Questões de Concurso Sobre assistência de enfermagem ao parto/aborto em enfermagem

Foram encontradas 728 questões

Q3234740 Enfermagem
Terceira e última etapa do parto normal. É o período em que ocorre o desprendimento da placenta. Pode acontecer até 30 minutos após a expulsão do feto. É normal que ocorra um sangramento de média quantidade. Trata-se: 
Alternativas
Q3220203 Enfermagem
O caso clínico a seguir serve de referência para responder à questão.

Gestante M.A.D, GIII PII A0, 38 anos, com 24 semanas de gestação, deu entrada no pronto-socorro da maternidade de referência com queixas de sangramento vivo e indolor, iniciado subitamente. Ao exame clínico, afirma que teve, anteriormente, o mesmo sangramento com as mesmas características, mas em menor quantidade, cessando espontaneamente.
O manejo adequado desse caso, na vigência do sangramento ativo, exige que o enfermeiro obstetra (EO)
Alternativas
Q3220202 Enfermagem
O caso clínico a seguir serve de referência para responder à questão.

Gestante M.A.D, GIII PII A0, 38 anos, com 24 semanas de gestação, deu entrada no pronto-socorro da maternidade de referência com queixas de sangramento vivo e indolor, iniciado subitamente. Ao exame clínico, afirma que teve, anteriormente, o mesmo sangramento com as mesmas características, mas em menor quantidade, cessando espontaneamente.
Com base nessas informações, na sintomatologia referida e no que prediz o Manual de Alto Risco (BRASIL, 2022), a gestante se encontra com sinais de
Alternativas
Q3220201 Enfermagem
A eclâmpsia é uma emergência obstétrica e requer atendimento imediato. As bases do tratamento são a manutenção da função cardiorrespiratória, o controle das convulsões, a prevenção de sua recorrência, a correção da hipoxemia e da acidose materna e o controle da hipertensão. Considerando as informações do Manual Técnico sobre Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde (BRASIL, 2022), entre os passos iniciais a serem adotados no manejo da convulsão eclâmptica, deve-se
Alternativas
Q3220198 Enfermagem
Puérpera P.L.S, vivendo com vírus da imunodeficiência humana HIV, é submetida à cesariana eletiva após confirmação de idade gestacional de 38 semanas. Ela se encontra no pós-parto imediato, e o médico que a atendeu prescreveu cabergolina para bloqueio da lactação. Diante dessa situação, o Manual de Gestação de Alto Risco (BRASIL, 2022) preconiza que a lactação deve ser bloqueada no pós-parto imediato, dado o risco de transmissão vertical, administrando, por via oral,
Alternativas
Q3220197 Enfermagem
Gestante J.S.S, 32 anos, compareceu ao pré-natal de risco habitual e foi atendida por um enfermeiro, que constatou o seguinte: pressão arterial 200x93 mmHg, edema moderado em membros inferiores e cefaléia. A gestante foi encaminhada imediatamente para a maternidade de referência em alto risco. Após nova avaliação, ela foi medicada permanecendo internada. Foi aferida novamente a pressão arterial, que apresentou valores de PA 130x85 mmHg. De acordo com o Manual de Gestação de Alto Risco (BRASIL, 2022), o enfermeiro obstetra deve posicionar a gestante em decúbito lateral esquerdo, administrar a medicação prescrita e comunicar ao médico responsável se
Alternativas
Q3220196 Enfermagem
Puérpera V.M.C encontra-se no alojamento conjunto com o seu filho, que nasceu de parto normal e está de alta hospitalar. Informa ao enfermeiro obstetra (EO) que deseja amamentar o bebê por 6 meses, mas não quer engravidar novamente. Assim, o EO forneceu orientações sobre o planejamento reprodutivo no pós-parto. Segundo o Caderno de Saúde Sexual e reprodutiva (BRASIL, 2013), a puérpera
Alternativas
Q3220195 Enfermagem
Paciente M.C.F, internada em trabalho de parto no período expulsivo, foi assistida pelo(a) enfermeiro (a) obstetra. Pariu feto vivo, sexo masculino, com apgar 9/10. De acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal (BRASIL, 2016), a recomendação para a assistência ao recém-nascido, imediatamente após o parto, consiste em realizar
Alternativas
Q3220193 Enfermagem
De acordo com o Manual de Parto, Aborto e Puerpério – Assistência Humanizada à Mulher (BRASIL, 2001), o partograma é uma representação gráfica do trabalho de parto que permite acompanhar sua evolução, documentar e diagnosticar alterações bem como indicar a tomada de condutas apropriadas para a correção dessas alterações, evitando intervenções desnecessárias. Para tanto, é fundamental que o(a) Enfermeiro(a) Obstetra saiba que, no partograma,
Alternativas
Q3220192 Enfermagem
Parturiente é admitida no Centro Obstétrico (CO) proveniente do acolhimento e em decorrência da classificação de risco da maternidade. Ao ser examinada pela equipe do acolhimento, foi atestado que ela está no primeiro período do trabalho de parto com contrações uterinas regulares e com dilatação cervical de 5 cm. Com base nessas informações e de acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal (BRASIL, 2017) que preveem as condutas adequadas para observações e monitoração da parturiente, o Enfermeiro Obstetra (EO) deve
Alternativas
Q3213524 Enfermagem
Em uma emergência obstétrica, um técnico de enfermagem é chamado para auxiliar no parto de uma paciente com trabalho de parto prematuro. A principal medida inicial a se adotar é:
Alternativas
Q3211710 Enfermagem
Transportada por vizinhos, multípara, com gestação a termo, chegou à unidade básica de saúde (UBS), em período expulsivo, com a cabeça do bebê já coroando. Frente a essa situação o enfermeiro que fez o parto deve considerar que, atualmente, recomenda-se que, após o nascimento de uma criança a termo com boa vitalidade, o clampeamento e corte do cordão devem se dar 
Alternativas
Q3209937 Enfermagem
Para o diagnóstico clínico de uma gravidez, há os chamados sinais e sintomas de presunção, de probabilidade e de certeza.

