Questões de Enfermagem - Dependência para Concurso

Foram encontradas 235 questões

Q3065478 Enfermagem
Um paciente procurou o ambulatório do tribunal com sintomas de ansiedade e depressão. Os profissionais de Saúde, considerando que o abuso ou a dependência de álcool é uma possível causa, aplicaram um teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool, o questionário Audit, que aborda, dentre outros itens, a quantidade de doses que o indivíduo consome quando bebe. O paciente relatou consumir normalmente meio copo (60 mL) de uísque. Os profissionais, a fim de responder ao questionário, reconhece que esse volume equivale, aproximadamente, a:
Alternativas
Q3030211 Enfermagem
Conforme o Caderno de atenção básica nº 35, os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial possuem quatro fatores de risco em comum, são eles: tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de álcool. A dependência à nicotina compreende três componentes, EXCETO: 
Alternativas
Q3030210 Enfermagem
Conforme o Ministério da Saúde (2014), o tabagismo causa aumento no risco de doença macro e microvascular nas pessoas com a doença diabetes. A dependência à nicotina compreende três componentes, marque (V) para alternativas verdadeiras e (F) para Falsas:

(__)A dependência psicológica é responsável pelo surgimento dos sintomas da síndrome de abstinência.
(__)A dependência física é a responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio ou mecanismo de adaptação para lidar com situações de estresse, sentimentos de solidão, frustração, entre outros.
(__)O condicionamento, representado por associações habituais com o ato de fumar, como fumar e tomar café, fumar e ingerir bebidas alcoólicas, fumar após as refeições.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3009057 Enfermagem
Tendo em vista que o tabagismo é considerado uma das maiores causas evitáveis isoladas de doenças e mortes precoces em todo o mundo, assinale a opção correta acerca dessa toxicomania e de aspectos a ela pertinentes.
Alternativas
Q3007615 Enfermagem
Na Rede de Atenção Psicossocial, a inclusão social das pessoas com transtornos mentais, usuários de drogas e álcool, por meio da construção de espaços de convívio e sustentação das diferenças na comunidade e em variados espaços da cidade, está relacionada ao seguinte componente: 
Alternativas
Q2947104 Enfermagem
O abuso de benzodiazepínicos produz manifestações clínicas como:
Alternativas
Q2947095 Enfermagem
Sobre o atendimento ao dependente de crack, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2947077 Enfermagem
Na discussão sobre uma política nacional para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas deve-se considerar que:
Alternativas
Q2933393 Enfermagem

As amputações de extremidades inferiores ocorrem em grande número, anualmente, em pessoas portadoras de diabetes. O fator de risco que potencializa essa mutilação é

Alternativas
Q2926818 Enfermagem

O tabagismo é um problema de saúde pública, contribuindo para elevar a incidência de câncer. Dentre os tipos de câncer que incidem com maior freqüência em fumantes assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2916656 Enfermagem
Uma das medidas de emergência recomendada ao cliente com quadro de intoxicação alcoólica aguda é
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Enfermeiro |
Q2897076 Enfermagem

De acordo com a Portaria no 1.028, de 1o de julho de 2005, que determina que as ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, são ações necessárias na oferta de assistência social e à saúde, quando requeridas pelo usuário ou pelo dependente:

1. o tratamento à dependência causada por produtos, substâncias ou drogas.

2. o diagnóstico da infecção pelo HIV e o tratamento da infecção pelo HIV e da AIDS.

3. a imunização, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais.

4. o diagnóstico e o tratamento das doenças sexualmente missíveis (DST).

5. a orientação para o exercício dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal e quaisquer outros relativos à manutenção de qualidade digna da vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2739662 Enfermagem

O hábito de fumar é um grave problema de saúde pública e um fator de risco importante na determinação de doenças limitantes que levam à morte prematura. O estudo dos fatores de risco para doença coronariana demonstra que o tabagismo é um dos preditores de morte súbita cardíaca por isquemia miocárdica.


