Questões de Concurso
Sobre doença de chagas em enfermagem
Foram encontradas 115 questões
1- Difteria 2- Poliomielite 3- Febre Amarela Silvestre 4- Doença de Chagas
( ) A estratégia adotada para essa doença é o aprofundamento de seu controle por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica e da elevação e homogeneidade das coberturas vacinais com a vacina DTP.
( ) Dentre outras medidas importantes desenvolvidas no país, destaca-se o controle da transmissão transfusional e de vetores de outras espécies transmissoras, além da realização de melhorias habitacionais, o que representa uma solução mais definitiva para uma futura interrupção da transmissão vetorial.
( ) As estratégias fundamentais para manutenção da erradicação são o alcance de coberturas vacinais adequadas de forma homogênea em todo o território nacional e o cumprimento de metas adequadas dos indicadores de vigilância epidemiológica.
( ) A vacina antiamarílica é o único meio eficaz para prevenir e controlar a doença, já que interrompe o ciclo de transmissão, e tem por objetivos: conferir proteção individual e coletiva à população, bloquear a propagação geográfica da doença, criando uma barreira de imunidade, e prevenir epidemias.
A ordem correta é:
I-Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda − DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
II-O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é sempre de 4 a 15 dias.
III-A única forma de transmissão é por via oral, ou seja, pela ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas.
É correto o que se afirma em:
I- É uma infeção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi; a transmissão ocorre de forma vetorial quando o inseto triatomíneo, popularmente conhecido por “barbeiro”, se infectado, pica o homem e este coça a ferida, ajudando a penetração do protozoário na pele.
II- O homem pode ser infectado caso beba caldo de cana ou açaí, como já aconteceu no Brasil; se a cana, por exemplo, for moída contendo o barbeiro, ou fezes dele, a bebida estará contaminada, assim como se o fruto do açaí estiver contaminado.
III- A transmissão vertical ocorre quando a passagem do parasito Trypanosoma cruzi, passa da mãe para o seu bebê, na gravidez ou parto; e também por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores contaminados a receptores sadios.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
“Entende-se como doença transmitida por vetor, àquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos ao homem e a animais domésticos.”
(fonte: http://www.climasaude.icict.fiocruz.br/index.php?pag=tc ve>acesso 15 de março de 2017)
São exemplos de doenças transmitidas por vetores, exceto:
A transmissão vetorial da doença de Chagas poderá ser interrompida por:
Doença transmitida através das fezes contaminadas de um inseto hemíptero, sendo o principal transmissor do gênero triatoma.
A Doença de Chagas é uma endemia que afeta toda a América Latina, sendo considerada um sério problema de saúde pública, pois a morbidade é relativamente alta, apresentando, os pacientes chagásicos crônicos, graus variáveis de complicações. A infecção causada pelo Tripanozoma Cruzi promove a destruição progressiva dos neurônios de vários órgãos e sistemas, causando inclusive a desenervação intrínseca do Sistema Nervoso Entérico (SNE).
____________________ é uma alteração do sistema digestivo provocada pela Doença de Chagas.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A Doença de Chagas pode ser sintomática ou assintomática. A fase inicial aguda iniciase através das manifestações locais quando o agente etiológico penetra no hospedeiro na sua forma infectante. No curso clínico crônico, os pacientes passam por um longo período sem sintomas (10 a 30 anos), mas podem com o correr do tempo apresentar comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon). O principal AGENTE ETIOLÓGICO DA DOENÇA e sua FORMA INFECTANTE para mamíferos são, respectivamente:
A doença de Chagas é uma das 17 doenças tropicais mais negligenciadas no mundo. Trata-se de uma Antropozoonose transmitida por vetores conhecidos como triatomíneos. Trata-se de uma doença infecciosa, que tem como agente etiológico o protozoário Trypanosoma cruzi. Provoca no homem distintas formas clínicas. Em relação a esta doença, pode-se dizer que há um ciclo doméstico e outro peridoméstico:
Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa incorreta:
Doença transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma, cuja sua contaminação pode ser feita a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes deste parasita.
De acordo com o ora apresentado, a doença em questão é denominada
Leia as afirmativas abaixo:
A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são:
I - Febre prolongada (mais de 7 dias).
II - Dor de cabeça.
III - Fraqueza intensa.
IV - Inchaço no rosto e pernas.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito da doença de chagas, é correto afirmar:
A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são, EXCETO:
A doença de Chagas é causada por um parasito e transmitida, principalmente, por meio do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado
A doença de Chagas é uma condição causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido principalmente pela picada do inseto conhecido como barbeiro. Essa condição é benigna e geralmente não apresenta sintomas significativos após a infecção inicial e raramente leva a complicações cardíacas ou digestivas.
Tendo em vista que a participação da comunidade e o desenvolvimento de ações de informação, educação e comunicação produzem mudanças de condutas e hábitos da população, melhorando a eficácia das ações de controle de várias doenças que afligem a saúde pública, julgue o próximo item, relativo ao ciclo de transmissão de doenças.
A transmissão vertical da doença de Chagas acontece pelo
contato com as excretas contaminadas dos triatomíneos pelo
orifício da picada, pelas mucosas ou por solução de
continuidade deixada pelo ato de coçar.
Considerando que, no Brasil, inúmeras doenças parasitárias causadas por protozoários afetam o ser humano, com diferentes formas de transmissão, bem como de manifestação clínica, julgue o item que se segue.
A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi,
cujos hospedeiros incluem o inseto comumente conhecido
como barbeiro.
Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa que indica o modo de transmissão vetorial da referida doença: