Questões de Concurso
Sobre código de ética dos profissionais de enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 1.720 questões
I. A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário deste, na presença de duas testemunhas.
II. A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
III. A censura consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem.
Estão corretas as afirmativas
No Brasil, qual autarquia tem a responsabilidade de elaborar o código de ética profissional de enfermagem e, quando necessário, alterá-lo?
( ) É dever do profissional de enfermagem responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.
( ) É facultado o uso do carimbo com nome completo, número e categoria de inscrição no Coren, devendo constar a assinatura ou rubrica do profissional.
( ) São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem perigo de morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.
( ) É proibido provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O profissional de enfermagem não deve ser responsabilizado por faltas relativas às suas atividades, quando cometidas coletivamente.
É vedado ao profissional de enfermagem expor imagens comparativas, referentes ao “antes e depois” de procedimentos realizados, salvo mediante autorização expressa do paciente.
A decisão de assuntos relativos à ética profissional, com a imposição de penalidades cabíveis, é uma atividade dos conselhos regionais de enfermagem.
Considerando a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei nº 7.498/86) e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as condutas abaixo classificando-as como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) O enfermeiro agiu corretamente, pois a medicação era necessária para controlar o paciente.
( ) O enfermeiro cometeu uma infração ética e legal, pois a administração de medicamentos sem prescrição médica é proibida.
( ) O enfermeiro deveria ter buscado alternativas para o cuidado do paciente, como a contenção verbal ou a comunicação terapêutica.
( ) O enfermeiro tem o direito de recusar-se a administrar medicação sem prescrição médica, mesmo sob pressão de colegas.
Aponte a sequência correta de cima para baixo,
Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual a conduta CORRETA da enfermeira?
De acordo com o referido código, é dever dos profissionais de enfermagem a comunicação aos órgãos de responsabilização criminal, independentemente de autorização, dos casos de violência contra crianças e adolescentes, idosos e pessoas incapacitadas ou sem condições de firmar consentimento.
É dever do enfermeiro posicionar-se contra, assim como denunciar aos órgãos competentes, ações e procedimentos de membros da equipe de saúde, quando houver risco de danos ao paciente decorrentes de imperícia, negligência e imprudência, com vistas à proteção da pessoa, família e coletividade.
A gravidade de uma infração ética é caracterizada por meio da análise dos fatos, dos atos praticados ou dos atos omissivos, podendo a análise da infração resultar na cassação do direito ao exercício profissional.