Questões de Concurso
Sobre código de ética dos profissionais de enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 1.751 questões
I. É dever do profissional de enfermagem manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal.
II. É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal ou que ofereçam risco à sua segurança.
III. É permitido ao profissional de enfermagem abandonar o paciente em situações de grave risco, caso se sinta emocionalmente incapaz de continuar o cuidado.
IV. É dever do profissional de enfermagem prestar assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
V. O exercício da enfermagem deve ser pautado no respeito aos direitos humanos, independentemente de raça, credo, orientação sexual ou condição socioeconômica.
Quais estão corretas?
Preservar informações sensíveis da instituição e dos pacientes.
Essa é a definição de qual conceito?
( ) O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
( ) O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
( ) A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o Código de Ética de Enfermagem, é correto afirmar:
Julgue o próximo item, com base no disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
O profissional de enfermagem possui o direito de abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
Julgue o próximo item, com base no disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
Segundo o referido código de ética, a contenção exagerada de um paciente agitado que resulte em trauma no membro configura negligência do profissional.
Julgue o próximo item, com base no disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
É proibido ao profissional de enfermagem administrar medicamentos sem conhecer a indicação, a ação da droga, a via de administração e os potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.
Julgue o próximo item, com base no disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
Segundo o referido código de ética, infração grave é aquela que provoca morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, e dano moral irremediável na pessoa.
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, são consideradas circunstâncias agravantes:
I. Causar danos irreparáveis.
II. Ter confessado espontaneamente a autoria da infração.
III. Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.
Está CORRETO o que se afirma:
O profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico; exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os Princípios da (1)________ e da (2)________, e participa como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde na defesa das Políticas Públicas, com ênfase nas políticas de saúde que garantam a universalidade de acesso, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece diretrizes fundamentais para a prática ética e responsável dos enfermeiros no Brasil, abrangendo tanto os direitos dos profissionais quanto suas obrigações para com os pacientes e a sociedade. Entre as normas de conduta, o código enfatiza a importância da _____________ (1) no exercício profissional, assim como o dever de manter a _____________ (2) das informações pessoais dos pacientes, assegurando seu direito à privacidade.