Questões de Concurso Comentadas sobre assistência de enfermagem ao parto/aborto em enfermagem

Foram encontradas 677 questões

Q3070417 Enfermagem
Após o parto vaginal de um recém-nascido saudável, mulher de 28 anos relata dor intensa e dificuldade para urinar. Ao examiná-la, o técnico de enfermagem observa edema perineal e hematoma. A conduta inicial mais apropriada trata-se de:
Alternativas
Q3069608 Enfermagem
O aborto espontâneo, na maioria das vezes, decorre de alterações cromossômicas, e a investigação das causas da perda gestacional está indicada na repetição do aborto. Sobre o abortamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aborto evitável é quando a paciente apresenta sangramento vaginal, mas o orifício interno do colo uterino permanece impérvio, e a vitalidade embrionária está preservada.
( ) Aborto incompleto é aquele no qual há ausência de batimentos cardíacos fetais ou do embrião (gravidez anembrionada), mas não ocorre a expulsão espontânea do conteúdo intrauterino.
( ) No aborto complicado por hemorragia, a paciente apresenta sangramento transvaginal maciço com alteração de sinais vitais, anemia e taquicardia, levando muitas vezes à necessidade de transfusão sanguínea e esvaziamento uterino cirúrgico.
( ) O surgimento dos batimentos cardíacos fetais é detectado por volta de quatro semanas de gestação, sendo a ultrassonografia transvaginal um dos marcadores gestacionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3069606 Enfermagem
A dor durante o trabalho de parto é um sintoma comum, que envolve aspectos biológicos, como as contrações uterinas, a dilatação cervical, a pressão do feto e a tolerância individual, e fatores da percepção da dor, que podem ser cognitivos, ambientais e sociais. Com base no exposto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os principais métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto e no parto são: técnicas de distração e relaxamento, movimento, bola, massagem, acupressão, aplicação de frio ou calor, técnicas de relaxamento com respiração, banho de chuveiro e musicoterapia, consideradas de baixo investimento.
( ) A solicitação materna por analgesia de parto é motivo suficiente para sua realização, independentemente da fase do parto e do grau de dilatação, inclusive para a analgesia epidural, salvo contraindicação médica e após esgotados os métodos não farmacológicos disponíveis.
( ) A cardiotocografia contínua é recomendada para avaliação do bem-estar fetal em gestantes saudáveis de risco habitual em trabalho de parto espontâneo.
( ) A fase latente do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e alterações variáveis do colo do útero, incluindo algum grau de apagamento e progressão mais lenta da dilatação de até 3 cm para nulíparas e multíparas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3065618 Enfermagem
Durante muito tempo, o óbito materno foi considerado um fato natural e inerente à condição feminina. No entanto, cerca de 98% desses óbitos seriam evitáveis caso fossem asseguradas condições dignas de vida e de saúde à população. Assinale alternativa que não apresente medidas para a redução da mortalidade materna no Brasil.
Alternativas
Q3057855 Enfermagem
O nascimento é um evento que demanda ações de cuidado por parte da equipe de enfermagem, as quais devem ser realizadas com atenção e qualidade, pois representa um momento de grande vulnerabilidade para a mulher e, principalmente, para o neonato. Os cuidados imediatos, especialmente nas primeiras duas horas de vida do recém-nascido (RN), têm como objetivo preservar sua integridade durante o parto e facilitar sua adaptação ao ambiente fora do útero. Qual das seguintes ações NÃO está incluída nos cuidados imediatos recomendados?
Alternativas
Q3057558 Enfermagem
Sobre o manejo no terceiro período do parto de risco habitual, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3057557 Enfermagem
Sobre a assistência a parturientes de risco habitual em primeiro período do trabalho de parto, em sala de parto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o registro preconizado:
Alternativas
Q3052200 Enfermagem
Sobre a assistência de enfermagem durante e pós-parto, analisar os itens.

