Questões de Concurso Sobre diabetes mellitus em enfermagem

Foram encontradas 1.342 questões

Q3296529 Enfermagem
Em relação ao atendimento do técnico de enfermagem a um indivíduo com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, é correto afirmar:
Alternativas
Q3265168 Enfermagem
Na assistência de enfermagem a pacientes com doenças crônicas, a abordagem deve ser abrangente e contínua. Considerando os cuidados de enfermagem em pacientes com diabetes mellitus, é certo dizer que:
Alternativas
Q3239296 Enfermagem
Uma sociedade empresária de médio porte, com aproximadamente 250 funcionários, decidiu implementar um programa de promoção à saúde para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, focada, principalmente, na prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.
Nesse sentido, de acordo com as indicações para rastreamento de DM2, deverão ser incluídos nessa ação os trabalhadores com
Alternativas
Q3236365 Enfermagem
Um paciente diabético apresenta sinais de hipoglicemia. Assinale a alternativa que indica a conduta inicial adequada para o manejo dessa situação:
Alternativas
Q3236103 Enfermagem
O rastreamento inicial para diabetes melittus tipo 2 (DM2) de A.A., 42 anos, sexo feminino, confirmou que a usuária era portadora de pré-diabetes. Frente a essa situação, o enfermeiro fez as orientações pertinentes sobre modifi cações no estilo de vida (MEV) e esclareceu que, atual mente, caso a usuária não apresente sinais e sintomas da doença, é recomendado realizar novo rastreamento para DM2 em
Alternativas
Q3230839 Enfermagem
As visitas domiciliares são fundamentais para acompanhar pacientes com patologias crônicas, promovendo educação em saúde e prevenção de complicações. Durante a visita, o Enfermeiro avalia o controle glicêmico de um paciente diabético, observa a organização dos registros de glicemias capilares, verifica o armazenamento adequado de insulinas e inspeciona os cuidados diários com os pés. Ele orienta ajustes nos horários de aplicação da insulina e alimentação, conforme os picos e quedas identificados nos registros, e define metas semanais em conjunto com o paciente, como a redução de episódios de hipoglicemia. Sobre a abordagem do Enfermeiro nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3221883 Enfermagem

Em relação ao coma diabético, considere as seguintes características: 


I- Glicemia acima de 600 mg/dL com osmolaridade plasmática elevada.


II- Acidose metabólica grave com pH abaixo de 7,0.


III -  Hipoglicemia severa com glicemia abaixo de 70mg/dL..


IV - Presença de corpos cetônicos elevados na urina. 


Presença de corpos cetônicos elevados na urina. 

Alternativas
Q3219905 Enfermagem
Sra. Antônia, 65 anos, foi admitida no hospital devido a complicações de diabetes Mellitus tipo 2 descontrolada. Precisou passar por uma cirurgia de amputação do pé direito em virtude de complicações com o pé diabético. Aferida apresentou infecção grave e necrose tecidual. Durante a avaliação de enfermagem, foram identificados os seguintes dados:
“Histórico: Hipertensão arterial, diabetes Mellitus tipo 2 há 17 anos. Diagnóstico médico: Amputação transtibial. Sinais vitais: PA: 150/90 mmHg, FC: 78 bpm, FR: 17 rpm, Temperatura: 37,8°C. Aspecto da ferida: curativo oclusivo sobre a ferida cirúrgica, sem sinais de infecção no pós-operatório imediato. Relatos da paciente: Dor local de moderada intensidade, dificuldade de deambulação e medo de dependência física. Condições atuais: dependência para realizar higiene pessoal, necessidade de monitoramento rigoroso dos níveis de glicemia, uso de insulina”.
São diagnósticos de enfermagem para o paciente enunciado:
I- Dor aguda relacionada ao procedimento cirúrgico, evidenciada por relato de dor moderada.
II- Mobilidade física prejudicada relacionada à amputação, evidenciada por dificuldade de deambulação.
III- Medo relacionado ao procedimento cirúrgico, evidenciado por relato de insegurança em relação ao procedimento.
IV- Risco de infecção relacionado à incisão cirúrgica e hiperglicemia.

