trabalho de parto prematuro, a corioamnionite, ao baixo peso ao nascer e a infecção neonatal.
III. A bacteriúria assintomática da gravidez acomete entre 2 e 10% das gestantes, sendo que 25 a 35% delas desenvolvem pielonefrite aguda.
IV. O rastreamento da bacteriúria assintomática da gravidez deve ser feito obrigatoriamente pela urocultura, pois com frequência não há alteração no sedimento urinário.
Com relação aos indicadores de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) definidos pela ANVISA, identifique a alternativa que não se enquadre nesses indicadores:
A diminuição da diurese de um paciente é chamada de:
O trato urinário acima da uretra normalmente é estéril. Qualquer alteração nos mecanismos de defesa mecânicos e/ ou fisiológicos aumenta o risco de contrair infecção no trato urinário (ITU). Sobre os fatores que predispõem às ITU, analise a listagem a seguir:
I – Obesidade e prisão de ventre.
II – Disfunção miccional com dissinergia detrusor-esfincteriana.
III – Estado hipoestrogênico
Assinale a alternativa correta:
Para um paciente que esteja apresentando incontinência urinária causada por reflexo, a seguinte intervenção deve constar de seu plano de cuidados:
Para uma boa assistência de enfermagem em nefrologia, o enfermeiro necessita de domínio sobre a fisiologia e a fisiopatologia renal, pois, assim, poderá, com segurança, realizar uma boa coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem e, consequentemente, uma prescrição de cuidados eficaz. Para evidenciar esse conhecimento, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
Os néfrons se localizam dentro do parênquima renal e seu grande número possibilita uma função renal adequada; quando o número funcional de néfrons é inferior a 20% do normal, é necessário considerar a terapia renal substitutiva.
A capacidade da bexiga de um adulto é de 400 a 500 ml de urina.
A falha no mecanismo de retroalimentação do sistema renina-angiotensina-aldosterona constitui uma das principais causas de hipertensão arterial.
As afirmativas são respectivamente:
0s cálculos renais formam-se quando há um aumento da concentração de cálcio, ácido úrico, oxalatos e outros sais na urina. Esse excesso de sais não é dissolvido pela água. Muitas vezes, a falta de água é a causa para a formação de cálculos renais. O caminho percorrido por um cálculo formado no rim esquerdo até sua eliminação é sequencialmente:
Observe o esquema abaixo, que é uma representação do aparelho reprodutor masculino.
A alternativa que apresenta a correta relação para os números destacados é:
Com relação às medidas de prevenção de infecção do trato urinário em paciente com cateter urinário, é correto afirmar:
Perda involuntária de urina a intervalos de certa forma previsíveis, quando um determinado volume na bexiga é atingido caracteriza o diagnóstico de enfermagem:
Sobre a infecção de trato urinário (ITU), é correto afirmar que:
Mulher, 27 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento apresentando febre de 39°C, queixa de disúria e dor na região lombar. Ao exame físico, o enfermeiro identificou que a paciente apresentava dor à punho-percussão na região lombar. Esse dado clínico indica positivo para qual sinal?
A verificação de diurese tem como objetivo verificar e registrar o volume urinário, avaliar a função renal e observar as condições do aspecto da urina do paciente. Sobre as recomendações para esse procedimento, assinalar a alternativa CORRETA:
( ) O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina.
( ) Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição.
( ) A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.
( ) Juntamente com as substâncias de rejeição, o sistema urinário filtra e elimina também água.
( ) Excreta é qualquer tipo de produto não aproveitável pelo organismo, incluindo as fezes (produtos da digestão) e a urina (produto da circulação).
Durante a fase ativa do trabalho de parto, a dilatação cervical se torna mais rápida e regular, culminando em cerca de 10 centímetros de dilatação na fase de transição. Nesse estágio, o colo do útero atinge sua dilatação máxima, possibilitando que a cabeça do bebê transite pelo canal de parto para o nascimento. A completa dilatação cervical representa um dos indicadores mais significativos de progresso no trabalho de parto, marcando a transição para a fase de expulsão, onde ocorre o nascimento do bebê.
A próstata é um órgão composto de componentes fibromusculares e glandulares. Está localizada na base do colo vesical e circunda completamente __________.