Questões de Concurso Comentadas sobre doença de chagas em enfermagem

Foram encontradas 107 questões

Q3050954 Enfermagem
Sobre a doença de chagas, analise as afirmativas:
I- É uma infeção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi; a transmissão ocorre de forma vetorial quando o inseto triatomíneo, popularmente conhecido por “barbeiro”, se infectado, pica o homem e este coça a ferida, ajudando a penetração do protozoário na pele.
II- O homem pode ser infectado caso beba caldo de cana ou açaí, como já aconteceu no Brasil; se a cana, por exemplo, for moída contendo o barbeiro, ou fezes dele, a bebida estará contaminada, assim como se o fruto do açaí estiver contaminado.
III- A transmissão vertical ocorre quando a passagem do parasito Trypanosoma cruzi, passa da mãe para o seu bebê, na gravidez ou parto; e também por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores contaminados a receptores sadios.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q2760055 Enfermagem

A transmissão vetorial da doença de Chagas poderá ser interrompida por:

Alternativas
Q2740204 Enfermagem

Doença transmitida através das fezes contaminadas de um inseto hemíptero, sendo o principal transmissor do gênero triatoma.

Alternativas
Q2739664 Enfermagem

A Doença de Chagas é uma endemia que afeta toda a América Latina, sendo considerada um sério problema de saúde pública, pois a morbidade é relativamente alta, apresentando, os pacientes chagásicos crônicos, graus variáveis de complicações. A infecção causada pelo Tripanozoma Cruzi promove a destruição progressiva dos neurônios de vários órgãos e sistemas, causando inclusive a desenervação intrínseca do Sistema Nervoso Entérico (SNE).


____________________ é uma alteração do sistema digestivo provocada pela Doença de Chagas.


A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Q2734113 Enfermagem

A Doença de Chagas pode ser sintomática ou assintomática. A fase inicial aguda iniciase através das manifestações locais quando o agente etiológico penetra no hospedeiro na sua forma infectante. No curso clínico crônico, os pacientes passam por um longo período sem sintomas (10 a 30 anos), mas podem com o correr do tempo apresentar comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon). O principal AGENTE ETIOLÓGICO DA DOENÇA e sua FORMA INFECTANTE para mamíferos são, respectivamente:

Alternativas
Q2644385 Enfermagem

A doença de Chagas é uma das 17 doenças tropicais mais negligenciadas no mundo. Trata-se de uma Antropozoonose transmitida por vetores conhecidos como triatomíneos. Trata-se de uma doença infecciosa, que tem como agente etiológico o protozoário Trypanosoma cruzi. Provoca no homem distintas formas clínicas. Em relação a esta doença, pode-se dizer que há um ciclo doméstico e outro peridoméstico:

Alternativas
Q2639464 Enfermagem

Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2630529 Enfermagem

Doença transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma, cuja sua contaminação pode ser feita a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes deste parasita.


De acordo com o ora apresentado, a doença em questão é denominada

Alternativas
Q2609446 Enfermagem

Leia as afirmativas abaixo:


A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são:


I - Febre prolongada (mais de 7 dias).

II - Dor de cabeça.

III - Fraqueza intensa.

IV - Inchaço no rosto e pernas.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q2609441 Enfermagem

A respeito da doença de chagas, é correto afirmar:

Alternativas
Q2608877 Enfermagem

A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são, EXCETO:

Alternativas
Q2574945 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


A doença de Chagas é uma condição causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido principalmente pela picada do inseto conhecido como barbeiro. Essa condição é benigna e geralmente não apresenta sintomas significativos após a infecção inicial e raramente leva a complicações cardíacas ou digestivas. 
Alternativas
Q2572635 Enfermagem

Tendo em vista que a participação da comunidade e o desenvolvimento de ações de informação, educação e comunicação produzem mudanças de condutas e hábitos da população, melhorando a eficácia das ações de controle de várias doenças que afligem a saúde pública, julgue o próximo item, relativo ao ciclo de transmissão de doenças. 

A transmissão vertical da doença de Chagas acontece pelo contato com as excretas contaminadas dos triatomíneos pelo orifício da picada, pelas mucosas ou por solução de continuidade deixada pelo ato de coçar. 

Alternativas
Q2572581 Enfermagem

Considerando que, no Brasil, inúmeras doenças parasitárias causadas por protozoários afetam o ser humano, com diferentes formas de transmissão, bem como de manifestação clínica, julgue o item que se segue.


A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, cujos hospedeiros incluem o inseto comumente conhecido como barbeiro. 

Alternativas
Q2547961 Enfermagem
Os triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiros, são vetores da doença de Chagas, infecção que afeta oito milhões de pessoas no mundo, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre esta patologia identifique o mecanismo de transmissão correta ocasionado pelo barbeiro.
Alternativas
Q2506537 Enfermagem
“Em março de 2005 foi constatado um surto da Doença de Chagas na região litorânea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma área não endêmica da doença, dificultou inicialmente o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde e chamou a atenção dos meios de comunicação, tendo grande repercussão em todo o país. A constatação da infecção natural pelo Trypanosoma cruzi em um gambá e em vários exemplares de triatomíneos confirmou a existência de um ciclo de transmissão do parasita naquela região”. Texto adaptado da "Revista Ciência Hoje": NŽ 217, Jul. 2005.

Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa que indica o modo de transmissão vetorial da referida doença:
Alternativas
Q2477204 Enfermagem
A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas suas duas fases: aguda e crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas. Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas, mas, podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como:
Alternativas
Q2441068 Enfermagem
Sobre a doença de chagas, analise as afirmativas abaixo:

I - É causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.
II - É transmitida através da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles infectada.
III - A infecção pode ocorrer pela transmissão vetorial, oral, transfusional, transplantar, vertical ou acidental.
IV - A medicação é fornecida gratuitamente pelo SUS, dentro de protocolos estabelecidos pelo Ministério de Saúde e Sociedades Médicas.

Está(ão) correta(s):  
Alternativas
Q2395088 Enfermagem
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. Assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2393878 Enfermagem
A doença de Chagas é uma das consequências da infecção humana pelo protozoário flagelado Trypanossoma Cruzi. A forma de transmissão vetorial dessa doença ocorre
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: A
5: D
6: B
7: C
8: D
9: E
10: D
11: B
12: E
13: E
14: C
15: C
16: B
17: A
18: C
19: D
20: D