Os diagnósticos que estão CORRETOS são apenas: 
Alternativas
Q3219895 Enfermagem
A doença do pé associada ao diabetes envolve um ou mais dos seguintes sinais e sintomas no pé: neuropatia periférica, doença arterial periférica, infecção, úlceras, neuro-osteoartropatia, gangrena ou amputação. A inspeção e exame dos pés de forma regular de uma pessoa com risco de ulceração é uma das medidas clínicas para prevenção do surgimento da lesão. De acordo com o Sistema de Estratificação de Risco IWGDF 2023, acerca da frequência de triagem de pé, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Técnico em Enfermagem |
Q3218555 Enfermagem
Conforme preconizado no Caderno de atenção básica nº 36 de 2013, são recomendações do Ministério da Saúde para armazenamento, transporte, preparo e aplicação de insulina, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Técnico em Enfermagem |
Q3218545 Enfermagem
Em relação ao Diabetes Melitus (DM), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3217494 Enfermagem
É necessário o trabalho em equipe entre os profissionais de saúde e entre eles e os usuários dos serviços de saúde. No caso de um paciente recém-diagnosticado diabético e sua família, envolvem-se em seu atendimento o médico, o técnico de enfermagem e o agente comunitário de saúde, que comunicam os resultados de exames clínicos, recomendam autocuidados para a promoção e recuperação da saúde e viabilizam os recursos da comunidade para o enfrentamento da situação.

Para que o trabalho em equipe ocorra de fato, é imprescindível que haja, entre esses atores sociais, a
Alternativas
Q3213533 Enfermagem
No manejo de um paciente diabético em estado de hipoglicemia severa, a primeira intervenção do técnico de enfermagem é:
Alternativas
Q3213527 Enfermagem
Um técnico em enfermagem está acompanhando um paciente com diagnóstico de coma diabético. O monitoramento contínuo desse paciente deve priorizar:
Alternativas
Q3213523 Enfermagem
Ao administrar medicamentos intravenosos em um paciente com hipertensão arterial e diabetes mellitus, o técnico de enfermagem percebe sinais de infiltração no local do cateter. A conduta correta é:
Alternativas
Q3212965 Enfermagem
Um paciente diabético tipo 2, com histórico de hipertensão arterial, foi admitido na unidade de emergência apresentando glicemia capilar de 410 mg/dL e pressão arterial de 180/100 mmHg. Durante a avaliação, ele relata episódios recentes de poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicada. Marque a conduta prioritária do enfermeiro neste caso:
Alternativas
Q3211712 Enfermagem
R.F., 54 anos, sexo masculino, foi diagnosticado recentemente com diabete mellitus tipo 2, e o tratamento prescrito pelo médico compreende, entre outros itens, a ingestão diária de metformina. Ao realizar a consulta de enfermagem para avaliação e acompanhamento da adaptação de R.F. à sua nova condição, o enfermeiro deve investigar a ocorrência de efeitos colaterais do medicamento, tais como,
Alternativas
Q3211709 Enfermagem
M.A., 42 anos, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para consulta de enfermagem de pré- -natal. Relatou ao enfermeiro que já não sentia enjoos, mas ainda sentia muito sono. Ao analisar os exames laboratoriais realizados pela gestante, recentemente, o enfermeiro constatou glicemia de jejum = 130 mg/dL. Frente a essa situação, é correto afirmar que se trata de um caso
Alternativas
Q3204181 Enfermagem
Conforme o Caderno de Atenção Básica, n° 36, Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: DIABETES MELLITUS, entre as complicações crônicas do diabetes mellitus (DM), as úlceras de pés (também conhecido como pé diabético) e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico. As úlceras nos pés apresentam uma incidência anual de 2%, tendo a pessoa com diabetes um risco de 25% em desenvolver úlceras nos pés ao longo da vida (BOULTON, 2008). Marque a alternativa INCORRETA, sobre úlceras de pés no DM:
Alternativas
Q3197487 Enfermagem
Um paciente de 48 anos foi diagnosticado recentemente com diabetes mellitus tipo 2 em um atendimento ambulatorial, após uma avaliação de rotina. O paciente tem histórico familiar de diabetes, apresenta sobrepeso e não segue uma dieta saudável, além de ter um estilo de vida sedentário. O enfermeiro da equipe responsável deve orientá-lo sobre o manejo da doença, enfatizando a importância de mudanças comportamentais, adesão ao tratamento medicamentoso e monitoramento da glicemia. Considerando as melhores práticas atuais e as diretrizes para o manejo do diabetes tipo 2, a alternativa abaixo que descreve a abordagem mais adequada para o enfermeiro, levando em conta a individualização do tratamento e a promoção da autogestão é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: D
5: C
6: C
7: C
8: B
9: E
10: C
11: D
12: C
13: C
14: B
15: A
16: C
17: C
18: E
19: A
20: D