Questões de Concurso
Sobre diabetes mellitus em enfermagem
Foram encontradas 1.313 questões
(LAMOUNIER et al, 2023.)
Sobre o diabetes mellitus tipo 2, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diabetes mellitus tipo 1 é mais comum do que o diabetes mellitus tipo 2.
( ) Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento.
( ) Tem início insidioso, sendo caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células ß-pancreáticas, além de alterações na secreção de incretinas.
( ) É causado por destruição das células ß, geralmente autoimune, o que leva a uma deficiência grave da secreção de insulina.
A sequência está correta em
Coluna 1
1. Insulina NPH.
2. Insulina Humana de Ação Rápida (regular).
3. Análogo de Insulina Lispro.
4. Análogo de Insulina Glargina 100.
Coluna 2
( ) Pico de ação entre 2-3 horas.
( ) Início de ação entre 5-15 min.
( ) Sem pico de ação.
( ) Não deve ser administrado(a) em monoterapia.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br
“A cetoacidose é uma emergência endocrinológica decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina, potencialmente letal, com mortalidade em torno de 5%. A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença. A pessoa com DM tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação.” (Ministério da Saúde, 2013).
M. J. S. é uma senhora de 37 anos que chegou na Unidade Básica de Saúde com queixas de tonturas, vômitos, fadiga, boca seca e visão turva. A paciente apresentava confusão mental e diminuição do estado consciência. Ao exame: PA 200 X110, glicemia 350 mg/dl.
Diante desse quadro, são condutas que o técnico de enfermagem pode realizar:
Em geral, neuropatias são o evento inicial mais importante a levar à formação de úlceras nos pés, o que se relaciona com a necessidade de que, na consulta de enfermagem de pessoas com diabetes melito, se avalie a presença de sintomas neuropáticos.
A glicemia em jejum é um dos critérios para a detecção do diabetes melito (DM): se o valor for maior ou igual a 110 mg/dL em duas ocasiões, com curto intervalo de tempo (por exemplo, uma a duas semanas), estabelece-se o diagnóstico de DM.