Questões de Concurso Sobre diabetes mellitus em enfermagem

Foram encontradas 1.304 questões

Q3197487 Enfermagem
Um paciente de 48 anos foi diagnosticado recentemente com diabetes mellitus tipo 2 em um atendimento ambulatorial, após uma avaliação de rotina. O paciente tem histórico familiar de diabetes, apresenta sobrepeso e não segue uma dieta saudável, além de ter um estilo de vida sedentário. O enfermeiro da equipe responsável deve orientá-lo sobre o manejo da doença, enfatizando a importância de mudanças comportamentais, adesão ao tratamento medicamentoso e monitoramento da glicemia. Considerando as melhores práticas atuais e as diretrizes para o manejo do diabetes tipo 2, a alternativa abaixo que descreve a abordagem mais adequada para o enfermeiro, levando em conta a individualização do tratamento e a promoção da autogestão é:
Alternativas
Q3193653 Enfermagem
Um paciente diabético de 62 anos, internado para controle de infecção no pé diabético, apresenta glicemia capilar de 48 mg/dL durante a madrugada. Ao ser avaliado, está sonolento e com sudorese. O enfermeiro decide iniciar manejo imediato da hipoglicemia.

Marque a alternativa que apresenta a conduta correta nessa situação:
Alternativas
Q3192954 Enfermagem
Os sintomas de uma glicemia elevada incluem: 
Alternativas
Q3186696 Enfermagem
Um paciente diabético relata tontura, fraqueza e sudorese intensa. O técnico de enfermagem deve suspeitar de:
Alternativas
Q3184823 Enfermagem
Um paciente está em tratamento com metformina para diabetes tipo 2 e foi prescrito o uso de um antibiótico da classe dos macrolídeos. Para a segurança do paciente em relação à interação medicamentosa, o técnico de enfermagem deve considerar:
Alternativas
Q3182257 Enfermagem
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (2024), o diagnóstico de diabetes pode ser feito com base em diferentes critérios laboratoriais e clínicos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os critérios para diagnósticos de diabetes.
Alternativas
Q3182255 Enfermagem
O diabetes é uma doença complexa que inclui diferentes tipos com características específicas quanto à causa, manifestação e tratamento. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente a classificação do diabetes, segundo as diretrizes mais recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes?
Alternativas
Q3182251 Enfermagem
Sobre o tratamento do DM, qual das alternativas abaixo representa uma abordagem correta? 
Alternativas
Q3182250 Enfermagem
Qual das alternativas abaixo está correta em relação à classificação, ao diagnóstico e às metas de tratamento do Diabete Melito (DM)? 
Alternativas
Q3179747 Enfermagem
O diabetes é uma doença de incidência crescente. Mundialmente, os custos diretos para o atendimento ao diabetes variam de 2,5% a 15% dos gastos nacionais em saúde, dependendo da prevalência local de diabetes e da  complexidade do tratamento disponível. O diabetes apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante na  qualidade de vida. É uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF
No que se refere a diabetes, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__) Os sintomas clássicos de diabetes são: aumento da frequência urinária (poliúria), sede excessiva (polidipsia), fome exagerada (polifagia) e perda de peso involuntária.
(__) O diabetes é um conjunto de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia, sendo associado a diversas complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro,  coração e vasos sanguíneos.
(__) O diabetes pode ser decorrente de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência  à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3178410 Enfermagem
O técnico de enfermagem deve ser capaz de identificar corretamente os sinais e sintomas de crises de hipoglicemia e hiperglicemia para fornecer uma assistência adequada e eficaz. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as condições às suas respectivas manifestações clínicas.
Coluna 1
1. Hipoglicemia.
2. Hiperglicemia.
Coluna 2
( ) Tremores e sudorese intensa.
( ) Poliúria e polidipsia.
( ) Respiração de Kussmaul.
( ) Palidez e tontura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3178396 Enfermagem
Na Diabete Melito (DM), além das complicações agudas, também podem ocorrer complicações crônicas. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma complicação crônica da DM.
Alternativas
Q3176464 Enfermagem
A Cetoacidose Diabética (CAD) é uma complicação metabólica grave frequentemente observada em pacientes com Diabete Melito tipo 1, caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica e cetonemia. Qual é o principal mecanismo fisiopatológico responsável pelo desenvolvimento dessa condição potencialmente fatal? 
Alternativas
Q3176334 Enfermagem
Paciente de 69 anos chega para a reconsulta com a mesma queixa de __________ (aumento da frequência urinária), já mencionada há 3 meses. Consultou com o clínico geral, para lhe mostrar seus exames laboratoriais de urina, que apresentaram ___________ (glicose na urina) elevado. Além disso, apresentou queixas de ___________ (sede excessiva), fome frequente e visão embaçada, levando o médico a suspeitar de DM tipo 2.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3176318 Enfermagem
O efeito mais notável da insulina é o de diminuir a glicose no sangue. A secreção de insulina reduzida (ou falta dela) provoca Diabete Melito (DM). Sobre essa alteração metabólica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3174295 Enfermagem
O Diabetes Mellitus (DM) tipo 1 ocorre devido à destruição das células beta pancreáticas, resultando em deficiência de insulina, tornando seu uso indispensável para evitar complicações e morte. Os sintomas incluem poliúria, polifagia, polidipsia, visão turva, fraqueza e perda de peso. Pode evoluir para cetoacidose diabética, caracterizada por hipercetonemia e acidose metabólica, levando a diurese osmótica, perda de líquidos e eletrólitos, náuseas, vômitos, dor abdominal e, em casos graves, edema cerebral, coma e morte.

De acordo com a classificação etiológica do diabetes, interprete as seguintes afirmativas:

I - O DM tipo 1A, geralmente acometendo crianças e adolescentes, é mediado imunologicamente e caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, resultando em deficiência na secreção de insulina.
II - O DM tipo 1B, de origem idiopática, é caracterizado pela destruição das células beta pancreáticas, causando deficiência na secreção de insulina, porém sem a presença de anticorpos detectáveis na circulação.
III - O DM gestacional ocorre em gestantes e é caracterizado por resistência insulínica, associada à ação de hormônios produzidos pela placenta, como lactogênio placentário, prolactina e cortisol, que são aumentados durante a gestação.
IV - O DM tipo 1 geralmente acomete indivíduos a partir dos 40 anos, sendo associado a fatores genéticos e ambientais, e caracteriza-se por graus variados de diminuição na secreção de insulina e resistência à sua ação.

Está INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3170397 Enfermagem
O rastreamento de DM2 possibilita o tratamento nos pacientes ainda no período assintomático, visando prevenir desfechos desfavoráveis. Sobre essa temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Recomenda-se que todos os indivíduos assintomáticos, sem diagnóstico de DM2, e com idade igual ou acima de 45 anos, mesmo sem fator de risco, realizem rastreamento para DM2.
( ) Indivíduos de qualquer idade com sobrepeso ou obesidade e que apresentam um ou mais fatores de risco adicionais para o desenvolvimento da doença são elegíveis para o rastreamento de DM2.
( ) O rastreamento deve ser realizado a cada 3 anos após a primeira testagem negativa em indivíduos com mais de um fator de risco para DM2, ganho de peso acelerado ou mudança em fatores de risco, pré-diabete, doenças associadas a DM secundário ou condições frequentemente associadas a DM, como infecção por HIV, doença periodontal e esteatose hepática.
( ) O rastreamento para DM2 deve ser realizado por meio dos exames de glicemia de jejum e, em caso de necessidade de confirmação diagnóstica, deve ser realizado o exame de hemoglobina glicada (HbA1c) ou Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) para indivíduos elegíveis ao rastreamento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3170396 Enfermagem
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Diabete Melito Tipo 2 (2024), estão entre os principais fatores de risco para DM2, EXCETO:
Alternativas
Q3170380 Enfermagem
Uma adequada avaliação e acompanhamento dos pés da pessoa com DM pode reduzir complicações por lesões e as taxas de amputações. Em relação a essa temática, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3170379 Enfermagem
O diagnóstico de Diabetes Melito (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (2024) no que se refere ao diagnóstico de DM, analise as assertivas abaixo:

I. Os testes laboratoriais para o diagnóstico de DM devem ser feitos em todos os indivíduos com sintomatologia sugestiva de diabetes e em indivíduos assintomáticos com risco aumentado de desenvolver essa condição.
II. Poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso inexplicada e desidratação são sinais e sintomas típicos de hipoglicemia.
III. Na presença de sintomas típicos de hiperglicemia, é recomendado que o diagnóstico seja estabelecido quando houver glicemia plasmática ao acaso maior ou igual a 200 mg/dl.
IV. É recomendado estabelecer o diagnóstico de DM se houver glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl e HbA1c maior ou igual a 6,5%, simultaneamente.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: D
6: E
7: C
8: B
9: A
10: B
11: D
12: B
13: B
14: A
15: A
16: D
17: B
18: D
19: E
20: C