Questões de Concurso
Sobre dependência em enfermagem
Foram encontradas 236 questões
I. O uso de drogas lícitas, como o álcool, pode levar à dependência e causar danos à saúde física e mental.
II. O Agente Comunitário de Saúde pode atuar na prevenção ao uso de drogas, promovendo ações educativas na comunidade.
III. O tabagismo é um fator de risco para diversas doenças crônicas, incluindo câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
IV. O uso de drogas ilícitas não interfere na vulnerabilidade social e nos indicadores de saúde da população.
Está correto o que se afirma em:
I - Síndromes amnésticas, como perdas de movimento.
II - Síndrome delirante e alucinatória. III - Distúrbios de ansiedade, sexuais e do sono.
IV- Comprometimento da capacidade cognitiva e da socialização.
V - Delirium tremens, que geralmente não causa nenhum mal
É verdadeiro o que se afirma em:
I. O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa, estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite.
II. A nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do desconforto.
III. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco. Não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim.
IV. O Teste de Fagerström é uma ferramenta que pode ser usada para auxiliar a avaliação do grau de dependência de nicotina. É composto de seis perguntas, com escores que variam de zero a dez, e indica que o tabagista poderá experimentar sintomas desconfortáveis da síndrome de abstinência quando o resultado encontrado for acima de 6 pontos.
Quais estão corretas?
O Teste de Fargeström é frequentemente utilizado na avaliação de pacientes com doenças relacionadas ao tabagismo, e este tem como principal objetivo
(__)A dependência psicológica é responsável pelo surgimento dos sintomas da síndrome de abstinência.
(__)A dependência física é a responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio ou mecanismo de adaptação para lidar com situações de estresse, sentimentos de solidão, frustração, entre outros.
(__)O condicionamento, representado por associações habituais com o ato de fumar, como fumar e tomar café, fumar e ingerir bebidas alcoólicas, fumar após as refeições.
A sequência CORRETA é:
A abordagem ao consumo de álcool deve ser realizada em todos os adultos durante o acolhimento, nas consultas de rotina, nas visitas domiciliares e em outros momentos possíveis durante a rotina de trabalho do profissional enfermeiro. É realizada por meio do questionamento se a pessoa faz uso de álcool. Caso a resposta seja positiva, deverá ser avaliado o padrão de uso e a gravidade desse por meio dos instrumentos de rastreamento. Um instrumento amplamente utilizado de rastreamento para o consumo de álcool é o AUDIT (Alcohol Use Disorder sIdentification Test/Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), é de fácil aplicação e correção e com validação transcultural, incluindo o Brasil. Sobre esse instrumento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A definição de uso de risco é um padrão de consumo de álcool que aumenta o risco de consequências perigosas para quem usa e para os que o cercam, ainda que não tenha acontecido nenhum dano. Uso nocivo ou prejudicial se refere ao padrão de consumo de álcool que resulta em danos físicos, sociais e mentais para a saúde do indivíduo, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos. Dependência alcoólica refere-se a um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que podem se desenvolver depois do uso repetido do álcool. Estudos indicam que a utilização de apenas 5 a 10 minutos da consulta de rotina para aconselhamento dos usuários de risco de álcool, por profissionais de saúde, consegue reduzir o consumo em 20-30%.
(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool, que são: uso de baixo risco; uso de risco; uso prejudicial e provável dependência. As pessoas que pontuam entre 0 e 7 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 8 e 15, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 16 e 19 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 20 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.
(__)O AUDIT (Alcohol Use DisordersIdentification Test/ Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool) foi desenvolvido para identificar 04 padrões de uso de álcool. As pessoas que pontuam entre 0 e 5 no AUDIT podem se beneficiar com informações sobre o consumo de álcool, os limites de beber de baixo risco e a orientação à saúde em geral. Com pontuação entre 6 e 10, se beneficiariam de orientações básicas que incluem a educação para o uso de álcool e a proposta de estabelecimento de metas para a redução ou abstinência. Entre 11 e 17 pontos, se beneficiariam da educação para o uso de álcool, aconselhamento breve de acordo com a motivação para mudança do padrão de beber e monitoramento regular desse processo. Já as pessoas que pontuam mais de 17 pontos são prováveis portadores de Síndrome de Dependência do Álcool, com indicação de ingresso em tratamento, que pode ser realizado no próprio Centro de Saúde de referência, se necessário, com apoio de profissionais de saúde mental, ou nos Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad), entendendo que o mais importante é a inclusão dessas pessoas em ações que possam reduzir os danos à saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
O rastreamento para tabagismo deve ser realizado em todos os adultos. É feito por meio de simples questionamento se a pessoa usa tabaco. Caso a resposta seja positiva, o indivíduo é considerado tabagista e deverá ser avaliada a existência de dependência à nicotina, bem como a gravidade desta. Dentre os instrumentos utilizados para esse fim, destaca-se o "Questionário de Tolerância de Fagerström", por ser de aplicação rápida e fácil e fornecer um bom panorama sobre o quão dependente da nicotina é o usuário. Além disso, auxilia na previsão dos usuários que precisarão de tratamento auxiliar para o controle da síndrome de abstinência ao deixarem de fumar. O questionário deve ser aplicado junto ao usuário, realizada a soma dos pontos de acordo com as respostas, aplicado o critério estabelecido, definindo o grau de dependência, a partir de então, o profissional decidirá e definirá as condutas terapêutica mais adequadas. Sobre esse questionário, assinale a alternativa que apresenta as informações corretas:
O tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência à nicotina e se inclui na 10ª CID10 no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Além de ser uma doença, é fator causal de, aproximadamente, cinquenta outras doenças incapacitantes e fatais.
(Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/.pdf. Acesso em: 23/12/2023.)
“O tratamento para cessação do tabagismo no SUS consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhado pelo tratamento medicamentoso, salvo em situações especiais; envolve as etapas de avaliação, intervenção e manutenção da abstinência. O tempo total de tratamento é ____ meses.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Uma notícia divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2024 informou que existe 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco em todo o mundo. Sabe-se, porém, que o tabagismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias, motivo pelo qual a OMS incentiva os países a continuarem implementando políticas de controle de tabaco na população.
Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/16-1-2024-consumo-tabaco-esta-diminuindo-apesar-dos-esforcos-da-industria-do-tabaco-para.
Dada a importância do tema, assinale a alternativa correta sobre o tabagismo.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica e epidêmica, sendo parte do grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do Sistema Único de Saúde são:
A esteatose hepática é o acúmulo excessivo de gordura no fígado, podendo ser causada por diversos fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade ou outras condições médicas.
Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.
Entre as boas práticas no tratamento do tabagismo, a
abordagem breve/mínima, que pode ser realizada em poucos
minutos de contato do profissional de saúde com o paciente,
é válida e consiste em perguntar, avaliar, aconselhar e
preparar o fumante para que deixe de fumar, sem
necessidade de acompanhá-lo nesse processo.
Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.
Em campanhas de prevenção, é recomendado orientar que o
consumo de álcool deva ser evitado em qualquer quantidade
por menores de 18 anos, gestantes, nutrizes ou mulheres que
estejam tentando engravidar.