Questões de Concurso Comentadas sobre calendário vacinal em enfermagem

Foram encontradas 1.100 questões

Q3075384 Enfermagem
Sobre dTpa:
Alternativas
Q3072252 Enfermagem
Com base no calendário de vacinação atualizado de 2024 para adolescentes no Brasil, que visa proteger contra diversas doenças infecciosas através de imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), assinale a alternativa CORRETA sobre as vacinas indicadas para essa faixa etária:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2024 - IF-TO - Técnico em Enfermagem |
Q3069988 Enfermagem
Atualmente, o Brasil oferece gratuitamente a vacina contra o vírus HPV para crianças e adolescentes. A infecção está associada ao desenvolvimento da quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. A vacina é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de dose única. Outro grupo prioritário são as vítimas de abuso sexual, que seguem recomendações diferenciadas no esquema vacinal, conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Com base nas informações citadas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3069073 Enfermagem
Ao se tratar da administração da vacina tríplice viral na infância, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3066282 Enfermagem
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. Assim, avalie as proposições:

I.O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento;
II.A política de vacinação é responsabilidade apenas do município;
III.O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3066178 Enfermagem
A respeito do calendário vacinal brasileiro, é correto afirmar que as vacinas são administradas em diferentes fases da vida com o objetivo de prevenir doenças graves e contagiosas. Uma das vacinas obrigatórias na infância é a vacina tríplice viral, que protege contra três doenças. Quais são elas?
Alternativas
Q3063338 Enfermagem
Dona Graça compareceu à sala de vacinação da Unidade de Saúde Beira Rio I, com o objetivo de vacinar sua filha de 14 meses de idade. A técnica de enfermagem analisou a carteira da criança e constatou que o esquema vacinal estava completo para a idade, faltando apenas as duas doses recomendadas da vacina Covid-19, aos 6 e 7 meses (caso hipotético). Neste caso, a conduta correta e recomendada pelo Ministério da Saúde com relação à vacina Covid-19 seria 
Alternativas
Q3062263 Enfermagem
A participação do técnico de enfermagem em programas de imunização inclui: 
Alternativas
Q3054704 Enfermagem

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Levando-se em conta o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q3053696 Enfermagem
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Considerando o calendário de vacinação brasileiro, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3053546 Enfermagem
As vacinas são disponibilizadas no Sistema Único de Saúde, são seguras e de vital importância para proteção contra algumas doenças graves e muitas vezes fatais. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina de Febre Amarela deve ser administrada em crianças na faixa etária de: 
Alternativas
Q3053119 Enfermagem
Com base nas orientações do Ministério da Saúde acerca do Calendário Nacional de Vacinação analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa

( ) Contatos prolongados de portadores de Hanseníase, menores de 1 ano e sem cicatriz vacinal devem receber 2 doses da vacina BCG com intervalo de 4 meses entre as doses.
( ) A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes e crianças abaixo dos 6 (seis) meses de idade, mesmo em situações de surto de sarampo, caxumba ou rubéola.
( ) Em criança a partir de 7 anos de idade ou adolescente não vacinado ou sem comprovação vacinal para difteria e tétano, deve-se administrar 3doses com intervalo de 60 dias entre elas, sendo o mínimo de 30 dias.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3052832 Enfermagem
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a:
Alternativas
Q3052830 Enfermagem
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Levando-se em conta o Calendário Nacional de Vacinação do adulto e do idoso, tratam-se de vacinas em que se recomenda dose de reforço, levando-se em conta ou não situações específicas conforme estabelecidas no Calendário Nacional, com exceção de:
Alternativas
Q3050601 Enfermagem
De acordo com o calendário nacional de vacinação da criança, a primeira dose da vacina pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus influenza tipo B) deve ser administrada em até 
Alternativas
Q3048073 Enfermagem
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, em crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade, a Vacina COVID-19 deve ser administrada preferencialmente no 
Alternativas
Q3042124 Enfermagem
A vacinação infantil tem um papel importante para a saúde pública, pois uma boa cobertura vacinal da população infantil está associada a prevenção de doenças infecciosas, redução da mortalidade e morbidade infantil, diminuição de complicações, controle e erradicação de doenças, além da redução de custos com a saúde. A adesão ao calendário de vacinação é essencial para maximizar esses benefícios e garantir que a saúde pública seja protegida de forma eficaz. Diante desse cenário, uma criança de 2 meses, residente no estado de São Paulo, que tomou as vacinas de BCG e hepatite B ao nascimento, deve receber as seguintes vacinas: 
Alternativas
Q3041054 Enfermagem
Uma das vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização à gestante, que poderá ser administrada a qualquer tempo no pré-natal: 
Alternativas
Q3032265 Enfermagem
Para viajantes que se deslocam para as áreas com recomendação de vacinação (ACRV), a vacina contra a febre amarela deve ser administrada com uma antecedência mínima de:
Alternativas
Q3029680 Enfermagem
Segundo o calendário vacinal do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que corresponde ao esquema vacinal da criança de 2 (dois) meses de idade: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: C
6: E
7: C
8: C
9: B
10: C
11: A
12: E
13: D
14: B
15: A
16: D
17: C
18: C
19: A
20: A