Questões de Enfermagem - Doença de Chagas para Concurso

Foram encontradas 111 questões

Q3050954 Enfermagem
Sobre a doença de chagas, analise as afirmativas:
I- É uma infeção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi; a transmissão ocorre de forma vetorial quando o inseto triatomíneo, popularmente conhecido por “barbeiro”, se infectado, pica o homem e este coça a ferida, ajudando a penetração do protozoário na pele.
II- O homem pode ser infectado caso beba caldo de cana ou açaí, como já aconteceu no Brasil; se a cana, por exemplo, for moída contendo o barbeiro, ou fezes dele, a bebida estará contaminada, assim como se o fruto do açaí estiver contaminado.
III- A transmissão vertical ocorre quando a passagem do parasito Trypanosoma cruzi, passa da mãe para o seu bebê, na gravidez ou parto; e também por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores contaminados a receptores sadios.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q2760055 Enfermagem

A transmissão vetorial da doença de Chagas poderá ser interrompida por:

Alternativas
Q2740204 Enfermagem

Doença transmitida através das fezes contaminadas de um inseto hemíptero, sendo o principal transmissor do gênero triatoma.

Alternativas
Q2739664 Enfermagem

A Doença de Chagas é uma endemia que afeta toda a América Latina, sendo considerada um sério problema de saúde pública, pois a morbidade é relativamente alta, apresentando, os pacientes chagásicos crônicos, graus variáveis de complicações. A infecção causada pelo Tripanozoma Cruzi promove a destruição progressiva dos neurônios de vários órgãos e sistemas, causando inclusive a desenervação intrínseca do Sistema Nervoso Entérico (SNE).


____________________ é uma alteração do sistema digestivo provocada pela Doença de Chagas.


A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Q2734113 Enfermagem

A Doença de Chagas pode ser sintomática ou assintomática. A fase inicial aguda iniciase através das manifestações locais quando o agente etiológico penetra no hospedeiro na sua forma infectante. No curso clínico crônico, os pacientes passam por um longo período sem sintomas (10 a 30 anos), mas podem com o correr do tempo apresentar comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon). O principal AGENTE ETIOLÓGICO DA DOENÇA e sua FORMA INFECTANTE para mamíferos são, respectivamente:

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: A
5: D