I. Evitar o estresse por frio em recém-nascidos é essencial para ajudá-los a fazer a transição fisiológica para a vida extrauterina.
II. As intervenções de enfermagem diante às necessidades termorregulatórias do recém-nascido possibilitam que este minimize sua taxa metabólica e seu consumo de oxigênio, conservando assim as reservas de energia vitais necessárias para um crescimento ótimo.
III. Um ambiente no qual a temperatura corporal é mantida sem aumento da taxa metabólica, e nem utilização de oxigênio, é chamado de ambiente térmico neutro.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3048078 Enfermagem
Com base na Diretriz de Assistência ao Parto Normal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3032282 Enfermagem
Apesar de o parto vaginal apresentar menor risco de infecção puerperal, existem vários fatores de risco associados a esse tipo de infecção. Tais riscos devem ser minimizados para um melhor desfecho em termos de prevenção.
Entre esses fatores, está: 
Alternativas
Q3030871 Enfermagem
De acordo com as orientações da OMS e do Ministério da Saúde, um dos critérios de Near Miss materno (condições ameaçadoras à vida) é:
Alternativas
Q3027028 Enfermagem
Método Canguru é um modelo de assistência iniciado durante a gravidez de risco e que segue até a alta do recém-nascido. Qual é o principal benefício da posição canguru para recém-nascidos prematuros?
Alternativas
Q3021870 Enfermagem
Nos casos em que o bebê estiver atravessado ou em sofrimento, quando o cordão umbilical ou a placenta estiver fora do lugar e impedindo a saída da criança, é indicado, através de um médico(a) que seja feita a cesariana. Quanto às características da Cesariana, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3021869 Enfermagem
O parto poderá ser realizado tanto por um médico quanto por uma enfermeira obstetra ou uma obstetriz. Durante todo o período de internação, a gestante terá direito a um acompanhante de sua escolha. Existem alguns procedimentos que não são rotineiros no momento do parto, mas caso seja necessário, poderá ocorrer como por exemplo a Episiotomia, que se refere a:
Alternativas
Q3016764 Enfermagem
Assistência de Enfermagem em Obstetrícia
Uma técnica de enfermagem está acompanhando uma gestante em trabalho de parto. Durante a avaliação, observa que a paciente está com hipertensão severa e cefaleia intensa, indicando possível eclâmpsia. Qual deve ser a intervenção imediata da técnica de enfermagem nesta situação? Itens para Verificação: 

1. Posicionar a paciente em decúbito lateral esquerdo para melhorar a perfusão placentária.

2. Notificar imediatamente o obstetra sobre os sintomas apresentados.
3. Administrar uma dose de hidralazina intravenosa para controlar a pressão arterial, conforme prescrição médica prévia.
4. Monitorar os sinais vitais da paciente a cada 5 minutos para avaliar a gravidade da situação.
5. Preparar a paciente para uma possível cesariana de emergência, caso a situação se agrave.

Alternativas:
Alternativas
Q3014933 Enfermagem
Com relação aos períodos do trabalho de parto, assinale a opção correta que compreende ao Período Greenberg: 
Alternativas
Q3007630 Enfermagem
Na assistência ao parto normal, a profilaxia antibiótica para Ruptura Prematura de Membranas - RPM no termo é recomendada em mulheres com período de latência
Alternativas
Q2943271 Enfermagem
A Hemorragia Craniana Intraventricular ocorre com mais frequência nos recém-nascidos prétermo, com idade gestacional <32 semanas. São consideradas intervenções de enfermagem para prevenir este quadro:
Alternativas
Q2943249 Enfermagem
O Boletim de Apgar é um parâmetro utilizado para avaliação do recém-nascido na sala de parto. Sobre este índice, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2943244 Enfermagem
Considerando que os procedimentos de reanimação neonatal devem ser realizados de forma rápida e adequada, e que toda equipe deve estar devidamente treinada para atuar nas situações de parada cardiorrespiratória no recém-nascido, o tamanho da cânula endotraqueal que deverá estar preparada para a intubação de um recém-nascido com peso <1.000g é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: A
6: A
7: D
8: D
9: A
10: B
11: C
12: B
13: D
14: D
15: B
16: C
17: E
18: A
19: C
20: E