Questões de Enfermagem - Classificação Internacional de Doenças - CID10 para Concurso
Foram encontradas 53 questões
Acerca do sistema cardiovascular e da assistência ao paciente com disfunções cardiovasculares, assinale a opção correta.
No que se refere à insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa incorreta.
Diante de um paciente portador de afecção cardíaca, assinale a alternativa correta.
A insuficiência cardíaca é a incapacidade cardíaca de bombear sangue suficiente para atender às necessidades teciduais de oxigênio e nutrientes e pode afetar ambas as câmaras cardíacas. De acordo com Smeltzer & Bare, na insuficiência cardíaca esquerda, a manifestação clínica predominante é a
No que se refere à conduta do profissional de enfermagem com relação ao diagnóstico de dor aguda relacionada à lesão biofisiológica, decorrente de suprimento reduzido de oxigênio para o miocárdio, assinale a opção correta.
Considerando as arritmias cardíacas, coloque V para as afirmativas verdadeiras, F para as falsas e, após isso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Ablação é uma técnica avançada, que é realizada por cateter com energia de radiofrequência e trata diversas arritmias, inclusive a fibrilação atrial.
( ) As arritmias cardíacas podem ser classificadas quanto à frequência ou local de origem.
( ) O cardioversor-desfibrilador implantável é um aparelho que tem por finalidade converter apenas os episódios de fibrilação ventricular.
( ) São medidas preventivas para as arritmias cardíacas: não comer muitos açúcares e gorduras, praticar atividade física regularmente, evitar álcool e café.
A hipercalemia é caracterizada pela elevação dos níveis de potássio no sangue. Com esta elevação, o ritmo cardíaco torna-se anormal e o coração pode parar de contrair. Os primeiros sintomas são batimentos cardíacos extras. A hipercalemia produz qual tipo de alteração no ECG.
Se pensarmos sobre a assistência de Enfermagem a pacientes com distúrbios cardiovasculares, é importante que o profissional tenha conhecimento sobre a história do paciente, exame físico, fisiopatologia, exames laboratoriais. Baseando nesta afirmação assinale a alternativa errada:
Considere que um paciente de 85 anos de idade, com diagnóstico clínico de insuficiência cardíaca (IC) e fibrilação atrial (FA), foi admitido na unidade de terapia intensiva após um quadro de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI). Encontra-se consciente, orientado e hemodinamicamente estável. Apresenta hemiparesia à esquerda, fato que limita a sua movimentação no leito. Está sendo medicado de acordo com as patologias apresentadas.
Sobre o caso clínico descrito, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É comum que pacientes portadores de IC apresentem fibrilação atrial.
( ) Devido à fibrilação atrial, pode ocorrer maior estase sanguínea nos átrios e consequentemente a formação de coágulos, e estes circulam no organismo causando o processo tromboembólico.
( ) Medicamentos como a digoxina não são indicados nesses casos, pois aumentam a força da contração do músculo cardíaco e podem causar anormalidades nos ritmos cardíacos, especialmente a fibrilação atrial e a taquicardia atrial.
( ) Hemiparesia é uma paralisia cerebral que atinge um lado completo do corpo, impossibilitando totalmente os seus movimentos.
Assinale a sequência correta.
Os principais vasos sanguíneos do corpo humano são basicamente classificados em dois grupos, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correspondência coerente com os nomes listados da Coluna II.
Coluna I
1. artérias
2. veias
Coluna II
( ) jugular
( ) porta
( ) carótida
( ) aorta
( ) cava
A sequência correta é:
São alterações no sistema cardiovascular do idoso, EXCETO:
É importante que o técnico em enfermagem fique atento à instalação correta dos eletrodos e cabos do Eletrocardiograma (ECG), para um diagnóstico correto e atendimento eficaz aos pacientes. Com relação às derivações precordiais do ECG (unipolares), no 4º espaço intercostal esquerdo do esterno encontramos a derivação:
A principal causa de morte na população em geral são as doenças cardiovasculares, com destaque para a morte súbita cardíaca. Dentre as arritmias abaixo, assinale a alternativa que corresponde àquela responsável por muitas mortes súbitas:
São sinais de anafilaxia no sistema cardiovascular, EXCETO:
Sobre a condução e monitorização da perfusão, analise as afirmativas a seguir:
I. A hemodiluição diminui a viscosidade sanguínea, melhora a perfusão dos tecidos e aumenta a pressão oncótica.
II. O fluxo de gás no oxigenador deve ser suficiente para manter a P02 acima de 100 e abaixo de 200 mmHg e a PCO2 em torno de 30 mmHg.
III. O valor da diurese deve ser monitorizado como indicador da perfusão dos tecidos, sendo considerado adequado o mínimo de 50 mL/h.
IV. O hematócrito entre 23 a 25% é um bom indicador da quantidade de hemoglobina disponível para o transporte dos tecidos.
Marque a alternativa correta:
O eletrocardiograma é um instrumento importante para detecção de diversas alterações cardíacas. Em pacientes com infarto agudo do miocárdio, pode-se observar três características principais de alteração no traçado do eletrocardiograma. Sobre essas alterações, assinale a alternativa incorreta.