___________________ é(são) uma (umas das) alteração(ões) cardiovascular(res) provocada(s) pelo tabagismo e que influencia(m) na prevalência de infarto do miocárdio.


A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Q2731931 Enfermagem

O uso de drogas está relacionado com uma série de agravos à saúde das pessoas, especialmente de adolescentes e jovens. Considerando a política de redução de danos, a educação em saúde voltada a usuário de drogas injetáveis deve abordar:

Alternativas
Q2699336 Enfermagem

Considere os medicamentos utilizados atualmente no Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2686971 Enfermagem

A equipe de enfermagem, dentro dos serviços de atenção básica em saúde, ao identificar um usuário de drogas em situação de risco por doença coronariana informada por familiares, deve realizar:

Alternativas
Q2678760 Enfermagem

A Síndrome de Abstinência Alcóolica (SAA) é um estigma da Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA), sendo um indicador da existência de dependência, sinalizando consumo crônico e abusivo. É desencadeada quando o indivíduo diminui ou cessa a ingestão de álcool abruptamente. Sobre isso, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.


( ) Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros.

( ) Os objetivos iniciais de desintoxicação são a segurança e o tratamento efetivo da abstinência, isto é, a prevenção de agravamento do quadro com convulsões, alucinações ou a evolução de delirium tremens.

( ) No tratamento farmacológico, deve-se aplicar glicose sem a utilização prévia de tiamina.

( ) Delirium tremens é a forma mais severa da síndrome de abstinência alcoólica. É uma emergência médica que pode apresentar confusão mental e desorientação, tremores grosseiros e instabilidade autossômica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2658992 Enfermagem

A abordagem ao consumo de álcool deve ser realizada em todos os adultos durante o acolhimento, nas consultas de rotina, nas visitas domiciliares e em outros momentos possíveis durante a rotina de trabalho do profissional enfermeiro. É realizada por meio do questionamento se a pessoa faz uso de álcool. Caso a resposta seja positiva, deverá ser avaliado o padrão de uso e a gravidade desse por meio dos instrumentos de rastreamento. Um instrumento amplamente utilizado de rastreamento para o consumo de álcool é o AUDIT (Alcohol Use Disorder sIdentification Test/Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), é de fácil aplicação e correção e com validação transcultural, incluindo o Brasil. Sobre esse instrumento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A definição de uso de risco é um padrão de consumo de álcool que aumenta o risco de consequências perigosas para quem usa e para os que o cercam, ainda que não tenha acontecido nenhum dano. Uso nocivo ou prejudicial se refere ao padrão de consumo de álcool que resulta em danos físicos, sociais e mentais para a saúde do indivíduo, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos. Dependência alcoólica refere-se a um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que podem se desenvolver depois do uso repetido do álcool. Estudos indicam que a utilização de apenas 5 a 10 minutos da consulta de rotina para aconselhamento dos usuários de risco de álcool, por profissionais de saúde, consegue reduzir o consumo em 20-30%.

(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool, que são: uso de baixo risco; uso de risco; uso prejudicial e provável dependência. As pessoas que pontuam entre 0 e 7 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 8 e 15, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 16 e 19 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 20 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.

(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool. As pessoas que pontuam entre 0 e 5 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 6 e 10, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 11 e 17 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 17 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Q2646920 Enfermagem

Está entre um dos fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com associação a alta morbimortalidade:

Alternativas
Q2629638 Enfermagem

O tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência à nicotina e se inclui na 10ª CID10 no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Além de ser uma doença, é fator causal de, aproximadamente, cinquenta outras doenças incapacitantes e fatais.


(Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/.pdf. Acesso em: 23/12/2023.)


“O tratamento para cessação do tabagismo no SUS consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhado pelo tratamento medicamentoso, salvo em situações especiais; envolve as etapas de avaliação, intervenção e manutenção da abstinência. O tempo total de tratamento é ____ meses.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: B
6: A
7: B
8: A
9: B
10: A
11: B
12: E
13: C
14: E
15: D
16: D
17: C
18: D
19: C
20: B