Questões de Concurso Sobre doenças crônicas não transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento em enfermagem

Foram encontradas 165 questões

Q3251381 Enfermagem
Para um paciente com diabetes mellitus, a prescrição médica para a administração de insulina é de 14 unidades de insulina regular (R) e 18 unidades de insulina NPH, ambas a serem administradas na mesma seringa, antes do café da manhã.

Considerando as boas práticas de preparo e administração de insulina, as etapas que descrevem corretamente o procedimento para a aspiração das doses são:
Alternativas
Q3251342 Enfermagem
A obesidade é um problema de saúde pública, uma epidemia mundial que acomete grande parte da população adulta e, mais recentemente, adolescentes e crianças. Estima-se que mais de 1,53 bilhão de adultos no mundo estará com excesso de peso em 2035, sendo que hoje, no Brasil, mais de 55% da população adulta apresenta esse problema (World Obesity Federation, 2024). O profissional de enfermagem deve estar atento a esses índices e aos impactos que isso causa na saúde da população.

Considerando o atendimento a pacientes com obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A obesidade é uma condição clínica crônica, resultado da interação de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Está associada a uma série de afecções de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer, problemas articulares, entre outros.
II. A obesidade causa impactos físicos, mas ainda não foi encontrada em pesquisas recentes uma relação entre a obesidade e danos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

III. A arteriosclerose ou “endurecimento das artérias” é a doença mais comum das artérias. Alguns dos fatores de risco associados à arteriosclerose são obesidade, estresse e falta de atividade física. A enfermagem contribui diretamente para o processo educativo, orientando os pacientes sobre a importância de se engajar em programas de exercícios físicos supervisionados, incentivando a melhoria da alimentação, conforme orientação da equipe de saúde e fornecendo suporte emocional.
IV. O tratamento da obesidade envolve apenas a abordagem farmacológica e cirúrgica, sendo a alimentação e o exercício físico complementares a esses tratamentos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3251336 Enfermagem
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgado em junho de 2024, revela que, embora a expectativa de vida tenha aumentado nas Américas, também aumentou o número de pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis, incluindo o Brasil.

Sobre as DCNT, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3221067 Enfermagem
Sobre as doenças crônicas, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3253127 Enfermagem
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença (OPAS, 2024). Sobre os fatores de risco, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3228047 Enfermagem
No contexto de doenças crônico-degenerativas, qual das alternativas abaixo representa a definição adequada deste termo?
Alternativas
Q3196675 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo responsável por uma alta taxa de mortalidade prematura. O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil 2021-2030, do Ministério da Saúde (MS) apresenta como meta 
Alternativas
Q3144729 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ocasionam 41 milhões de óbitos a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo. Além das altas taxas de mortalidade, as DCNT acarretam perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades, sendo responsáveis pela maior carga de morbimortalidade no mundo (Boletim Epidemiológico “Saúde da mulher brasileira: uma perspectiva integrada entre vigilância e atenção à saúde”, 2023). Conforme o exposto e a figura abaixo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

I. Observa-se que a mortalidade de mulheres de raça/cor branca foi a maior, em comparação com as demais, até o ano de 2005, mas a partir de 2006, esta foi suplantada pela mortalidade de mulheres de raça/cor preta.
II. Observa-se o aumento da mortalidade de mulheres de raça/cor parda e amarela no período de 2000 a 2020, enquanto houve redução entre as mulheres indígenas.
III. Os principais tipos de DCNT são as doenças cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias crônicas e diabetes.
IV. A morbimortalidade por DCNT entre pessoas socialmente vulneráveis ou desfavorecidas e aquelas com posições sociais mais altas não é significativa, considerando a exposição a produtos nocivos, como tabaco, as práticas alimentares e o acesso aos serviços de saúde. 

Alternativas
Q3134538 Enfermagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as patologias crônicas como doenças de lento desenvolvimento e uma longa duração, podendo acompanhar a pessoa durante a vida (OMS, 2019). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual é uma estratégia importante para o manejo de patologias crônicas:
Alternativas
Q3126917 Enfermagem
Sobre as ações de enfermagem no manejo da dislipidemia e as Estratégias para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) no Brasil, avalie as afirmativas abaixo.

I- A dislipidemia é caracterizada por níveis elevados de lipídios no sangue, o que pode levar a complicações cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

II- As estratégias de enfrentamento das DCNTs no Brasil incluem a promoção de políticas públicas para redução do tabagismo e o aumento da prática de atividade física na população.

III- O manejo da dislipidemia inclui exclusivamente o uso de medicamentos hipolipemiantes, como estatinas, não sendo necessária a modificação do estilo de vida.

IV- A Estratégia para o Enfrentamento das DCNTs no Brasil inclui ações voltadas à prevenção e controle da obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia, com foco naAtenção Primária à Saúde.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3120642 Enfermagem
Considerando-se os indicadores de proteção das doenças crônicas não transmissíveis e com fundamento nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, para a década de 2021 a 2030, estabelece que é necessário
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Técnico em Enfermagem |
Q3115350 Enfermagem
A enfermagem tem papel fundamental nos cuidados paliativos a pacientes com doenças crônicas incuráveis, a fim de manter a melhor qualidade de vida possível.

