Questões de Concurso
Sobre biossegurança em enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 1.685 questões
Considerando a importância do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
O objetivo da paramentação é criar uma barreira estéril entre o profissional e o campo cirúrgico, prevenindo a introdução de microrganismos no ambiente e, consequentemente, reduzindo o risco de infecções para o paciente. Sobre a paramentação cirúrgica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Durante a paramentação, as luvas estéreis devem ser vestidas após a colocação do avental cirúrgico.
( ) Os profissionais da equipe cirúrgica devem realizar a higienização das mãos com técnica asséptica, utilizando soluções antissépticas apropriadas antes da colocação do avental e das luvas.
( ) É permitido ajustar a máscara cirúrgica com as mãos estéreis após estar completamente paramentado.
( ) O avental cirúrgico deve ser amarrado na parte frontal do corpo para facilitar o acesso durante a cirurgia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. A limpeza é o processo de remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas visíveis aderidas nas superfícies, fendas, serrilhas, articulações e lúmens de artigos médico-hospitalares, utilizando detergentes e água.
2. A desinfecção de materiais consiste em processo de eliminação de micro-organismos presentes nos produtos utilizados para assistência à saúde, destruindo todas as formas de vida microbiana, inclusive os esporos.
3. A esterilização é o processo pelo qual os micro-organismos são mortos a tal ponto que não seja mais possível detectá-los no meio de cultura padrão, onde previamente haviam proliferado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
I. As IRAS são qualquer infecção adquirida após a alta do paciente, estando ou não relacionada à internação do paciente.
II. Os fatores individuais relacionados ao paciente, como extremos de idade (recém-nascidos ou idosos), obesidade, desnutrição, diabetes, uso de alguns medicamentos (quimioterápicos) e fumo não interferem diretamente no aumento de chances em adquirir infecções.
III. As IRAS são definidas como uma condição local ou sistêmica resultante de uma reação adversa à presença de um agente infeccioso ou sua toxina, e sem evidência de que a infecção estava presente ou incubada no momento da admissão do paciente em ambiente hospitalar ou ambulatorial.
Quais estão corretas?
As luvas devem ser utilizadas apenas quando houver risco de contato com o sangue ou demais secreções do paciente com infecção confirmada.
Qualquer pessoa que entrar no quarto de paciente em precaução por gotículas deve obrigatoriamente utilizar máscara N-95 ou PFF-2.
Independentemente de autorização do médico responsável, a trabalhadora gestante somente será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após 16 semanas de gestação.
O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos por ser equipamento de proteção individual (EPI).
Os agentes biológicos de classe de risco 4 são aqueles que podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
A área de preparo dos quimioterápicos antineoplásicos deve dispor, no mínimo, de sala de preparo dos quimioterápicos e de local de armazenamento exclusivo para estocagem.
Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.