É considerado um sinal de presunção de gestação:
Alternativas
Q3207760 Enfermagem

Sobre a hemorragia pós-parto (HPP), considere as afirmativas abaixo:



I. A HPP apresenta, basicamente, quatro causas principais que são resumidas por meio do método mnemônico “4 Ts”: tônus, tecido, trauma e trombina. A causa principal e mais comum é a atonia.


II. A HPP pode ser primária, ocorrendo nas primeiras 24 horas após o parto, ou secundária, ocorrendo entre 24 horas e 12 semanas após o parto.


III. Dentre as ações para tratamento inicial da mulher com HPP deve ser realizado estabilização do quadro clínico e administração de uterotônicos. 


IV. Na puérpera com atonia uterina, a primeira manobra é a massagem uterina para estimular o tônus uterino, devendo evitar a compressão bimanual do útero.


Qual das afirmativas está correta?

Alternativas
Q3207753 Enfermagem
A histerectomia pode ser necessária imediatamente após o parto em alguns casos de complicações que podem ocorrer no pós-parto. Assinale a alternativa que não apresenta justificativa para a histerectomia:
Alternativas
Q3207751 Enfermagem
A hemorragia pós parto precoce tem a atonia uterina como principal causa e ocorre secundária a várias causas, exceto:
Alternativas
Q3201634 Enfermagem
Durante o trabalho de parto, qual é o papel do técnico em enfermagem para garantir a segurança e o bem-estar da gestante? 
Alternativas
Q3200873 Enfermagem

Lurdes, 69 anos, realizou uma fixação do útero, chamada de _____________, devido a inúmeras gestações prévias. Após alguns anos, foi necessário realizar uma ______________, pois ela estava com muitos miomas uterinos, dor e sangramento.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q3197477 Enfermagem
 Uma paciente com histórico de parto complicado, apresentando hemorragia intraparto significativa, desenvolve hipotensão, ausência de lactação e amenorreia no pós-parto imediato. Após investigação, é diagnosticada com síndrome de Sheehan. Com base no papel do enfermeiro no manejo dessa condição, a alternativa que descreve corretamente os cuidados imediatos a serem adotados é:
Alternativas
Q3183079 Enfermagem
Na assistência ao segundo período do parto, muitas estratégias são propostas com o objetivo de reduzir o trauma perineal. São técnicas recomendadas para reduzir o trauma perineal e facilitar o parto espontâneo, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: B
12: C
13: D
14: D
15: D
16: A
17: C
18: E
19: A
20: D