Sobre esses cuidados a pacientes terminais, considere as afirmativas a seguir.

I  →  A capacidade de proporcionar um cuidado centrado no paciente é muito facilitada quando os pacientes são colaborativos e não manifestam suas preferências de cuidado, deixando para a equipe interdisciplinar as decisões sobre o próprio cuidado.
II  →  No contexto de final de vida, pacientes e familiares têm sentimentos intensos como ansiedade, tristeza, arrependimento ou alívio. Nesses casos, a equipe de enfermagem não pode ofertar acolhimento, pois essa atividade é privativa da equipe de psicólogos e psiquiatras.
III  →  Uma das atividades da equipe de enfermagem é apoiar a espiritualidade do paciente, ofertando espaço propício para que ele possa realizar suas orações e meditações em local seguro e adequado.
IV  →  O paciente em cuidados paliativos com morte iminente pode apresentar sinais e sintomas como: pele fria e mudanças na cor das extremidades; incontinência urinária ou intestinal; períodos longos de sono ou não responsivo; padrão respiratório alterado (dispneia, apneia, frequência respiratória irregular).

Estão corretas 
Alternativas
Q3105127 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

A garantia da oferta de vacinas para a prevenção da hepatite B, da influenza em idosos, do pneumococo e de outras comorbidades das doenças crônicas não transmissíveis está prevista no eixo estratégico da vigilância em saúde.
Alternativas
Q3105126 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

Uma das ações estratégicas para a promoção da saúde é o desenvolvimento de ferramentas digitais para a promoção do autocuidado em pacientes com doenças crônicas, incluindo-se a obesidade, e de hábitos de vida saudáveis, considerando-se a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas.
Alternativas
Q3105125 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

No eixo da atenção integral à saúde, o fortalecimento do complexo produtivo da saúde para ampliar a produção de insumos farmacêuticos (fármacos) destinados ao enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis é contemplado como estratégia de ação.
Alternativas
Q3105124 Enfermagem
Acerca de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças transmissíveis e das doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item subsequente.

Para a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado frente ao câncer, está prevista a realização de campanha nacional sobre os fatores de proteção contra os cânceres mais prevalentes e passíveis de prevenção.
Alternativas
Q3082905 Enfermagem
Em 2024, celebra-se 30 anos da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um modelo prioritário para a organização e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é integral, resolutiva, territorial, comunitária e integrada em redes regionalizadas no âmbito do SUS. Entre os principais problemas que demandam assistência à saúde na Estratégia de Saúde da Família, estão as doenças crônicas.

Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Divinópolis - MG Provas: Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Audior | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Angiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Cardiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Proctologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Cirurgião - Cabeça e Pescoço | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Dermatologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Endocrinologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Endoscopista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Gastroenterologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ginecologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Hematologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Infectologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Mastologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Neurologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Oftalmologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ortopedista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Otorrinolaringologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Pediatra | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Pneumologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Psiquiatra | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Radiologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Regulador | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Reumatologista | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Supervisor Hospitalar | Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Médico Ultrassonografista |
Q3080034 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) compreendem um vasto grupo de condições que têm em comum o fato de possuírem origem multifatorial, com forte influência de fatores de risco comportamental, alguns modificáveis, outros não. Sobre as DCNTs e sua abordagem pela Atenção Primária à Saúde (APS), assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3052196 Enfermagem
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença do colágeno autoimune inflamatória que acomete quase todos os órgãos do corpo. Sobre o LES, analisar os itens.

I. O LES resulta de um distúrbio da regulação imune, que leva à produção exagerada de autoanticorpos.
II. Os sintomas sistêmicos relacionados ao lúpus incluem febre, fadiga, perda de peso e, possivelmente, artrite e pleurite.
III. Quando afeta o sistema renal, ocorre nefrite, designada como nefrite lúpica. São observados níveis séricos diminuídos de creatinina e hipertensão arterial.
IV. Os exames de sangue revelam anemia leve, plaquetas elevadas, leucocitose ou leucopenia e anticorpos antinucleares positivos.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3039444 Enfermagem

O Plano de Ação Estratégica para o Controle de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021-2030) é uma iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde com o propósito de definir estratégias para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) no país ao longo da próxima década. Elaborado em resposta ao aumento das DCNTs e seus impactos na saúde pública e na qualidade de vida da população, o plano se concentra em quatro áreas-chave:


I- Promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

II- Melhoria no atendimento às pessoas com DCNTs.

III- Reforço na vigilância ambiental.

IV- Prevenção de ambientes saudáveis e sustentáveis.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: A
6: A
7: D
8: C
9: D
10: B
11: D
12: E
13: C
14: C
15: C
16: C
17: C
18: C
19: A
20: B