Questões de Concurso Sobre doenças crônicas não transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento em enfermagem

Foram encontradas 160 questões

Q3144729 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ocasionam 41 milhões de óbitos a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo. Além das altas taxas de mortalidade, as DCNT acarretam perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades, sendo responsáveis pela maior carga de morbimortalidade no mundo (Boletim Epidemiológico “Saúde da mulher brasileira: uma perspectiva integrada entre vigilância e atenção à saúde”, 2023). Conforme o exposto e a figura abaixo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

I. Observa-se que a mortalidade de mulheres de raça/cor branca foi a maior, em comparação com as demais, até o ano de 2005, mas a partir de 2006, esta foi suplantada pela mortalidade de mulheres de raça/cor preta.
II. Observa-se o aumento da mortalidade de mulheres de raça/cor parda e amarela no período de 2000 a 2020, enquanto houve redução entre as mulheres indígenas.
III. Os principais tipos de DCNT são as doenças cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias crônicas e diabetes.
IV. A morbimortalidade por DCNT entre pessoas socialmente vulneráveis ou desfavorecidas e aquelas com posições sociais mais altas não é significativa, considerando a exposição a produtos nocivos, como tabaco, as práticas alimentares e o acesso aos serviços de saúde. 

Alternativas
Q3134538 Enfermagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as patologias crônicas como doenças de lento desenvolvimento e uma longa duração, podendo acompanhar a pessoa durante a vida (OMS, 2019). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual é uma estratégia importante para o manejo de patologias crônicas:
Alternativas
Q3126917 Enfermagem
Sobre as ações de enfermagem no manejo da dislipidemia e as Estratégias para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) no Brasil, avalie as afirmativas abaixo.

I- A dislipidemia é caracterizada por níveis elevados de lipídios no sangue, o que pode levar a complicações cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

II- As estratégias de enfrentamento das DCNTs no Brasil incluem a promoção de políticas públicas para redução do tabagismo e o aumento da prática de atividade física na população.

III- O manejo da dislipidemia inclui exclusivamente o uso de medicamentos hipolipemiantes, como estatinas, não sendo necessária a modificação do estilo de vida.

IV- A Estratégia para o Enfrentamento das DCNTs no Brasil inclui ações voltadas à prevenção e controle da obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia, com foco naAtenção Primária à Saúde.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3120642 Enfermagem
Considerando-se os indicadores de proteção das doenças crônicas não transmissíveis e com fundamento nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, para a década de 2021 a 2030, estabelece que é necessário
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Técnico em Enfermagem |
Q3115350 Enfermagem
A enfermagem tem papel fundamental nos cuidados paliativos a pacientes com doenças crônicas incuráveis, a fim de manter a melhor qualidade de vida possível.

Sobre esses cuidados a pacientes terminais, considere as afirmativas a seguir.

I  →  A capacidade de proporcionar um cuidado centrado no paciente é muito facilitada quando os pacientes são colaborativos e não manifestam suas preferências de cuidado, deixando para a equipe interdisciplinar as decisões sobre o próprio cuidado.
II  →  No contexto de final de vida, pacientes e familiares têm sentimentos intensos como ansiedade, tristeza, arrependimento ou alívio. Nesses casos, a equipe de enfermagem não pode ofertar acolhimento, pois essa atividade é privativa da equipe de psicólogos e psiquiatras.
III  →  Uma das atividades da equipe de enfermagem é apoiar a espiritualidade do paciente, ofertando espaço propício para que ele possa realizar suas orações e meditações em local seguro e adequado.
IV  →  O paciente em cuidados paliativos com morte iminente pode apresentar sinais e sintomas como: pele fria e mudanças na cor das extremidades; incontinência urinária ou intestinal; períodos longos de sono ou não responsivo; padrão respiratório alterado (dispneia, apneia, frequência respiratória irregular).

Estão corretas 
Alternativas
Q3105127 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

A garantia da oferta de vacinas para a prevenção da hepatite B, da influenza em idosos, do pneumococo e de outras comorbidades das doenças crônicas não transmissíveis está prevista no eixo estratégico da vigilância em saúde.
Alternativas
Q3105126 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

Uma das ações estratégicas para a promoção da saúde é o desenvolvimento de ferramentas digitais para a promoção do autocuidado em pacientes com doenças crônicas, incluindo-se a obesidade, e de hábitos de vida saudáveis, considerando-se a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas.
Alternativas
Q3105125 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

No eixo da atenção integral à saúde, o fortalecimento do complexo produtivo da saúde para ampliar a produção de insumos farmacêuticos (fármacos) destinados ao enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis é contemplado como estratégia de ação.
Alternativas
Q3105124 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

Para a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado frente ao câncer, está prevista a realização de campanha nacional sobre os fatores de proteção contra os cânceres mais prevalentes e passíveis de prevenção.
Alternativas
Q3082905 Enfermagem
Em 2024, celebra-se 30 anos da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um modelo prioritário para a organização e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é integral, resolutiva, territorial, comunitária e integrada em redes regionalizadas no âmbito do SUS. Entre os principais problemas que demandam assistência à saúde na Estratégia de Saúde da Família, estão as doenças crônicas.

Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Divinópolis - MG Provas: Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Audior | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Angiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Cardiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Proctologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Cirurgião - Cabeça e Pescoço | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Dermatologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Endocrinologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Endoscopista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Gastroenterologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ginecologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Hematologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Infectologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Mastologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Neurologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Oftalmologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ortopedista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Otorrinolaringologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Pediatra | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Pneumologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Psiquiatra | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Radiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Regulador | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Reumatologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Supervisor Hospitalar | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ultrassonografista |
Q3080034 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) compreendem um vasto grupo de condições que têm em comum o fato de possuírem origem multifatorial, com forte influência de fatores de risco comportamental, alguns modificáveis, outros não. Sobre as DCNTs e sua abordagem pela Atenção Primária à Saúde (APS), assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3052196 Enfermagem
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença do colágeno autoimune inflamatória que acomete quase todos os órgãos do corpo. Sobre o LES, analisar os itens.

I. O LES resulta de um distúrbio da regulação imune, que leva à produção exagerada de autoanticorpos.
II. Os sintomas sistêmicos relacionados ao lúpus incluem febre, fadiga, perda de peso e, possivelmente, artrite e pleurite.
III. Quando afeta o sistema renal, ocorre nefrite, designada como nefrite lúpica. São observados níveis séricos diminuídos de creatinina e hipertensão arterial.
IV. Os exames de sangue revelam anemia leve, plaquetas elevadas, leucocitose ou leucopenia e anticorpos antinucleares positivos.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3039444 Enfermagem

O Plano de Ação Estratégica para o Controle de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021-2030) é uma iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde com o propósito de definir estratégias para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) no país ao longo da próxima década. Elaborado em resposta ao aumento das DCNTs e seus impactos na saúde pública e na qualidade de vida da população, o plano se concentra em quatro áreas-chave:


I- Promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

II- Melhoria no atendimento às pessoas com DCNTs.

III- Reforço na vigilância ambiental.

IV- Prevenção de ambientes saudáveis e sustentáveis.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3027097 Enfermagem
Atualmente no Brasil, uma constante no atendimento da atenção primária está relacionada à queixa de dor torácica. A dor torácica é um evento agudo com diferentes etiologias, cercado por mitos e que merece especial atenção da equipe de saúde. Considerando que nem todos os episódios de dor torácica envolvem acometimento do sistema cardiovascular, outras causas que podem estar relacionadas são:

I- Gastrointestinais. II- Pulmonares. III- Musculoesqueléticas. IV- Reumáticas. V- Psicogênicas.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2009 - UFRRJ - Auxiliar de Saúde |
Q2924622 Enfermagem

A morte das células cerebrais e atrofia do mesmo são ocasionadas por uma doença que acomete os indivíduos acima de 50 anos de idade, podendo ficar acamado e sofrer de perda de memória intermitente. A afirmação corresponde ao(à)

Alternativas
Q2657463 Enfermagem
Qual das seguintes estratégias está contemplada no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil 2021-2030?
Alternativas
Q2575297 Enfermagem

Leia o enunciado abaixo sobre doenças ocupacionais e responda:


Caracteriza-se pelo processo inflamatório e degenerativo da origem dos tendões flexores do antebraço. Esses tendões são aqueles responsáveis pela flexão, ou seja, para dobrar o punho e dos dedos. A maioria dos pacientes (75%) apresentam sintomas no membro superior dominante. Sua causa principal é a sobrecarga repetitiva dos músculos flexores do antebraço. Diversos esportes e atividades podem gerar essa sobrecarga, como o golfe, o tênis e a musculação. Um evento único traumático também pode gerar a epicondilite. Atividades de trabalho que necessitam de movimentação repetitiva dos flexores também estão associados.


O enunciado descreve:

Alternativas
Q2561356 Enfermagem
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, é conhecido como:
Alternativas
Q2526113 Enfermagem
Em relação à prevenção e às ações que devem ser tomadas quanto às infecções e a outras doenças crônicas, são consideradas eficazes as investigações para, EXCETO:
Alternativas
Q2525688 Enfermagem
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são um dos maiores problemas de Saúde Pública no mundo. Considerando essa afirmativa, o Ministério da Saúde implementou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNTs no Brasil, que tem como principais ações, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: E
6: C
7: C
8: C
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: A
15: A
16: D
17: C
18: B
19: E
20: C