Questões de Concurso Sobre dislipidemia em enfermagem

Foram encontradas 16 questões

Q3041059 Enfermagem
L.S.J., 34 anos, sexo feminino relatou em uma consulta de enfermagem realizada na Unidade Básica de Saúde, os seguintes sintomas: voz rouca e fala lenta, diminuição de cabelo, pele áspera, seca e escamosa, fadiga, aumento de peso, cãibras musculares e diminuição de tolerância ao frio. Ao verificar os exames laboratoriais observou-se hipercolesterolemia. Diante desses sintomas o enfermeiro encaminhou o paciente ao médico, com a suspeita de: 
Alternativas
Q2294099 Enfermagem
O aumento da velocidade da fala denomina-se:
Alternativas
Q2275300 Enfermagem

Julgue o item subsecutivo, referentes a farmacologia, nutrição e dietética.



Dislipidemias podem estar associadas a hábitos alimentares inadequados.

Alternativas
Q2158689 Enfermagem

Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item a seguir.


A síndrome metabólica é um transtorno complexo usualmente relacionado a deposição central de gordura, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e dislipidemia, que representam um conjunto de fatores de risco para o aumento da mortalidade geral por doenças cardiovasculares. 

Alternativas
Q2093622 Enfermagem
As dislipidemias são alterações no metabolismo de lipídios que repercutem nos níveis séricos de lipoproteínas. São consideradas como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que estão envolvidas no processo da aterosclerose. A Sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que nos idosos as dislipidemias são diagnosticadas frequentemente, sendo correto afirmar que estão mais presentes:  
Alternativas
Q2018374 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Dislipidemia, uma pessoa com LDL-c em jejum < 100mg/dL e Não HDL-c < 130mg/dL, apresenta um risco cardiovascular
Alternativas
Q1986100 Enfermagem
De acordo com as diretrizes para classificação laboratorial das dislipidemias, um paciente adulto com Hipercolesterolemia isolada apresenta 
Alternativas
Q1912158 Enfermagem
Com base na hipercolesterolemia, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:
(  )O colesterol é indispensável ao organismo, quaisquer que sejam as células orgânicas que necessitem de regenerar-se, substituir-se ou desenvolver-se.
(  )O colesterol LDL (Low Density Lipoproteins), designado por "bom colesterol", é constituído por colesterol retirado da parede dos vasos sanguíneos e que é transportado até ao fígado para ser eliminado.
(  )O colesterol HDL (High Density Lipoproteins) é denominado "mau colesterol", porque, quando em quantidade excessiva, ao circular livremente no sangue, torna-se nocivo, acumulando-se perigosamente na parede dos vasos arteriais.
( )Quer o excesso de colesterol LDL, quer a falta de colesterol HDL, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, principalmente o enfarte do miocárdio.

A sequência CORRETA de cima para baixo é?
Alternativas
Q1718996 Enfermagem
As dislipidemias representam importante fator de risco cardiovascular e é o mais relevante fator de risco modificável para doença arterial coronariana (DAC). A Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias incorporou algumas mudanças na abordagem das dislipidemias em relação à diretriz anterior. Quanto as recomendações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1076141 Enfermagem
As dislipidemias raramente causam sintomas ou sinais clínicos, requerendo exames laboratoriais para sua detecção. Podem ser decorrentes de defeitos genéticos ou adquiridos no metabolismo das lipoproteínas.
Sobre esta temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1076134 Enfermagem
A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.
( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL. ( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. ( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal. ( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. ( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q757834 Enfermagem
A maioria dos pacientes com dislipidemias não apresentam sinais ou sintomas diretamente relacionados às alterações nos níveis dos lipídeos. Deste modo, seu diagnóstico quase que exclusivamente dá-se por meio da determinação do perfil lipídico. Assinale a alternativa que corresponde às determinações bioquímicas para avaliação do perfil lipídico.
Alternativas
Q626077 Enfermagem
O lipidograma de paciente do sexo masculino, 35 anos, apresentou os seguintes resultados: Triglicídeos = 75 mg/dL; Colesterol Total = 220 mg/dL e HDL-Colesterol = 89 mg/dL. Pode-se concluir que o colesterol Não-HDL é:
Alternativas
Q619670 Enfermagem
Paciente, 36 anos, apresentou doença cardiovascular precoce. Preocupada com seu filho de 10 anos, solicitou ao médico a realização do perfil lipídico do seu filho. Duas semanas após a consulta, com o resultado de exame em mãos, ela compareceu à Unidade de Saúde para agendar o retorno com o pediatra, no entanto não havia vaga para aquele momento. Angustiada com o resultado, questionou o enfermeiro sobre os seguintes valores:

                       Imagem associada para resolução da questão

Legenda: P = percentil

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, qual é a possível conclusão do enfermeiro?
Alternativas
Q495974 Enfermagem
O distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos tem correta denominação em:
Alternativas
Q252885 Enfermagem
As dislipidemias são fatores de risco para a DAC (doença arterial coronariana) e da DA cerebrovascular e periférica. As mulheres, crianças e adolescentes, idosos e portadores de diabetes fazem parte de um grupo especial enquanto análise clínica e tratamento das dislipidemias. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: A
6: E
7: B
8: C
9: A
10: A
11: C
12: D
13: A
14: A
15: A
16: B