Questões de Concurso
Sobre doenças crônicas não transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento em enfermagem
Foram encontradas 155 questões
A garantia da oferta de vacinas para a prevenção da hepatite B, da influenza em idosos, do pneumococo e de outras comorbidades das doenças crônicas não transmissíveis está prevista no eixo estratégico da vigilância em saúde.
Uma das ações estratégicas para a promoção da saúde é o desenvolvimento de ferramentas digitais para a promoção do autocuidado em pacientes com doenças crônicas, incluindo-se a obesidade, e de hábitos de vida saudáveis, considerando-se a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas.
No eixo da atenção integral à saúde, o fortalecimento do complexo produtivo da saúde para ampliar a produção de insumos farmacêuticos (fármacos) destinados ao enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis é contemplado como estratégia de ação.
Para a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado frente ao câncer, está prevista a realização de campanha nacional sobre os fatores de proteção contra os cânceres mais prevalentes e passíveis de prevenção.
Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), assinale a alternativa INCORRETA.
I. O LES resulta de um distúrbio da regulação imune, que leva à produção exagerada de autoanticorpos.
II. Os sintomas sistêmicos relacionados ao lúpus incluem febre, fadiga, perda de peso e, possivelmente, artrite e pleurite.
III. Quando afeta o sistema renal, ocorre nefrite, designada como nefrite lúpica. São observados níveis séricos diminuídos de creatinina e hipertensão arterial.
IV. Os exames de sangue revelam anemia leve, plaquetas elevadas, leucocitose ou leucopenia e anticorpos antinucleares positivos.
Está CORRETO o que se afirma:
O Plano de Ação Estratégica para o Controle de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021-2030) é uma iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde com o propósito de definir estratégias para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) no país ao longo da próxima década. Elaborado em resposta ao aumento das DCNTs e seus impactos na saúde pública e na qualidade de vida da população, o plano se concentra em quatro áreas-chave:
I- Promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.
II- Melhoria no atendimento às pessoas com DCNTs.
III- Reforço na vigilância ambiental.
IV- Prevenção de ambientes saudáveis e sustentáveis.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Gastrointestinais. II- Pulmonares. III- Musculoesqueléticas. IV- Reumáticas. V- Psicogênicas.
É CORRETO o que se afirma em:
A morte das células cerebrais e atrofia do mesmo são ocasionadas por uma doença que acomete os indivíduos acima de 50 anos de idade, podendo ficar acamado e sofrer de perda de memória intermitente. A afirmação corresponde ao(à)
Leia o enunciado abaixo sobre doenças ocupacionais e responda:
Caracteriza-se pelo processo inflamatório e degenerativo da origem dos tendões flexores do antebraço. Esses tendões são aqueles responsáveis pela flexão, ou seja, para dobrar o punho e dos dedos. A maioria dos pacientes (75%) apresentam sintomas no membro superior dominante. Sua causa principal é a sobrecarga repetitiva dos músculos flexores do antebraço. Diversos esportes e atividades podem gerar essa sobrecarga, como o golfe, o tênis e a musculação. Um evento único traumático também pode gerar a epicondilite. Atividades de trabalho que necessitam de movimentação repetitiva dos flexores também estão associados.
O enunciado descreve:
Acerca das doenças crônicas não transmissíveis, é CORRETO afirmar:
I – Mudanças no estilo de vida das pessoas contribuem para o predomínio dessas doenças
II – Tabagismo, alimentação não saudável, sedentarismo e consumo excessivo de álcool são fatores de risco comuns para o desenvolvimento de doenças crônicas.
III – A obesidade e o sobrepeso não podem ser relacionados à a doenças crônicas não transmissíveis, pois influenciam apenas no surgimento da hipertensão arterial e do diabetes.
IV – A automedicação e o auto cuidado não podem ser considerados uma medida efetiva no controle das doenças crônicas, pois a pessoa não pode se responsabilizar unicamente pelo tratamento, prevenção e controle de um problema de saúde que deve ser oferecido de forma integral pela atenção primária em saúde.
Assinale a alternativa CORRETA.
Conforme Brunner e Suddarth (2014), a tempestade tireóidea (crise tireotóxica) é uma forma de hipertireoidismo grave, habitualmente de início abrupto. Quando não tratada, é quase sempre fatal. Com relação à manifestação clínica, é correto afirmar que apresenta: